anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Configurando o Serviço de Roteamento no Windows Server 2008

Windows Server 2008 é a solução. Basta configurá-lo, e pronto, ele será um encaminhador de  pacotes, interligando estas redes. Vamos aprender!

Nas versões anteriores do Windows Server, o serviço de roteamento já vinha instalado, nesta versão precisaremos instalar  e ativar, siga as instruções abaixo:

Você pode ir pelo Menu iniciar > Ferramentas Administrativas e entrar na opção de Gerenciamento de Servidores, ou simplesmente tomar  um atalho: Clicar  com Botão Direito no ícone Meu Computador e escolher a opção Gerenciar Servidor:

Escolhida a Opção Gerenciador de Servidores, no canto esquerdo, selecione  funções, clique  em Adicionar  Funções, conforme a figura abaixo:

Aparecerá a tela  do Assistente de Instalação, pode desabilitar  esta exibição, para futuras instalações, fica  a seu critério:

Na tela abaixo, selecionamos Serviços de Acesso e Diretivas de Rede, existe  inúmeros serviços importantes nesta tela, mas  neste momento, o foco será apenas a opção de Roteamento, após a seleção clique em Próximo:

Nesta tela,  apresenta a explicação do que está sendo instalado, após a leitura, pode avançar  através do Botão Próximo:

Após a  a tela  anterior, será mostrada  Assistente para adicionar  funções: Selecionar  Serviços de Função,  com 4 opções, porém, escolheremos apenas a específica  ao tutorial, Serviço de Roteamento e Acesso Remoto. Ao clicar, certifique que as outras duas opções ligadas ao serviço estejam  marcadas: Serviço de Acesso Remoto e Roteamento,  ficará assim após a seleção:

Após  a escolha  do Serviço,  clique no Botão  Instalar:

Aguarde, enquanto o Serviço é Instalado:

Após a Instalação, será apresentada  uma tela informando o sucesso  da aplicação, clique  em fechar:

Com Serviço instalado é preciso configurá-lo.  Agora, volte ao Menu iniciar, Ferramentas  Administrativas, se  sua  instalação foi feita corretamente encontrará o seguinte ícone adicionado: Roteamento e Acesso Remoto, clique duas vezes:

Com a  tela de Roteamento e Acesso Remoto aberta, Localize  o ícone do Servidor disponibilizado no canto, marcado com uma seta  vermelha, indicando estar desativado. Em seguida, clique com o Botão Direito do Mouse e selecione a opção Configurar  e Habilitar Roteamento e Acesso Remoto.

Avance a tela  do Assistente de Configuração:

Após a tela do Assistente de Configuração,  encontrará  vários serviços que serão habilitados de acordo sua necessidade, como nosso foco é apenas o roteamento simples entre redes, escolheremos a opção Configuração Personalizada, avance, conforme a imagem:

Na próxima tela, para  nossa configuração padrão, selecionaremos apenas a última opção Roteamento LAN (Local Área Network).

Por fim, aparecerá a seguinte tela, clique em Concluir:

Clique em Iniciar o Serviço e após a finalização, sua máquina estará pronta com uma solução de  Software para  roteamento de redes.

Agora,  é só fazer as configurações de acordo com a necessidade de seu cenário. Boa configuração! Uma parte  do trabalho já foi concluída, com a nossa  ajuda!

Super fácil e uma ótima solução para sua rede.

DICA: Use Máquinas Virtuais para aplicar seu conhecimento, garantimos,  uma opção muito simples e funcional! 

APRENDA, PRATIQUE E PRODUZA! AGUARDE MAIS UMA DE  NOSSAS POSTAGENS. 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Comandos para instalar Servidores no Debian
  Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje trago alguns comandos para instalar Servidores no Debian!