Corrigindo Pen Drive afetado por vírus!
Vírus!
Todos sabemos como um vírus pode prejudicar o nosso computador e atrasar o nosso dia a dia, mas hoje postarei sobre um em específico. Existe um vírus que atinge principalmente os Pen drives, transformando todas suas pastas e arquivos da raiz1 em atalhos (.lnk), e em alguns casos ainda oculta esses atalhos, ele pode ser de dois tipos: Trojan e Worm.
Onde o Trojan apenas infecta seu Pen drive e o Worm infecta o computador e se replica a todos os Pen drives neste computador colocados.
Muitas vezes além de criar atalhos, ele ainda oculta os atalhos, dando a impressão de que o Pen drive está vazio, o que muitas vezes dependendo das informações contidas no Pen drive podem levar seu dono a entrar em desespero, mas não cometa o erro de formatar este Pen drive, pois ele ainda pode ser salvo, e sim, todas suas informações.
O foco desse post é resolver isso, o maior problema é que esse tipo de vírus faz com que o Windows não reconheça mais que essas pastas e arquivos existem, como se perdesse o diretório, ou o endereço deles, então vamos lá:
Removendo o vírus – Passo a passo
Passo 1. Para começar certifique-se de que seu Pen drive esta plugado no seu computador e descubra qual é sua Letra de Unidade, para isso abra o “Meu Computador” pressionando as teclas Win+E ou então se preferir, botão iniciar e procure por “Meu Computador”:
Neste exemplo a Letra de Unidade do Pen drive é H:
Passo 2. Abra o “Executar” pressionando as teclas Win+R ou então, botão iniciar e procure por “Executar”, e então digite “cmd” e de um enter, veja as imagens a seguir:
Agora acesse a raiz do seu Pen drive digitando a letra da Unidade do mesmo, no meu caso H: e de um enter, ficando assim:
Tenha a certeza de estar na Unidade correta para não gerar problemas maiores.
Passo 3. Para atribuir esses endereços novamente as pastas e arquivos, e também tirar a propriedade oculto, deveremos mexer nos atributos dos mesmos utilizando o comando “attrib” seguido de alguns parâmetros:
Attrib –h –r –s /s /d
Onde:
Attrib : para visualizar ou alterar as propriedades (atributos) dos diretórios e dos arquivos;
Os sinais + ou – servem como um “sim” ou “não” para as propriedades.
-h desmarca a opção oculto.
-r desmarca a opção somente leitura.
-s refere-se se o arquivo pertence ao sistema.
/s Processa arquivos da pasta atual e subpastas
/d Inclui pastas no processo. (ou seja, sem esse parâmetro, o comando só aplicaria as alterações aos arquivos, e não nas pastas, ele também necessita do parâmetro /s para funcionar)
Veja a definição do comando attrib feita pelo próprio Windows:
Depois de inserir o comando correto e pressionar enter, deverá ficar da seguinte forma, veja a imagem:
Se aparecer “Acesso Negado” pule para o passo 4.
Se ficou igual a imagem, provavelmente funcionou, verifique se seu pen drive ficou assim:
Ou então:
Se ficou igual as imagens acima é por que funcionou, abra as pastas e verifique seus arquivos.
Passo 4. Caso de erro de “Acesso Negado” você precisará executar o cmd como administrador, botão iniciar e digite “Prompt de comando2”, clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá na opção “Executar como administrador”, assim que abrir o cmd volte ao passo 3.
Raiz1 = pasta principal do dispositivo, seja pen drive, HD, cartão de memória, etc.
Prompt de comando2 = mesma coisa que cmd, por exemplo cmd.exe abre o Prompt de comando. (antigo MS-DOS)
Pronto, espero que este post tenha ajudado.
Olá, meu nome Deiveny Bruno, nasci e cresci no Paraná, sou instrutor de informática, hardware e web design na unidade de Taboão da Serra, estudei programação e estudo inglês, trabalhei com hardware por muitos anos e agora decidi passar meus conhecimentos adiante, gosto de aprender coisas novas sobre tecnologia, adoro assistir documentários, séries e filmes, e também jogo League of Legends.