Construct 2 – Criando jogos sem programação
Neste post vamos conhecer uma engine para desenvolvimento de games. O CONSTRUCT 2, da Scirra, uma das melhores e mais versáteis que eu conheci. Contém ótimos recursos para criação de games em 2D.
Com o CONSTRUCT 2 podemos produzir para diversas plataformas utilizando um único software.
O Construct 2 está disponível nas plataformas:
Vantagens do Construct 2
Uma grande facilidade do CONSTRUCT 2 é não precisar utilizar uma linguagem de programação para o controle das ações. É utilizada uma interface gráfica e intuitiva orientada a eventos. Funciona da seguinte forma: quando um evento determinado ocorre, uma ou mais ações são disparadas. Assim, podemos nos dedicar mais ao desenvolvimento do jogo do que com os códigos de programação.
O Construct 2 é pago?
O CONSTRUCT 2 é distribuído em forma de download e possui os seguintes tipos de licenças:
- Free Edition – Versão com limitações de recursos para iniciantes.
- Personal Edition– Possui todos os recursos, deve ser utilizada até que o faturamento com os games ultrapasse $ 5,000 USD.
- Business Edition – Quando o faturamento com as criações forem superiores a $5,000 USD, você deve migrar para essa versão.
- Educational Edition– Versão educacional.
A versão atual e estável é a “r178” e está disponível para download nesse link.
A Scirra disponibiliza em seu site um espaço chamado Scirra Arcade, para que seus novos projetos possam ser postados e fiquem disponíveis na web. Clique na imagem abaixo para acessar o site:
Conclusão
Design de games é um assunto em alta no momento e o CONSTRUCT 2 se mostrou uma ferramenta que atende a todos os públicos, do usuário iniciante aos usuários avançados, pois traz uma gama extensa de ferramentas para trabalhar, criando a possibilidade de desenvolvimento em diversas plataformas.
Meu nome é Marcelo de Estácio. Iniciei minha carreira como programador e tinha o sonho de poder compartilhar meus conhecimentos. Há mais de 3 anos sou coordenador em São Vicente/SP.
“Cada sonho que você deixa para traz. É um pedaço do seu futuro que deixa de existir.”
Steve Jobs