anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Crie fotos com efeito líquido no Photoshop

capaliquido

Aprenda a criar uma imagem com um efeito líquido incrível  no Adobe Photoshop! Em poucos minutos e utilizando os recursos do programa, você vai transformar suas fotos e impressionar seus amigos com o resultado!

Nota do Moderador: O tutorial que você lerá a seguir foi escrito pelo instrutor Ivan Lima, da Microcamp Praia Grande. Para entrar em contato como Ivan, você pode visitar a página pessoal dele no Facebook ou ir diretamente na sessão de comentários do site. Boa leitura!

Olá, leitores do Blog ! Meu nome é Ivan Lima e este é o meu primeiro post para o Blog do Web Design. Neste tutorial, irei mostrar como criar uma figura com um interessante efeito de água. Tudo o que você vai precisar é de uma imagem para servir como base do tutorial e o programa de edição de imagens mais famoso do mundo: o Photoshop!

Importante: escolha uma foto com boa qualidade, levando em consideração o tamanho da imagem em pixels. Quanto maior, melhor o resultado. Os filtros que utilizaremos deverão causar algumas distorções, e isso é essencial para o entendimento de como o efeito final ficará.

Para começarmos, abra a imagem que será usada no Photoshop (Arquivo > Abrir ou Control +N)

01

Agora, use a ferramenta Caneta para criar a seleção ao redor da pessoa, como pode ver na imagem abaixo:

02
03

Após criar a seleção, clique em Demarcadores e em seguida segure a tecla Ctrl, clique no ícone do demarcador, conforme você vê na imagem a seguir:

04

Converta a camada de fundo em uma camada editável, desbloqueando-a com um duplo-clique.

05

Agora, vá o Menu Principal, na parte superior do programa e escolha a opção Selecionar > Modificar > Difusão, e ajuste seu Raio para 2. Pressione Ctrl + Shift + I para inverter a seleção, clicando em Delete em seguida. O fundo será deletado e você terá a imagem pessoa isolada na camada, como pode ver a seguir:

06

Em seguida, crie uma nova camada logo abaixo da que está a pessoa. Nela, crie um preenchimento de degradê (na Barra de Ferramentas lateral, escolha a opção Degradê, fica junto com o Balde de Tinta). Escolha dois tons de azul, um claro e um escuro, conforme as imagens que você vê a seguir:

07

08

Agora,  de volta a camada da pessoa, inverta as cores com o atalho Ctrl + I.

09

Clique na paleta Canais, e enquanto segura Ctrl, clique sobre a miniatura do RGB, isso irá criar uma seleção automática. Então, pressione Ctrl + J.

10

Volte para a janela de Camadas, clicando na paleta “Camadas”. Desative a visibilidade da camada original com a pessoa, deixando só a que foi duplicada a partir da seleção nos canais. Ela deve ficar parcialmente transparente, então o fundo será visível através dela. Veja a imagem abaixo:

11

Com esta camada selecionada, vá ao Menu Principal, na opção Filtro > Croqui > Cromo, ajustando o Detalhe para 4 e Suavidade para 10. Isso vai aumentar o efeito de água.

12

Importante: os valores podem ser diferentes de acordo com a foto que escolheu, portanto, preste muita atenção e aumente ou diminua esses valores de acordo com sua necessidade.

13

Em seguida, mude o modo de Mesclagem da camada para Luminosidade (Camada>Estilo da Camada e Modo de Mesclagem> Luminosidade), e duplique-a (pode usar o atalho Ctrl + J). Isso aumentará o brilho da imagem.

14

Como pode ver, você já conseguiu aplicar o efeito básico.A partir desta parte, você pode deixar assim ou seguir e levar seu efeito adiante.

Se quiser continuar, exclua as duas camadas duplicadas da imagem anterior, ficando apenas com aquela antes do filtro Cromo. Encontre algumas imagens de água e use-as para dar mais realismo ao efeito. Repita os procedimentos anteriores, ou seja: isole-as através de seleção, duplique, inverta, carregue a seleção a partir do canais, duplique e esconda as originais. A água ficará transparente, então mude sua mesclagem para o modo Luminosidade.


agua02

Vá então duplicando as águas e ajustando-a ao rosto e corpo do modelo. Onde for preciso, distorça a água com a tranformação do tipo Deformar (menu Editar > Transformação > Deformar). Faça quantas vezes achar necessário. Baixe a opacidade onde for preciso, ou use a Ferramenta Borracha para apagar outras partes.

Quando estiver satisfeito com o efeito, adicione outros elementos, como peixes, tubarões ou outras imagens aquáticas. Com isso, o resultado final ficará bem interessante e satisfatório! Abaixo vocês podem conferir como ficou o resultado final!

15

Espero que tenham gostado do tutorial e escrevam pedindo mais colaborações, sugestões e até alguma orientação caso necessitem. Não deixem de praticar e mostrar o blog do Web Design para os amigos compartilhando nas redes sociais.

Muito obrigado e até a próxima!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã