anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Criando o primeiro jogo com o Game Maker

Já pensou em criar seu próprio jogo e depois compartilhar com seus amigos? Então chegou a hora de criar seu jogo com apenas algumas horinhas você aprenderá como criar um jogo simples no Game Maker. Anteriormente comentamos sobre o programa Game Maker, sua principal função, ferramentas, em um outro post é essencial para um melhor entendimento desse post ler o que foi publicado anteriormente para isso clique aqui e conheça um pouco mais sobre o programa Game Maker. Caso já possua um conhecimento básico basta continuar a leitura e se divertir!

Iremos criar um jogo simples, que você poderá jogar com seus amigos, mais a grande intenção é que você comece a se familiarizar com o programa, suas funções, pastas, eventos e ações e nada melhor que praticar.

O jogo a ser criado será de Ping Pong, que poderá ser jogado por 2 pessoas, cada pessoa terá que movimentar seus jogadores para que a bolinha se choque com seu jogador e seja rebatida para o outro lado, é algo simples mais você verá que na prática que teremos um pouco de trabalho.

Criando o Jogo

Abra o Game Maker e clique em New e coloque o nome de Ping Pong e clique em Create.
Como mostra a imagem 1.

imagem1

Será necessário a utilização de alguns arquivos, como por exemplo as imagens, para isso clique aqui e realize o download .

Criando Sprite

Após realizar o download das imagens, vamos criar as Sprites do jogo, ou seja, as imagens dos objetos do jogo. Clique com o botão direito do mouse na pasta Sprites e clique na opção Create Sprite e abrirá a seguinte janela como mostra na imagem 2, coloque o nome de sp_jogador1.

imagem2

Em seguida, clique em Load Sprite e procure em seu computador o local onde fez o download das imagens e insira a imagem correspondente, nesse caso jogador 1, como mostra a imagem 3.

imagem3

Realize o mesmo procedimento para todas a imagens como demonstra a imagem 4.

imagem4

Criando os Objetos

Agora vamos criar os objetos, onde iremos colocar as ações do jogo. Clique com o botão direito na pasta Objects e escolha a opção Create Object, coloque o nome de ob_jogador1 e indique a Sprite sp_jogador1, como mostra a imagem 5.

imagem5

Observação: Coloque a opção Solid.

Repita o mesmo processo com todos os demais objetos, como demonstra a imagem 6.

imagem6

Criando as ações

Jogador 1:

Vamos inserir agora as ações dos objetos. Podemos começar pelo ob_jogador1, clique 2 vezes sobre o ob_jogador1, perceba que irá aparecer uma nova janela, como mostra á imagem 7.

imagem7

Vamos criar a movimentação do jogador, quando o usuário clicar na seta para cima do seu teclado o Jogador 1 irá para cima, quando o usuário clicar na seta para baixo do seu teclado o jogador 1 irá para baixo, para isso clique em Add Event e depois na opção Keyboard e escolha qual tecla irá utilizar para seu jogador subir, como mostra a imagem 8.

imagem8

Após inserir o evento Keyboard devemos colocar uma ação, para isso veja que no lado direito existe uma janela com ações escolha a primeira e faça como a imagem 9.

imagem9

Agora iremos criar a ação para baixo, será bem parecido. Clique novamente em Add event e clique na opção Keyboard e escolha a opção Down e depois arraste a ação Move, como fez anteriormente, e faça como está na imagem 10.

imagem10

Iremos criar um novo evento, para que quando o usuário soltar a tecla o jogador pare de se movimentar. Para isso clique em Add event e opção Keyboard e escolha a opção No Key e insira a ação move e faça as seguintes modificações, observe a  imagem 11.

imagem11

Para seu jogador não sair da tela do jogo iremos colocar na fase uma parede e colocaremos a ação de colisão, para isso clique em Add event e escolha a opção Collision, escolha o objeto ob_parede, como mostra a imagem 12.

imagem12

Coloque a ação move e faça as configurações como mostra a imagem 13.

imagem13

Jogador 2:

Faça as mesmas configurações do jogador 1, a única coisa que você deve mudar é apenas as teclas de movimentação, no jogador 1 você utilizou as teclas Up e Down, agora você deverá utilizar qualquer outra tecla menos essas duas, o restante permanecerá igual.

Iremos criar também a movimentação da bola.  Clique 2 vezes no objeto bola e clique no botão Add Event e escolha a opção de Create, como mostra a imagem 14.

imagem14

Depois escolha a ação Move e faça as seguintes modificações como mostra a imagem 15.

imagem15

Vamos criar as colisões com os jogadores e com a parede, para que a bola bata na parede ou nos jogadores e retorne. Clique em Collision e indique o Objeto parede e escolha a ação Bounce e basta clicar em OK, não precisa fazer nenhuma modificação, observe a imagem 16.

imagem16

Observação: Faça o mesmo procedimento com a colisão e com o Jogador 1 e 2.

Deverá ficar da seguinte maneira:

imagem17

Criando a Room

Iremos criar a fase do jogo e testar para ver se esta funcionando. Clique com o botão direito do mouse na pasta Rooms e clique na opção Create Room. Na guia Settings faça as seguintes modificações:

Name: Fase1

Width: 208

Height: 160

SnapX: 16

SnapY: 8

imagem18

Agora clique em Views e faça as seguintes modificações, como mostra a imagem 19.

imagem19

Finalizando

Estamos quase concluindo, só falta inserir os objetos dentro da Room (fase), clique na guia Object escolha qual objeto deseja inserir e faça igual à imagem 20.

imagem20

Executando o Jogo

Para testar o seu jogo basta apertar a tecla F5 e jogar. Um jogo simples parece fácil de se criar mais não é tão fácil assim, porém também não é nenhum bicho de sete cabeças.

Gostou?

Se realmente você é ficionado por jogos, por que não se profissionalizar nessa área, a Microcamp oferece o curso de Game Maker, se você já faz esse curso, não pare por aqui, busque novas áreas e invista no seu futuro, afinal não há nada melhor do que trabalhar na área que amamos!

Não esqueça de curtir e compartilhar, também faça suas sugestões e compartilhe conosco suas experiências ao final desse blog.

Em breve estaremos postando novas ferramentas mais avançadas do Game Maker!

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display