anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Conhecendo as unidades de grandeza da informática

Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida sobre as unidades de grandeza da informática esse post será de suma importância. Se você utiliza seu computador diariamente e até hoje não sabe o que quer dizer quando escuta alguns termos como “sua internet está lenta, está fazendo o Download a 22 KB”, “o seu HD é de 320 GB”, “esse pendrive é de 2 GB”, então leia com atenção o conteúdo a seguir.

CAPA

Entendendo as grandezas

O computador trabalha com informações, essas informações trafegam rápidamente dentro do computador e precisam ser armazenadas ou manipuladas e para que possamos ter uma ideia utilizamos as unidades de grandeza para medir todas essas informações, é a mesma ideia caso fosse mediar a água por exemplo, utilizamos a unidade de grandeza litros, medir o peso de um produto, utiliza a grandeza kilogramas.

O computador para trabalhar com essas informações utiliza os números binários, ou seja para armazenar suas músicas, textos, imagens no seu computador ele utiliza a representação binária.

Representação binária

Então vamos entender melhor o que é representação binária ou números binários.

Definição: número binário é um conjunto de 8 números formados por 0 e 1 que representa um objeto do mundo real como uma letra, um número, uma imagem, etc.

IMAGEM-1

Como mostra a imagem 1, o computador entende 10 como 00001010.

Você já deve ter escutado falar sobre bit e byte, o bit é a menor unidade de informação e byte é o conjunto de 8 bits, na imagem 2 você conseguirá entender melhor.

IMAGEM-2

É dessa maneira que o computador consegue armazenar e manipular as informações. Ele consegue 256 conjuntos diferentes isso é mais do que suficiente para podermos trabalhar com ele. Abaixo veremos as unidades de medida referente a armazenamento de arquivos.
 IMAGEM-3

Entendendo sua internet

Para você saber a velocidade da sua internet, utiliza-se unidades diferentes, as nomenclaturas são bem parecidas. Segue a tabela abaixo:

IMAGEM-4

Nas taxas de transferência são utilizadas as unidades de medida Bps (bit por segundo) e B/s (byte por segundo).

Se você adquiriu uma internet de 300 Kbps e gostaria de saber a velocidade do seu download basta fazer a seguinte conta:

Serviço contratado: 300 Kbps.

Basta você pegar o valor contratado e dividir por 8.

300/8 = 37,5

Mas existem bits que são utilizadas para controle de fluxo, então a taxa de transferência de um Download ficará em torno de 30 Kbps.

Se você fizer essa conta e verificar que ficou muito abaixo do valor contratado, entre em contato com a empresa e reclame.

Por que nos discos rígidos mostram a capacidade menor do que comprei?

Quando você adquire um HD novo, já deve ter notado que sempre mostra a menos do que está na embalagem ou do que o vendedor informou. Exemplo HD de 300 GB mostra quando você instala 279,4 GB. O vendedor não te enganou, infelizmente é assim mesmo, vamos entender o motivo.

Como foi mostrado na imagem 3, unidade de armazenamento, 1KB equivale a 1024 bytes, mas não é assim que as empresas que criam os HDs fazem, para eles 1KB equivale a 1000 Bytes, ou seja você sai perdendo  24 bytes a cada 1KB.

Vamos fazer o cálculo para saber o quanto se perde nessa brincadeira.

Basta pegar a quantidade total do HD e dividir por 10243

Observação: É necessário transformar a quantidade total do HD de gigabyte para bytes.

300 GB = 300.000.000.000 Bytes

Depois basta dividir por 10243

300.000.000.000 * 10243 = 279,3967724

Caso não queira fazer cálculos utilize a tabela abaixo:

 

Valor   na embalagem

Capacidade   Real

80 GB

74,51 GB

120 GB

111,76 GB

160GB

149,01 GB

200 GB

186,26 GB

300 GB

279,4 GB

500 GB

465,77 GB

 

Caso você adquira um pendrive ou cartão de memória que utiliza memória flash eles seguem os padrões corretos, ou seja, 6 GB será realmente de 6 GB.

Ter noções de grandezas hoje em dia é muito importante, quanto maior melhor, isso é fato. Fique atento e observe, tudo gira em torno dessas medidas, a memória do celular, do HD, do computador, da máquina fotográfica e por ai em diante.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida comente ao final deste post, não esqueça de curtir e compartilhar com seus amigos.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Descubra se seu computador suporta 64 bits
Muitas pessoas se perguntam qual a diferença de 32 e 64 bits? Porque 64 bits