anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Computadores Zumbi – Saiba mais sobre isso.

Neste post irei comentar sobre uma ameaça aos computadores conectados na internet que está deixando os principais investigadores de segurança preocupados. Na internet circula um programa chamado Botnets. Este software consegue contaminar a máquina em, no máximo, cinco minutos e isto não é o suficiente, ele ainda elimina o vírus concorrente.

capa-zumbi

O que é?

É um software automatizado que fica oculto na internet, ele consegue assumir remotamente o comando sobre o computador e o transforma em uma maquina “zumbi”, essas maquinas ficam reunidas em um sistema chamado botnets. Os computadores ficam conectados uns aos outros em uma corrente de cyber-robôs que coordenam programas automatizados para o envio da maioria dos spams, busca ilegal de informações financeiras e instalação de softwares maliciosos em outros computadores.

Richie Lai, especialista e membro da equipe de segurança na internet da Microsoft, disse que o tempo médio para a infecção é de menos de cinco minutos e hoje em dia é o maior problema da internet. Para os Hackers, isto se tornou um grande negócio.

 

Segurança

segurancao

Para se proteger é necessário ter um firewall instalado no computador mas nada é 100% seguro. Para segurança, os especialistas recomendam também um software da Microsoft, chamado Malicious Software Removal Tool que procura possíveis infecções e, para uso, é necessária a atualização do sistema operacional.

Eles vêm evoluindo cada vez mais. Os ataques botnets tem seus próprios antivírus e, com isso, conseguem remover outros softwares maliciosos, algumas vezes entrando na maquina e acessando o Windows Update para poder defender seu servidor de outras possíveis  invasões.

 

Armadilhas

armadilha

A Microsoft desenvolveu uma armadilha chamada “Pão de mel” que se trata de um programa que detecta softwares maliciosos. É um sistema chamado de Ferramenta de Monitoramento e Análise de Botnets. Ele está instalado no campus da Microsoft em diversos servidores conectados a internet e serve para mascarar sua localização e possibilita a implantação de sensores de software por todo o mundo. O servidor consegue capturar as evidências digitais que precisam ser documentadas tão cuidadosamente quanto provas numa cena de crime.

Espero que tenham gostado. Até uma próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Computador lento? Pode ser o seu Windows!
Porque o computador fica lento? #Coisa mais chata é quando nosso #computador fica lento, ninguém merece