Configurando o Roteador Wireless
Olá galerinha!
Hoje falarei sobre uma dúvida comum entre os usuários domésticos: vamos aprender um pouco mais sobre como configurar o seu Roteador Wireless.
A principal característica que devemos observar em um roteador é quanto a sua marca e modelo, devido a algumas peculiaridades que alguns modelos apresentam em sua configuração básica.
Vamos identificar os roteadores wireless?
Exemplos de modelos de roteador:
D-Link
Motorola
TP-Link
Intelbrás
Como configurar em seu computador?
Primeiro passo: Abra seu navegador de internet e na barra de endereço digite o número de IP (Identificação através de números do seu roteador). Normalmente algo como: 192.168.1.1 e pressione enter.
Nessa página que abrirá no seu navegador, serão exibidos dois campos para preenchimento contendo login e senha, onde o login e a senha deverão ser previamente consultados no site do fabricante.
Alguns modelos fornecem essas informações, junto ao manual do fabricante.
Em seguida abrirá uma página onde iremos especificar as seguintes configurações:
Tipo de segurança
WPA (Wi-fi Protected Access) e WPA²
O WPA foi criado para funcionar com todos os adaptadores de rede sem fio, mas talvez não funcione com roteadores ou pontos de acesso antigos.
O WPA2 é mais seguro que o WPA, mas não funcionará com alguns adaptadores de rede antigos. O WPA foi criado para ser usado com um servidor de autenticação 802.1X, que distribui chaves diferentes para cada usuário. Isso é conhecido como WPA-Enterprise ou WPA2-Enterprise. Ele também pode ser usado no modo de chave pré-compartilhada (PSK), onde cada usuário recebe a mesma senha. Isso é conhecido como WPA-Personal ou WPA2-Personal.
Wired Equivalent Privacy (WEP)
O WEP é um método de segurança de rede mais antigo que ainda está disponível por aceitar dispositivos antigos, mas que já não é recomendado. Ao habilitar o WEP, você configura uma chave de segurança de rede. Essa chave criptografa as informações que um computador envia para outro computador pela rede. No entanto, a segurança do WEP é relativamente fácil de violar.
Dica bacana na hora de comprar roteador wireless
Recomendo o uso do WPA2, se possível. Não recomendo o uso do WEP. O WPA e o WPA2 são mais seguros. Se o WPA e o WPA2 não funcionarem, recomendamos a troca do adaptador de rede por um que funcione com WPA e WPA2.
Feito isso, podemos continuar a configuração escolhendo um login e senha para que você possa impedir que usuários indesejáveis tenham acesso a sua rede local e seus arquivos compartilhados na rede.
Vale lembra que devemos criar uma senha que não seja associada a quaisquer informações pessoais como datas comemorativas, e-mails, informações bancariam ou nome de parentes e ou até mesmo o nome do seu bichinho de estimação.
Configurando o roteador
Repare que nesta etapa abrirá uma página de carregamento, é nela que o browser se encarrega de levar as informações geradas na sua configuração até os servidores da sua operadora de internet.
Após a mensagem de sucesso, os seus aparelhos já estão prontos se conectar ao seu sinal wi-fi.
Autor
Olá! Eu sou o Anderson Flávio, tenho 27 anos, formado em Informática. Dou aulas de Hardware em Jundiaí. Espero que o post tenha ajudado, qualquer dúvida, perguntem aqui nos comentários!