anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie partições sem formatar o HD

Imagine a situação: Você pega um máquina de cliente pra “formatar” e logo vê que tem uns 100 GB de arquivos pra fazer backup. O problema é onde você guarda todos esses arquivos? Seu pendrive, certamente não suporta. Um CD e DVD estão fora de questão. Um HD externo seria uma boa opção, mas você não o tem.

Uma solução pra isso seria usar um outro HD (o seu por exemplo), colocar na máquina do cliente e tratar de copiar todos os arquivos dele pro seu HD e depois de formatado, restaurar tudo… Só em pensar nisso já dá um trabalhão né?!

Pois bem, uma outra solução mais prática, rápida e muito eficiente é criar uma outra partição no próprio HD do cliente e então copiar os arquivos pra ela. Ai você deve está se perguntando: Mas não vou ter que formatar pra fazer isso? Não. Isso porque as versões atuais do windows, nos permitem criar, excluir ou juntar partições pelo próprio sistema; pelo gerenciador de disco.

COMO FAZER?

Antes de começar a fazer, devemos levar em consideração o tamanho da partição que queremos e o tamanho do disco que temos livres para separar. Então não adianta querer uma partição de 100GB se o HD só tem 80 livres.

Outra coisa, antes de mais nada, faça a desfragmentação do disco para que os arquivos sejam realocados e portando nã fiquem espalhados no disco. Dessa forma o sistema conseguirá gerenciar e calcular melhor o espaço livre disponível para a nova partição.

Primeiro acesse o gerenciamento do computador, clicando no menu iniciar, botão direito no computador, gerenciar. Veja imagem abaixo:

Abrindo Gerenciador de Disco

Abrindo Gerenciador do computador

A seguinte janela será mostrada. Clique em Gerenciamento de disco.

Janela - Gerenciamento do Compuador

Janela – Gerenciamento do Compuador

E então as opções de gerenciamento de disco serão mostradas…

Janela - Gerenciador de Disco

Janela – Gerenciador de Disco

Na imagem acima, podemos ver que há duas partições: C e D, onde C é partição onde está instalado o sistema e a D é a que uso para guardar meus arquivos. No seu provavelmente só haverá a partição C, então faremos nela, ok?!

Pra esse tutorial, vou criar uma partição pequena, apenas para mostrar-lhes como fazê-lo, está certo?!

Vamos lá.

CRIANDO A PARTIÇÃO

Clique com o botão direito na partição que deseja diminuir o tamanho para criar a nova partição e clique em diminuir volume, como mostra a imagem abaixo.

Opção Diminuir Volume

Opção Diminuir Volume

Neste momento o sistema irá verificar e calcular quanto de espaço há disponível para ser diminuído. Isso pode demorar um pouco, então aguarde.

Calculando tamanho disponível no disco

Calculando tamanho disponível no disco

Após calcular a janela a seguir será mostrada:

6

Na janela acima, podemos ver algumas informações:

Tamanho total da partição, tamanho máximo que podemos retirar (diminuir) dessa partição, quanto você quer diminuir e o tamanho total após diminuir.

Para exemplo e aprendizado, vamos criar uma partição pequena de apenas 10 GB. Há um detalhe aqui, nós temos que digitar o tamanho desejado em MB e não em GB. portanto, 10GB em MB ficaria 10.240.

Se você quiser uma partição diferente, basta multiplicar o valor por 1024. Por exemplo: 40 GB (40 x 1024) = 40960 MB… 70 GB (70 x 1024) = 71680… Claro, não esqueça de levar em consideração o tamanho máximo disponível para redução.

Depois de digitar o valor (10GB – 10240MB), a janela ficará assim…

Digitando o tamanho da nova partição

Digitando o tamanho da nova partição

Agora basta clicar em diminuir e esperar o sistema criar sua partição (pode demorar).

Após finalizar note que será criado um “não alocado”. Isso significa que a “partição” foi criada, mas não pode ser usada até ter um formato (precisa ser formatada).

Espaço não alocado

Espaço não alocado

Para preparar a partição e torná-la usável, basta clicar com o botão direito sobre ela e então clicar em novo volume simples…

Criando volume - partição

Criando volume – partição

Um assistente será iniciado. Clique em avançar 2x até chegar a janela a seguir. Escolha uma letra a qual será reconhecida essa partição e clique em avançar novamente.

Escolhendo letra da unidade - Partição

Escolhendo letra da unidade – Partição

Na próxima janela, escolha Formatar este volume com as seguintes configurações. Sistema de arquivos NTFS. Em rótulo de volume, escolha um nome de sua preferência, aqui chamarei de Backup – já que é o objeto de se criar essa partição. Ao final assinale Executar uma formatação Rápida, clique em avançar e depois em concluir.

Escolhendo opções de formataçao

Escolhendo opções de formatação

Pronto a partição está criada e pronta para uso. veja:

Partição criada

Partição criada

E no computador…

Partição criada - Computador

Partição criada – Computador

Pronto, agora basta copiar os arquivos pra essa partição.

JUNTANDO PARTIÇÕES

Se você criou uma partição como mostrado acima, somente para realizar um backup e depois não precisar mais, há também como mesclar ela a outra partição ( na C: por exemplo.).

O processo é simples:

Primeiro vamos excluir a partição que criamos (a backup) – Lembre-se que qualquer arquivo presente nesta partição será apagado.

Clique com o botão direito nela, escolha excluir volume. na mensagem de alerta que aparecer clique em Sim.

Excluindo partição

Excluindo partição

Após clicar em sim, a partição será apagada e retornará ao estado não alocado.

Espaço não alocado

Espaço não alocado

Para juntar esse espaço não alocado com a partição C: siga os seguintes passos:

Clique com o botão direito na partição C: e escolha a opção Estender Volume.

Estendendo Volume da partição C:

Estendendo Volume da partição C:

Um assistente será aberto. Clique em avançar 2x e depois em concluir. Pronto a partição backup se juntou a partição C:.

Processo de mesclagem completo

Processo de mesclagem completo

É isso ai pessoal, essa pode ser uma solução rápida para um problema que poderia levar horas pra resolver…. espero que tenham gostado.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Exercício Prático – MS Word
Olá pessoal, tudo bom? Hoje vamos colocar a mão na massa e aplicar alguns conceitos