anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Conheça o efeito “Paste Inside” do Fireworks

Aprenda uma maneira rápida e prática de utilizar um dos recursos mais interessantes do Fireworks, a ferramenta ideal para quem deseja criar mosaicos bonitos e criativos para os mais diversos trabalhos!  Seguindo as instruções do tutorial, em apenas 10 passos você poderá criar efeitos muito interessantes em suas imagens, tornando seus projetos bem mais atraentes!

Olá, leitores do Blog! Nesta postagem, mostrarei como utilizar um recurso do programa Adobe Fireworks chamado Paste Inside . Você já deve tê-lo visto em alguns sites ou publicações, mas sempre deve ter se perguntado como se chamava e como realizá-lo. Hoje irei demonstrar como obter esse mesmo efeito em seus trabalhos e em apenas 10 passos.

Para começar, você vai precisar de uma imagem de sua preferência. Caso queria utilizar a mesma imagem que utilizei neste tutorial, você pode baixa-la diretamente aqui. Basta salva-la em seu computador. Mas é claro que você poderá utilizar a imagem que quiser, ok?

Vamos começar?

1 – Abra o Adobe Fireworks (versão CS4 ou superior).

2 – Defina a largura do documento com 800 pixels de altura com 400 pixels de largura. Deixe a Cor da tela do desenho com a cor Branca, conforme indicado na figura a seguir:

Passo 01

Agora, com a tela de desenho já definida, vamos para as etapas onde iremos criar o efeito. Para isso, primeiramente iremos criar as formas que servirão de container para a imagem. Vamos a elas:

3 – Escolha a ferramenta Retângulo (fig 1.1) e crie retângulos como os da fig.1.2

Passo 03

Passo 3.1

Importante: caso deseje ajustar a largura e altura dos retângulos criados, selecione a ferramenta Ponteiro, clique sobre o retângulo que deseja ajustar e em seguida selecione a ferramenta Dimensionar. Com esta ferramenta selecionada, você poderá ajustar a largura e altura dos retângulos como desejar ou mesmo como na figura acima.

Passo 3.2

4 – Depois de ajustar os retângulos, precisamos agrupá-los. Para isso teremos de selecionar a todos. Segurando a tecla Shift, clique em cada um dos retângulos para fazer uma seleção múltipla. Lembre-se de estar usando a ferramenta Ponteiro para isso.

5 – Agora, com o nosso objeto selecionado, vamos inserir a imagem que escolhemos. Clique no menu Arquivo > Importar (fig 1.4).

Passo 4

6 – Irá surgir uma janela como a da fig 1.5, escolha a imagem e clique no botão Abrir.

Passo 5

Obs.: Coloque o cursor do mouse no começo da tela de desenho do Fireworks e dê um único clique. Isso fará com que a figura seja inserida na tela em seu tamanho original. Em seguida, usando a ferramenta ponteiro, ajuste a sua posição para posicioná-la melhor (fig 1.6).

Passo 6

7 – Após ajustar a imagem, use as teclas de atalho Crtl + X (recortar) para recortar a imagem, deixando-a na area de transferência.

8 – Em seguida, usando a ferramenta ponteiro, selecione todos os retângulos criados, segurando a tecla Shift e clicando em cada um dos retângulos.

9 – Depois de selecionar todos os retângulos, pressione as teclas de atalho Ctrl + G para agrupar os objetos (esse passo é muito importante para a realização do efeito).

10 – Agora que todos os objetos estão selecionados e agrupados, clique no menu Editar > Colar dentro (fig 1.7).

Passo 7

Como você pode observar, neste momento a figura irá aparecer distribuída dentro dos retângulos, criando um interessante mosaico, como você pode conferir na imagem seguinte com o resultado final:

efeito final

Este é o efeito Paste Inside e com ele você poderá dar vida a várias ilustrações para seus trabalhos, sejam eles para web ou para impressão. Logo abaixo, você poderá ver mais alguns exemplos de sua aplicação. Seja criativo, desenhe outras formas, escolha outras combinações, o importante é praticar e pensar em uma utilização criativa e bonita para os seus trabalhos!

Exemplos com Paste inside:

exemplo past inside 3

exemplo past inside

exemplo past inside2

Espero que tenha gostado do efeito. Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos! O seu comentário também é importante para nós, com sua opinião você poderá colaborar com idéias e sugestões para que cada vez mais posts sejam criados com os assuntos que mais gostaram de ver aqui. Até a próxima!

Próximo

Postado por

Tenho 29 anos, fiz vários cursos na área de informática dentre os quais me identifiquei muito com Web Design, em especial a programação que trata a parte do raciocínio lógico por trás de todos os sites e programas, atualmente estou fazendo faculdade de Sistema de Informação e estudando modelagem 3D. Leciono na Microcamp de Praia Grande no curso de Web desde de 2010.

Postagem Relacionada

Como criar fotos coloridas com efeito branco e preto
Como criar fotos coloridas com efeito branco e preto Transformar uma foto colorida em preto