anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Corrigindo Pen Drive afetado por vírus!

Vírus!

Todos sabemos como um vírus pode prejudicar o nosso computador e atrasar o nosso dia a dia, mas hoje postarei sobre um em específico. Existe um vírus que atinge principalmente os Pen drives, transformando todas suas pastas e arquivos da raiz1 em atalhos (.lnk), e em alguns casos ainda oculta esses atalhos, ele pode ser de dois tipos: Trojan e Worm.

Onde o Trojan apenas infecta seu Pen drive e o Worm infecta o computador e se replica a todos os Pen drives neste computador colocados.

Muitas vezes além de criar atalhos, ele ainda oculta os atalhos, dando a impressão de que o Pen drive está vazio, o que muitas vezes dependendo das informações contidas no Pen drive podem levar seu dono a entrar em desespero, mas não cometa o erro de formatar este Pen drive, pois ele ainda pode ser salvo, e sim, todas suas informações.

O foco desse post é resolver isso, o maior problema é que esse tipo de vírus faz com que o Windows não reconheça mais que essas pastas e arquivos existem, como se perdesse o diretório, ou o endereço deles, então vamos lá:

 

Removendo o vírus – Passo a passo

Passo 1. Para começar certifique-se de que seu Pen drive esta plugado no seu computador e descubra qual é sua Letra de Unidade, para isso abra o “Meu Computador” pressionando as teclas Win+E ou então se preferir, botão iniciar e procure por “Meu Computador”:

Meu Computador

Neste exemplo a Letra de Unidade do Pen drive é H:

Passo 2. Abra o “Executar” pressionando as teclas Win+R ou então, botão iniciar e procure por “Executar”, e então digite “cmd” e de um enter, veja as imagens a seguir:

Executar

cmd

Agora acesse a raiz do seu Pen drive digitando a letra da Unidade do mesmo, no meu caso H: e de um enter, ficando assim:

unidade H

Tenha a certeza de estar na Unidade correta para não gerar problemas maiores.

Passo 3. Para atribuir esses endereços novamente as pastas e arquivos, e também tirar a propriedade oculto, deveremos mexer nos atributos dos mesmos utilizando o comando “attrib” seguido de alguns parâmetros:

Attrib –h –r –s /s /d

Onde:

Attrib : para visualizar ou alterar as propriedades (atributos) dos diretórios e dos arquivos;

Os sinais + ou – servem como um “sim” ou “não” para as propriedades.

-h desmarca a opção oculto.

-r desmarca a opção somente leitura.

-s refere-se se o arquivo pertence ao sistema.

/s Processa arquivos da pasta atual e subpastas

/d Inclui pastas no processo. (ou seja, sem esse parâmetro, o comando só aplicaria as alterações aos arquivos, e não nas pastas, ele também necessita do parâmetro /s para funcionar)

Veja a definição do comando attrib feita pelo próprio Windows:

help attrib

Depois de inserir o comando correto e pressionar enter, deverá ficar da seguinte forma, veja a imagem:

executando attrib

Se aparecer “Acesso Negado” pule para o passo 4.

Se ficou igual a imagem, provavelmente funcionou, verifique se seu pen drive ficou assim:

Pen Resolvido

Ou então:

Pen Resolvido 2

Se ficou igual as imagens acima é por que funcionou, abra as pastas e verifique seus arquivos.

Passo 4. Caso de erro de “Acesso Negado” você precisará executar o cmd como administrador, botão iniciar e digite “Prompt de comando2”, clique sobre ele com o botão direito do mouse e vá na opção “Executar como administrador”, assim que abrir o cmd volte ao passo 3.

 

Raiz1 = pasta principal do dispositivo, seja pen drive, HD, cartão de memória, etc.

Prompt de comando2  = mesma coisa que cmd, por exemplo cmd.exe abre o Prompt de comando. (antigo MS-DOS)

Pronto, espero que este post tenha ajudado.


Olá, meu nome Deiveny Bruno, nasci e cresci no Paraná, sou instrutor de informática, hardware e web design na unidade de Taboão da Serra, estudei programação e estudo inglês, trabalhei com hardware por muitos anos e agora decidi passar meus conhecimentos adiante, gosto de aprender coisas novas sobre tecnologia, adoro assistir documentários, séries e filmes, e também jogo League of Legends.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Vírus
Vírus: o que são e como agem? Desde sempre aprendemos que na internet existem vírus. Mas o