anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Cosplay: O que é e como surgiu?

cosplay-chun-li

Pegando o gancho do evento da Evolutime que acontecerá no mês de Abril, o nosso Anime Fan Fest, irei falar aqui um pouco sobre a história de como o famoso “COSPLAY” foi criado.

 

O que é Cosplay?

Antes de tudo, você sabe o que significa COSPLAY? A palavra vem do japonês Kosupure que é uma abreviação de Costume Roleplay. Se formos “abrasileirar”, basicamente estaríamos nos referindo a alguém que gosta de se fantasiar  ou se disfarçar de algum personagem, seja ele de desenhos, animes ou até mesmo de filmes e séries. Bom, cosplayer é a pessoa que se veste como seu personagem favorito, que literalmente “incorpora” o personagem, o cara que dá vida ao personagem que sai do HQ, Filme, Série, entre outros.

O Cosplay pode ser feito tanto individualmente como em grupo. Existem grupos de cosplayers por aí que combinam de fazer cosplay de uma única série, desenho, mangá, anime ou filme, até mesmo jogos de RPG.

Curiosidade: o cosplay não foi criado pelos japoneses, galera! Isso mesmo, o cosplay que conhecemos hoje em dia não é nem de longe o que tinha antigamente. Essa ideia foi criada nos meados de 1939 por um americano Forrest J. Ackerman, que era um desses fanáticos por ficção científica. Em uma convenção sobre Ficção científica a WorldCon, ele criou uma vestimenta chamada de FUTURECOSTUME, inspirada em um filme da época chamado Things to Come.

forrestackerman-01

Imagem das roupas de Forrest J. Ackerman

Popularização do Cosplay

Essa ideia de “se fantasiar” só chegou no Japão na década de 80, por meio de um cara chamado Nobuyuki Takahashi, que foi visitar a convenção nos EUA e se apaixonou pelo conceito de cosplay. Com isso, ele incentivou e divulgou a prática dessa novidade na época em um evento tradicional do Japão o Comic Markets.

Depois desse evento, o cosplay começou a expandir cada vez mais para o mundo, sendo exibido em diversos eventos pelos Cosplayers. Na época, eles só se vestiam de personagens de quadrinhos (HQ’s), mas com o aumento de pessoas aderindo a idéia, foi expandido para personagens de filmes e séries, como a famosa franquia de George Lucas, Star Wars ou Guerra nas Estrelas, ou a famosa franquia do nosso querido Spok em Star Trek.

tumblr_nkgagvusl41td9my6o2_500

star_wars

Existe um evento que se chama WCS: World Cosplay Summit, no qual os melhores cosplayers vão competir para chegar à Terra Santa Cosplay; ou seja, Nagoya, Japão. O Campeonato Mundial de Cosplay é onde representantes de cada país mostra suas melhores performances no palco para determinar o grande campeão.

wcs_ontestants_s01

Críticas ao Cosplay

Muitos cosplayers são julgados como “Ah, vai crescer que isso é fase de criança!” ou então, “Isso não é coisa de se fazer na sua idade!”, mas sem preconceitos né galera?

Como muitos gostam de jogar bola, vídeo game ou ir ao cinema como hobby, tem um pessoal que gosta de sair aí vestido do seu personagem favorito, né? Além de ser algo muito trabalhoso (eles tentam reproduzir até nos mínimos detalhes as roupas dos seus personagens, imagina o quanto eles gastam?), um cosplay completo custa numa faixa de R$ 1.500,00 reais, isso chutando hein? Isso para os que produzem o próprio cosplay, pois se for pedir para costureira fazer, vai custar mais caro ainda.

Cosplay como profissão

Existem cosplayers que vivem apenas disso, que tem uma carreira e tudo mais. Olha que legal!

Além do dinheirão que gastam com suas fantasias, a partir do momento que eles colocam a roupa do seu personagem, eles não são mais o que eles eram, eles realmente se transformam em personagens saídos de quadrinhos, séries e filmes para interagir com a gente.

Eventos de cosplayers

Para quem curte, esse ano terá (como todo ano tem) um evento chamado Anime Friends, onde cosplayers do Brasil e do mundo se encontram para fazer o que mais gostam, se vestir como seu personagem favorito sem que ninguém ache estranho. No evento temos apresentações de cosplayers e também a maior competição de Cosplay, a WCS. Para quem gosta, é um excelente evento para ingressar ainda mais nesse mundo super mágico que é o Cosplay. Outro evento que também é bem legal para quem gosta, é o Festival do Japão,  que também acontece todo ano,

De tanto falar sobre Cosplay, deu até vontade de sair por ai vestida de algum personagem né?

Entendido Galerinha? Então por enquanto é só! Até a próxima! e como nosso eterno Spok diria:

64090-simbolo-famoso-criado-por-spock-e-620x0-1


10704142_941771905839024_462199313259443897_n

Oi galera, meu nome é Kayne Oliveira, sou instrutora de informática em Taboão da Serra há dois anos. Nas horas vagas, gosto de ler, assistir Hora de Aventura e Steven Universo (Pokémon também), adoro cinema e filmes de super-heróis. Sou apaixonada por vídeo games antigos.

Próximo

Postagem Relacionada

4 Séries para fãs de tecnologia
Você curte tecnologia? Hoje eu selecionei séries ótimas com a temática, vejam só:   Mr.Robot