anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Criando Animação com a Ferramenta Bone – Parte 1

Quem trabalha com animação 2D sabe como é difícil fazer movimentos de braços, pernas e outros elementos do corpo de um personagem. Para que a animação fique perfeita, é necessário criar uma quantidade muito grande de camadas e interpolações e esse processo leva tempo e requer muita paciência…

De olho nesse problema, e sempre preocupada em melhorar a usabilidade de seus programas, a Adobe, proprietária do Flash, desenvolveu uma ferramenta chamada Bone, partir da sua versão CS4, especialmente para “animar bonecos” (prefiro chama-la assim). Com ela é possível criar uma estrutura de rotação e movimento coordenado para os desenhos, como se fossem os ossos de um corpo (Bone = osso, em português, entendeu?). Quando a ferramenta está em uso é criada uma camada na Linha do Tempo (Timeline) para que você possa controlar toda a animação de modo muito mais prático.

Para que você tenha uma ideia de como é o funcionamento dessa ferramenta, e o que ela proporciona, vamos abrir o Flash (como eu mencionei anteriormente, é necessário ter uma versão CS4 ou superior). Na tela de abertura, escolha Criar a partir do modelo. Depois, clique na opção Arquivos de Amostra. Na janela que irá abrir, escolha “Amostra de boneco de palito IK” e dê OK.

Agora, em sua área de trabalho, você tem um desenho de um boneco articulado com a ferramenta Bone, alvo de nosso tutorial. Dê um Control + Enter e veja como a animação se comporta. A janela de exibição do filme do Flash será aberta mostrando a animação do boneco caminhando. Interessante, não?

Feche a janela e, de volta à área de trabalho, clique diretamente sobre as articulações do boneco (cotovelos, joelhos, quadril, etc). Você perceberá que pode mudar completamente o movimento do personagem clicando livremente sobre ele, portanto, pode experimentar a vontade. Aperte Control + Enter novamente para pode ver as mudanças que fez na animação.

Agora que entendeu o que é uma animação feita com a ferramenta Bone, acredito que esteja interessado em saber como é a criação e o seu funcionamento desse tipo de animação. Para este tutorial, iremos criar uma forma arrastável pelo usuário em tempo de execução, para que você se familiarize com a ferramenta.

Vamos aos passos:

1 – Abra um novo arquivo no Flash, dê preferencia a versão ActionScript 3.0. Isso irá abrir um novo documento, com o palco em branco:

2 – Vamos desenhar um braço completo que se moverá de forma articulada. Para isso, criaremos 3 formas distintas: o antebraço, o braço e a mão. Depois, uniremos as 3 peças para formar a nossa animação. Antes de iniciarmos o desenho da forma, já iremos escolher uma Cor de Preenchimento na barra lateral (escolha uma cor para a pele, eu usei #FEF5DA). Coloque a opção de Cor do Traçado para Sem Contorno.

Em seguida, na mesma barra de ferramentas lateral, clique na ferramenta Caneta (atalho: P) para iniciar o desenho. Crie uma forma semelhante à figura abaixo:

3 – Após desenhar a forma, escolha a opção Ferramenta Converter Ponto de Ancoragem, ela está presente nas opções da mesma ferramenta Caneta que você acabou de utilizar. Inicie a conversão dos pontos em curvas, clicando diretamente sobre eles e arrastando. Você sentirá alguma dificuldade no início, leva algum tempo para se acostumar, mas com tempo você irá pegar o jeito. Tente deixar como no desenho a seguir:

4 – Após terminar a edição da forma, preencha-a com a cor de Preenchimento utilizando a ferramenta Balde de Tinta (atalho: K) clicando com ela diretamente na forma que desenhou.

5 – Com a devida cor aplicada, iremos converter a forma em um Clipe de Filme, para futura utilização na ferramenta Bone.  Clique com o botão direito do Mouse >> Converter em símbolo >> Clipe de Filme, ou use F8 para chamar a janela de conversão. Coloque um nome para o Clipe (eu usei “antebraço” no modelo) e escolha a opção “Clipe de Filme” na janela que abrirá.

6 – Vamos repetir os passos anteriores para criar uma nova forma, desta vez do braço. Após desenhá-la com ferramenta Caneta, edite sua forma e preencha com a mesma cor do antebraço, transformando-a também em um Clipe de Filme em seguida (não deixe de dar um nome a ele). Veja nas imagens a seguir:

7 – Nossa estrutura está quase pronta. Vamos agora ao desenho da mão, repetindo os mesmos passos que utilizamos para construir as outras formas e transformando-a também em um Clipe de Filme.

8 – Com as três formas prontas e transformadas em Clipes de Filme, agora você pode redimensiona-las, se quiser, para deixa-las com o tamanho proporcional, caso tenha errado o tamanho na hora em que as desenhou. Utilize a Ferramenta de Transformação Livre (atalho: Q), na barra de ferramentas lateral para isso.

9 – Como deve ter percebido, ao clicar na Ferramenta de Transformação Livre, uma grade irá surgir ao redor do Clipe de Filme com um ponto branco dentro do objeto. Arraste o braço para cima do antebraço e arraste e posicione o ponto branco que está aparecendo na forma, no canto em que as duas figuras se encontram, como você pode ver na figura a seguir:

10 – Chegou a hora de colocar a Ferramenta Bone em funcionamento. Clique nela na barra de Ferramentas lateral (atalho: M) e clique em cima do Clipe de filme do antebraço, arrastando-a até o ponto branco que une os dois Clipes de Filme. Isso irá criar uma ligação entre eles.

11 – Repita a operação anterior, arrastando a mão para cima do braço. Com a ferramenta de Transformação Livre, arraste o ponto branco da forma para o canto em que as duas figuras se encontram. Com a ferramenta Bone, clique e arraste para criar uma ligação entre o braço e a mão:

11 – Perceba que agora foi criada uma nova camada com o nome de Armadura. Os objetos que estavam na Camada 1 estão na Armadura, portanto, exclua a  Camada 1.

12 – Agora, clique no Quadro-chave de nº 1 da camada Armadura, para exibir as Propriedades da Armadura no Painel de Propriedades do lado direito. Em Opções, mude a opção Tempo de Autoria para Tempo de Execução.

14 – Agora, pressione as teclas CTRL + ENTER. Na janela da Animação que abriu clique diretamente em cima do desenho do Braço e perceba que você pode modificar o objeto do jeito que você quiser, em tempo de execução. Perceba que quando você mover um objeto, todos serão movidos, interligados!

Com nossa pequena animação pronta, eu acredito que um maravilhoso novo mundo de ideias tenha surgido em sua mente. Com esse recurso, são várias as possibilidades que se abrem para criar uma animação de modo mais prático e com movimentos mais dinâmicos. Em breve, estarei postando aqui a segunda parte de nosso tutorial, com algumas novas ideias e dicas para vocês. Espero que tenham gostado, curtam e compartilhem com seus amigos e colegas e usem a criatividade para programar os seus trabalhos com esse novo recurso do Flash. Até o próximo Post!

Próximo