anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Configurando o Roteador Wireless

Olá galerinha!

Hoje falarei sobre uma dúvida comum entre os usuários domésticos: vamos aprender um pouco mais sobre como configurar o seu Roteador Wireless.

A principal característica que devemos observar em um roteador é quanto a sua marca e modelo, devido a algumas peculiaridades que alguns modelos apresentam em sua configuração básica.

 

Vamos identificar os roteadores wireless?

Exemplos de modelos de roteador:

D-Link

ROTEADOR1

 

 

 

 

Motorola

ROTEADOR2

 

TP-Link

ROTEADOR3

Intelbrás

ROTEADOR4

 

Como configurar em seu computador?

Primeiro passo: Abra seu navegador de internet e na barra de endereço digite o número de IP (Identificação através de números do seu roteador). Normalmente algo como: 192.168.1.1 e pressione enter.

ABC_1 (1)

Nessa página que abrirá no seu navegador, serão exibidos dois campos para preenchimento contendo login e senha, onde o login e a senha deverão ser previamente consultados no site do fabricante.

Alguns modelos fornecem essas informações, junto ao manual do fabricante.

Em seguida abrirá uma página onde iremos especificar as seguintes configurações:

 

Tipo de segurança

WPA (Wi-fi Protected Access) e WPA²

O WPA foi criado para funcionar com todos os adaptadores de rede sem fio, mas talvez não funcione com roteadores ou pontos de acesso antigos.

O WPA2 é mais seguro que o WPA, mas não funcionará com alguns adaptadores de rede antigos. O WPA foi criado para ser usado com um servidor de autenticação 802.1X, que distribui chaves diferentes para cada usuário. Isso é conhecido como WPA-Enterprise ou WPA2-Enterprise. Ele também pode ser usado no modo de chave pré-compartilhada (PSK), onde cada usuário recebe a mesma senha. Isso é conhecido como WPA-Personal ou WPA2-Personal.

 

Wired Equivalent Privacy (WEP)

O WEP é um método de segurança de rede mais antigo que ainda está disponível por aceitar dispositivos antigos, mas que já não é recomendado. Ao habilitar o WEP, você configura uma chave de segurança de rede. Essa chave criptografa as informações que um computador envia para outro computador pela rede. No entanto, a segurança do WEP é relativamente fácil de violar.

 

 

Dica bacana na hora de comprar roteador wireless

Recomendo o uso do WPA2, se possível. Não recomendo o uso do WEP. O WPA e o WPA2 são mais seguros. Se o WPA e o WPA2 não funcionarem, recomendamos a troca do adaptador de rede por um que funcione com WPA e WPA2.

Feito isso, podemos continuar a configuração escolhendo um login e senha para que você possa impedir que usuários indesejáveis tenham acesso a sua rede local e seus arquivos compartilhados na rede.

Vale lembra que devemos criar uma senha que não seja associada a quaisquer informações pessoais como datas comemorativas, e-mails, informações bancariam ou nome de parentes e ou até mesmo o nome do seu bichinho de estimação.

 

Configurando o roteador

Repare que nesta etapa abrirá uma página de carregamento, é nela que o browser se encarrega de levar as informações geradas na sua configuração até os servidores da sua operadora de internet.

Após a mensagem de sucesso, os seus aparelhos já estão prontos se conectar ao seu sinal wi-fi.

 

Autor

Olá! Eu sou o Anderson Flávio, tenho 27 anos, formado em Informática. Dou aulas de Hardware em Jundiaí. Espero que o post tenha ajudado, qualquer dúvida, perguntem aqui nos comentários!

Próximo

Postado por

Sou designer gráfico, e atuo em outras áreas da informática. Professor da Evolutime em Jundiaí, SP.

Postagem Relacionada

Whatsapp
Acesse o Whatsapp e outros aplicativos do celular no PC
Olá galera, boa tarde! Tudo bom com vocês?! Bom, vamos a mais uma #DicadoBlog!!! Imagine