anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Conheça o Project Christine – uma nova revolução nos computadores

Já pensou na ideia de dar aquele upgrade no seu computador sem mexer em um parafuso se quer? Melhor ainda, já imaginou a sua avó fazendo isso para você?

Pois é, essa é a proposta da empresa Razer, com um novo computador que promete revolucionar o mercado de computadores. A mais nova invenção se chama Project Christine.

Imagine se a partir de hoje você montar seu próprio computador sem ajuda de um técnico, apenas encaixando as peças como um brinquedo, isso mesmo, a grande jogada da Razer é essa, criar um computador que o usuário irá montá-lo por módulo, caso tenha algum problema ou deseje melhorar o desempenho do seu computador basta retirar um módulo e colocar outro em seu lugar.

Esse projeto foi apresentado no CES 2014 (Consumer Electronics Show) pela empresa Razer, eles desejam criar um computador que o próprio usuário possa customizá-lo, ou seja, qualquer usuário sem nenhum conhecimento técnico possa fazer a troca de peças sem medo, pois não haverá risco de colocar peças erradas ou incompatibilidade. 

Como funciona?

Existe uma base central, que trabalha utilizando o Barramento PCI-Express, esquece o conceito de placa mãe, neste caso não existe. Essa base central utiliza resfriamento liquido para não aquecer e o restante das placas como placa de vídeo, som, processador, etc, são encaixados por módulos, basta apenas plugar a peça que o próprio computador sincroniza automaticamente.

Quando o usuário for montar seu computador, ele poderá escolher seu processador, sua placa de vídeo, fonte, memória Ram a seu critério, ele poderá montar um computador de alto desempenho com gráficos 3D sem problema, até mesmo um computador simples para acessar seus e-mails. A empresa irá disponibilizar módulos para qualquer tipo de usuário, basta o usuário escolher aquele que será mais útil.

Os módulos são compartimentos bem pequenos que são encaixados na base central, todos esses módulos trabalham com o mesmo tipo de conexão, no caso PCI-Express, e os encaixes são todos iguais, com isso os módulos podem ser encaixados em qualquer ordem e não haverá problema de encaixar errado.

imagem-1

Outra questão que é muito importante, seria o aquecimento do computador, como funciona o resfriamento das peças?

Vamos entender como será o resfriamento:

Na parte traseira de cada módulo existe uma conexão com a base, que fornece acesso ao sistema de refrigeração, feito através de refrigeração líquida por oléo mineral, garantindo que todos os módulos trabalhem na temperatura ideal, mas não se preocupe, tudo isso é feito quando o usuário conecta o módulo na base.

Característica

  • Qualquer usuário poderá modificá-lo: basta apenas comprar o módulo e plugar em seu computador.
  • Utilização de módulos: todos os componentes são módulos que são encaixados na base central.
  • Manutenção simples: um usuário comum poderá melhorar seu computador ou arrumá-lo sem problema algum, basta comprar um novo módulo e encaixá-lo.
  • Sem barulho: como utiliza refrigeração líquida de óleo mineral é um computador silencioso. 

imagem-2

 

Problemas com o Projeto

A Razer está com alguns problemas para poder colocar esse projeto em prática, o principal seria o apoio de outras empresas no projeto. Para colocar em funcionamento não depende apenas da Razer, ela necessita de apoio das fabricantes de peças de computador. As fabricantes estão com medo que essa ideia não de certo, elas sabem que para agradar o usuário não precisa renovar tanto, seria um risco muito grande. Elas colocam alguns pontos negativos, como por exemplo: o tempo de entrega, quantas unidades irão ser produzidas, e a margem de lucro, valor final do produto, etc.

Se o produto tiver um preço muito alto sabemos que será mais difícil a aceitação no mercado, hoje temos computadores de preços competitivos com uma boa qualidade e que funcionam muito bem.

Então, sem esse apoio infelizmente o projeto não sairá do papel, seria uma pena porque a ideia principal é excelente.

Custos?

E quanto aos custos, quanto ficará essa brincadeira de encaixe?

A empresa Razer não definiu o custo desse equipamento, não temos nenhuma previsão e nem saberemos se esse projeto será fabricado e vendido para qualquer público, de ante mão já sabemos que o custo desse equipamento será inicialmente alto, tendo a possibilidade de não chegar às lojas.

Esperamos em breve ter uma máquina possante dessa em casa, vamos rezar pelas parcerias e pelo preço baixo, para que um dia essa belezinha esteja no maior número de casas possíveis.
Gostou?

Não esqueça de curtir e compartilhar para dividir esse conhecimento com outros amigos. Comente sobre o que achou da matéria ao final desse post e dê sugestões para os próximos.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display