anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Computação em nuvem: vantagens e desvantagens

A Computação em Nuvem, com suas funcionalidades vai apresentando novas opções de utilizar o computador e a internet. Pensando em suas futuras aplicações, iremos apresentar um pouco mais sobre os conceitos, opções de utilização e proporcionar conhecimento suficiente para você também optar por andar nas nuvens.

O Conceito

Quando falamos de computação nas nuvens, estamos nos referindo a dados e aplicativos que rodam diretamente da web e por isso podem ser acessados a qualquer momento de qualquer lugar do mundo: basta uma boa conexão com a internet para desfrutar da computação nas nuvens.

No Brasil, a computação nas nuvens já é muito utilizada por diversas empresas, inclusive uma das empresas que trabalha com a locação de servidores Cloud Computing é a “Locaweb”,  oferece o serviço a partir de R$ 99,00, por mês, os planos são diferenciados de acordo com capacidade de armazenamento de dados e tráfego mensal. Esse  tipo de serviço está garantindo maior  número de  usuários e empresas interessadas, todos  pensando em redução de  custos  e acessibilidade de  informações.
E o Google? Sua  fortaleza nas nuvens, um império que  já vem conquistando  inúmeros  seguidores aqui no Brasil e no mundo!!

A Nuvem e o Google

A Google é uma das empresas que mais investe em computação nas nuvens, pois há muito tempo vem oferecendo esta tecnologia a seus usuários, vamos pensar, geralmente quando ouvimos o nome Google, logo nos vem a cabeça “pesquisa”, mas se fizermos uma análise mais detalhada no Google encontramos o Gmail, Maps, Docs, Apps, Talk e muito mais.

• Gmail – Talvez nem todas as pessoas que tem um email do Gmail saibam, mas possuem acesso à diversos serviços do Google, verifique a seleção da imagem abaixo, temos um exemplo de alguns serviços que podemos desfrutar.

• Docs – Você não tem Word, Excel, Power Point ou outros aplicativos do Office? Não tem problema, com o Google Docs você tem tudo isso, e o melhor,  sem gastos com licença de  uso. Abaixo um exemplo do Spreadsheet ou Gerenciador de Planilha Eletrônica do Google.
Outra grande aposta do Google é o Google Drive, um HD Virtual, que foi lançado recentemente e conta com 5 GB de espaço gratuito para armazenamento de dados, o serviço é muito semelhante ao SkyDrive da Microsoft, e a Google possue espaço de armazenamento que supera 1 TB de espaço.

Microsoft nas Nuvens

Não poderíamos deixar de mencionar a Microsoft com os já conhecidos Messenger que possui além da versão instalada no computador a versão online dentro do próprio Hotmail e outro muito conhecido é o já citado SkyDrive, outro Hd Virtual que oferece 7 GB de espaço para armazenamento gratuito, você deve estar íntimo com essas  ferramentas, isso é computação nas  nuvens – e vai ser uma mão na roda!
Compreendeu agora  a nossa preocupação de informar sobre essas  maravilhas nas nuvens?! Abaixo apresentamos  as  vantagens e as  desvantagens, confira: 

Vantagens

• Disponibilidade O usuário poderá acessar aplicações e dados de qualquer lugar e a qualquer hora.
• Escalabilidade – O usuário pode, a qualquer momento, aumentar ou diminuir os recursos alocados (memória, processamento e espaço de armazenamento) de acordo com suas necessidades.
• Economia – O usuário diminuirá seus gastos como por exemplo: infra-estrutura, equipamentos, licenças de uso de software, energia elétrica e manutenção de equipamentos.

Desvantagens

• Sendo a computação em nuvem uma forma de centralizar aplicações e armazenar dados, há uma grande preocupação no que diz respeito à segurança e privacidade. Ao utilizar o sistema, o usuário entrega seus dados e informações importantes aos cuidados de outra empresa, o que para muitos é uma questão bastante complicada, causa uma sensação de vulnerabilidade.

• A privacidade pode ser comprometida já que um cliente pode se logar de qualquer local e acessar aplicações. Para este fim, as empresas que fornecem os serviços da computação em nuvem estudam uma forma de proteção, como técnicas de autenticação (usuário e senha); outra forma é empregar um formato de autorização por níveis de permissões, onde cada usuário acessa somente o que lhe é permitido.

Pronto, tornou-se especialista no assunto, agora  não perca tempo, escolha  sua  melhor nuvem e  reserve o seu lugar no céu!!!

Falando mais sobre o assunto:

Matéria exibida no Jornal da Globo sobre Computação nas Nuvens:

Bom galera espero que gostem,  próximo Post  será sobre como utilizar o Google Docs. Não percam!

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display