anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Comparação: Corel DRAW X ILLUSTRATOR

Adobe ILLUSTRATOR VS Corel DRAW

Quando falamos de edição de imagem a maioria concorda que o Photoshop é o programa mais completo, com mais plugins e capacidade gráfica. Embora tenham surgido novos concorrentes como o Affinity Photo para MAC, claramente é preferível o Photoshop devido a experiência, porém quando o assunto são gráficos vetoriais chegamos a uma disputa implacável entre o CorelDraw e o Illustrator, os dois gigantes desse mercado.

Essa disputa já dura anos, de um lado o veterano CorelDRAW que é usado pela maioria dos bureaus de gráfica, estamparia, designers oldschool; e de outro lado o moderno Illustrator bastante usado em agências de publicidade e pela maioria da galera nova. Particularmente não pretendo defender um nem outro, já utilizei os dois diversas vezes, sempre simpatizei com os recursos dele desde a versão 8, porem o Illustrator vem chamando bastante atenção com alguns recursos interessantes, hoje venho trazer uma comparação entre os dois. Confira:

CorelDRAW

Indiscutivelmente, o número de usuários do CorelDRAW no Brasil é maior que do Illustrator. Apesar de haver tanta briga falando mal dele, a maioria das gráficas e locais que trabalham com serigrafia ou algo do tipo tem como um padrão trabalhar com arquivos CDR, que é a extensão do formato Corel.

Dentre os pontos positivos do CorelDRAW podemos citar:

  • Uma das principais vantagens do CorelDRAW é sua simplicidade, não precisando de muito para criar uma arte agradável, diferente do Illustrator, que não tem um foco em camadas para certos efeitos (apesar de também ter camadas, podemos facilmente criar muitas coisas sem a dependência de acrescentar outra camada);
  • A quantidade de formatos para a exportação no CorelDRAW é muito maior que a quantidade presente no concorrente;
  • Quando trabalhamos com vários objetos próximos/sobrepostos a seleção do CorelDRAW facilita a selecionar grupos de objetos específicos pois ao clicar e arrastar ela só seleciona o que estiver totalmente dentro da seleção, diferente do Illustrator, no qual tudo que encostar na seleção acaba sendo marcado.

 

Adobe ILLUSTRATOR

Programa de ilustração vetorial da Adobe (mesma desenvolvedora do Photoshop), o Illustrator pode não estar na frente no Brasil como software preferencial de vetorização ainda, mas em locais como os EUA, ele está liderando na popularidade. Inclusive, nas agências de publicidade muitas vezes exigem o conhecimento em Illustrator, e não em Corel Draw.

Dentre os pontos positivos do ILLUSTRATOR podemos citar:

  • Apesar de parecer um tanto mais difícil o Illustrator gera uma possibilidade para maior número de efeitos;
  • o degrade apresenta mais qualidade, não mostrando estriamento (faixas de cor criadas no degradê do CorelDraw);
  • os objetos podem ter contorno e preenchimento mesmo sendo caminhos abertos, diferente do CorelDraw, que só permite preenchimento a caminhos fechados.

 

Essas foram algumas das vantagens vistas nesses softwares citadas bem superficialmente, eu não vou dizer que o corelDRAW é melhor nem que o Illustrator é melhor. Apenas são diferentes, cada um com suas vantagens e dificuldades. Eu eu prefiro trabalhar com o CorelDRAW, outros prefiro o Illustrator, ambos são ótimos softwares de vetor.

Podemos utilizar o que preferirmos, pois o importante é fazer o trabalho. Conhecer os dois softwares é uma dica interessante, pois pode ser que você vá trabalhar em um lugar que só usa corel ou só usa Illustrator e dificilmente eles vão mudar tudo só porque você não gosta.

Lembre-se sempre: “Quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa”… na hora que a gente precisa fazer a arte até o InkScape ta valendo…!


Prof. Kaio

Sobre o Autor

Bom galera, meu nome é Kaio Souza, sou instrutor de Web Design em Mogi das Cruzes e vim falar um pouco esses dois softwares. Espero que tenham gostado do post e até o próximo!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

mac_affinity-designer
Affinity
AFFINITY: UMA BOA OPÇÃO PARA QUEM USA MAC OS Hoje venho trazer para vocês uma opção um
  • Criis de Almeida

    Muito interessante sua matéria sobre os dois. Eu trabalho muito com edição de imagens no photoshop, então me familiarizei mais com o Illustrator.