anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

CONECTANDO O VISUAL STUDIO AO BANCO DE DADOS

capa_post

Fala pessoal tudo bem?

Hoje vou mostrar como fazer para conectar seu projeto ao Banco de Dados utilizando o Visual Studio que é a plataforma de desenvolvimento da Microsoft.

Primeiramente tenha instalado o Visual Studio em seu computador, no meu exemplo vou utilizar o Visual Studio 2010, mas pode ser utilizado em outras versões sem problema nenhum, caso não tenha faça o download abaixo.

bt_down

Após ter instalado o Visual Studio, vamos começar nosso trabalho.

Primeiro abra o Visual Studio e crie um Novo Projeto (New Project se estiver utilizando a versão em inglês do software).

1

É muito importante ter o Net Framework instalado em seu computador, pois existem várias versões deste software e caso você inicie o projeto utilizando a versão incompatível à versão instalada em seu computador você pode não conseguir compilar seu software, se necessário altere a versão na criação do projeto no exemplo vou criar com a versão 3.5.

Vou criar um projeto com as seguintes características, vou utilizar o Visual C# Windows Form Application.

2Após ter configurado seu projeto e clicado em OK, estaremos na área de trabalho do Visual Studio, você perceberá que esta tela é cheia de recursos, temos toolbox a esquerda, área de desenvolvimento ao centro e propriedades à direita.

3Agora vamos no menu View e clique na opção server explorer. Esta opção fará com que abra a tela de configuração de conexão com o Banco de Dados.

4O Server Explorer estará agora disponível no menu esquerdo do Visual Studio facilitando a conexão de uma nova base de dados.

5Agora vamos clicar com o botão direito do mouse em Data Connections e clique em Add Connection com isso vai aparecer uma nova janela Choose Data Source, no nosso exemplo vou conectar nosso projeto a um banco de dados Access.

6Após ter selecionado e clicado em continuar, deveremos selecionar o banco de dados. Para isso precisamos clicar em Browse, localizar e selecionar nosso Banco de Dados, caso você opte por utilizar um Banco de Dados que possua usuário e senha não esqueça de informa-los.

7Após este procedimento clique em OK, você verá que os dados estão disponíveis no painel do Data Connections.

8

Bom pessoal espero que tenham gostado do tutorial, em um próximo POST vou mostrar como fazer os INSERT do Banco de Dados e também os SELECT que são os cadastros e consultas, então até o próximo POST.

Não esqueçam de curtir e comentar no fim da página.

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!

Postagem Relacionada

Testando Comandos SQL sem servidor instalado
Salve galera, hoje vou ensinar como testar comandos SQL sem ter que instalar nenhum servidor,