anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Criando um aplicativo para Android com APP Inventor

Neste post irei comentar como você poderá criar um aplicativo para qualquer dispositivo móvel que tenha Android. Iremos criar um programa que irá mostrar pontos turísticos no Google Maps. Então vamos trabalhar!

CAPA

Para criar esse aplicativo iremos usar o APP Inventor, já temos post que mostra como instalar em sua casa, caso não se lembre clique aqui.

1. Entre no Google Chrome (não pode ser no Internet Explorer) e digite o site www.ai2.appinventor.com. Após abrir o site para a criação do aplicativo como mostra a imagem 1, clique em New Project e coloque o nome de PontoTuristico, tudo junto sem espaço.

figura12. Na nova janela que apareceu, iremos inserir uma imagem. Você poderá criar a imagem no Photoshop e inserir no AppInventor. Procure o objeto Image e arraste na tela de trabalho como mostra na imagem 2. Após isso clique no lado esquerdo a opção Picture e escolha Upload file e escolha a imagem que irá inserir no seu programa.

figura23. Agora escolha o objeto ListPicker, esse objeto ficará as opções dos pontos turísticos, arraste para dentro do seu projeto como mostra a imagem 3.

figura34. Vamos mudar algumas propriedades desse objeto. Observe que no lado direito existe uma janela de propriedades. Modifique conforme a imagem 4.

figura4

5. Clique na opção Connectivity, lado direito e arraste a propriedade ActivityStarter, como mostra a imagem 5.

figura56. Agora vamos colocar funções no nosso programa, para isso clique em Blocks, como mostra a imagem 6.

figura67. Clique na opção Variables e arraste o obejto Initialize Global, e substitua a palavra name para pontoTuristico (não precisa colocar acentuação e não pode ter espaço), como mostra a imagem 7.

figura78. Clique agora na opção Lists e arraste a opção make a list, ate se encaixar como um quebra cabeça, como mostra a imagem 8.

 

figura89. Clique em Text e escolha a 1º opção, faça isso mais uma vez e coloque o nome dos pontos turísticos como mostra a imagem 9.

figura9

10. Agora clique no objeto Scren1 escolha a terceira opção Screen1.Initialize, como mostra a imagem 10.

figura10

11. Clique em ListPicker1 e escolha a opção ListPicker1.Elements To, como mostra na imagem 11.

figura1112. Clique em Variables e escolha a 2º opção get e arraste para a tela e clique em cima e escolha a opção Global pontoTuristico, como mostra a imagem 12.

figura12

13. Volte para o modo de exibição designer e clique o objeto Activity Starter, e do lado direito mude as opções abaixo, mostrado na imagem 13.

Action: android.intent.action.VIEW

Activity Class: com.google.android.maps.MapsActivity

Activity Package: com.google.android.apps.maps

figura13

14. Clique no modo de exibição Blocks e clique no objeto ListPicker1 e arraste para a tela a 1º opção AfterPicking, mostra a imagem 14.

figura14

15. Clique em ActivityStarter1 e arraste para a tela a opção ActivityStarter1.DataURI to, como mostra a imagem 15.

figura15

16. Clique no Objeto Text e escolha a opção Join, como mostra a imagem 16.

 

figura1617. Clique novamente em Text e escolha a 1º opção e arraste na tela e escreva o seguinte código: geo:0,0?q=, como mostra a imagem 17.

 

figura17

18. Clique em ListPicker1 e escolha a opção ListPicker1.Selection, como mostra a imagem 18.

figura18

19. Agora clique em ActivityStarter1 e escolha a opção ActivityStarter1.StartActivity, como mostra a imagem 19.

figura1920. Agora vamos testar, clique em Connect e depois opção Emulator, como mostra na imagem 20.

 

figura20

 

Espero que tenham gostado, não se esqueçam de curtir e repassar para seus amigos. Até uma próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display
  • Bianca Gotaski

    Fiz uma programação exatamente igual a essa e não estou conseguindo executar. Na tela do celular mostra o erro: “Erro: 601 No corresponding Activity was found” Alguém pode me ajudar?