Compartilhando arquivos entre máquina virtual e real – VirtualBox
Atualmente, tem se tornado muito comum o uso de máquinas virtuais não só em empresas mas também nas residências, principalmente para testar novos sistemas e softwares. Muitos como eu, fazem uso disso para trabalho e usam portanto um sistema virtual no dia a dia. Pensando nisso vou postar uma dica bem legal de como compartilhar arquivos entre sua máquina física e a virtual.
Nesse exemplo, eu tenho ambas as máquinas com o Windows 7.
VAMOS A PRÁTICA
Antes de mais nada devemos instalar em nossa máquina virtual um pacote de “drives” que nos fornece entre outras coisas a possibilidade de compartilhar arquivos entre as máquinas física e virtual.
Para realizar a instalação siga os seguintes procedimentos:
Com o sistema carregado, clique no menu Dispositivo da máquina virtual, depois clique em Instalar adicionais para convidado.
Aguarde alguns segundos e a janela de execução será aberta, clique em executar.
Proceda com a instalação normalmente como um programa qualquer e após finalizar reinicie a máquina clicando em finish deixando a opção Reboot now habilitada na janela a seguir.
Após reiniciar o PC, vamos compartilhar os arquivos entre as máquinas.
COMPARTILHANDO ARQUIVOS
Na máquina física crie uma pasta na área de trabalho com o nome de teste.
Coloque alguns arquivos dentro (não é obrigatório para o compartilhamento funcionar).
Agora vamos na máquina virtual, clique no menu Dispositivos, pastas compartilhadas.
Na janela a seguir, habilite a opção MONTAR AUTOMATICAMENTE e TORNAR PERMANENTE.
Clique na pastinha com o sinal de + e depois clique na seta de CAMINHO DA PASTA.
Escolha a pasta teste que criamos na área de trabalho, depois dê OK nas 3 janelas.
ACESSANDO COMPARTILHAMENTO
Pronto o compartilhamento está criado, para acessá-lo na máquina virtual, vá até o menu iniciar, computador e clique em rede, se sua máquina estiver com a descoberta de rede desativada clique na mensagem que aparecer no topo e depois em ativar descoberta de rede, na próxima janela clique em sim.
Caso já esteja com a descoberta de rede ativada, note que estará disponível a pasta compartilhada na opção de rede.
Para que o compartilhamento fique disponível como um drive de armazenamento, vamos mapeá-lo como uma unidade de rede.
Clique no menu iniciar da máquina virtual, computador, depois clique em mapear unidade de rede no canto superior.
Na janela que aparecer clique em procurar e escolha a pasta da rede. Deixe habilitado a opção Reconecta-se no próximo logon, assim o compartilhamento estará sempre disponível.
Clique em ok e concluir e veja que agora a pasta estará disponível como uma unidade de rede:
É isso. Bem fácil não?!
O procedimento para o virtual PC é semelhante, mas se tiver alguma dúvida, basta deixa-lá no comentário.
Abraço.