anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como usar o Office da Microsoft no Ubuntu

Fala pessoal, hoje vou mostrar como instalar o pacote office da microsoft e antes que os fãs de softwares livres me critiquem, devo salientar que também uso software livre, como o libre office, porém devo admitir que alguns recursos presentes na suite da microsoft são superiores (minha opinião). Quem usa muito o Excel, por exemplo, nota isso no dia a dia. De todo modo essa dica vai para aqueles que precisam de alguma forma da suite da MS em seu sistema, seja por gosto ou necessidade, ok?!

Antes de começarmos, um aviso: Não é possível (só conheço essa forma) instalar a versão 2013 no linux, pois a biblioteca do Wine (software utilizado a seguir) ainda não o suporta. Então vamos instalar a versão 2010, certo.

Vamos lá.

Primeiro é necessário instalar o software já mencionado acima, chamado Wine. Você pode conhecê-lo melhor, clicando aqui.Uma forma simples de fazê-lo é instalando o PlayOnLinux que de certa forma faz o mesmo que o Wine, contudo de forma mais simples.

Segundo: É necessário ter o Instalador (CD/DVD ou Imagem iso) do Office 2010 na dica 1

DICA 1  – Instalando Office 2010 usando o PlayOnLinux

Faça o download da versão atual (4.2.4)  aqui e dê um duplo clique para abrir com a central de programas do ubuntu.

Após realizar a instalação procure-o no “menu iniciar” do ubuntu.

4

Ao abri-lo clique em instalar e depois escolha Escritório. Procure pelo Office desejado (neste caso o Office 2010) e depois clique em Instalar.

5

Nesta janela apenas clique em avançar.

6

Aqui será solicitado o local com o instalador do pacote office. Você pode escolher entre um arquivo no computador ou numa mídia (CD), vou usar a primeira opção.

8

Agora clique em navegar e escolha o executável…

9

Depois de abrir o executável, clique em avançar e aguarde (isso pode demorar bastante, dependendo de sua conexão com a internet) enquanto o baixa todos as dependências necessárias para rodar o office.

10

Em seguida aceite o contrato de licenças, clique em Continuar e aguarde a instalação ser concluída.

11

Nessa janela você pode optar pela opção Personalizada caso deseje escolher quais programas deseja instalar (word, excel…)

No meu caso, vou clicar em Instalar agora.

12

Espere a instalação ser concluída e pronto, agora é só usufruir, veja:

13

DICA 2 – Instalando atalhos do Aplicativos online do Office 360

Essa dica é para aqueles que usam o office esporadicamente e certamente tem uma conexão ativa de internet. Se você não conhece esse projeto da Microsoft, clique aqui, o interessante é Gratuito rsrs.

Bom, para usá-los no ubuntu é óbvio que bastaria acessar o link mencionado anteriormente e usar, mas vamos facilitar a vida e criar atalhos em nosso ambiente.

Faça o Download desse arquivo .deb (desenvolvido por Dejan Petrovic), execute pela central de programas (basta dar um duplo clique).

2

Após instalado procure por Microsoft no iniciar do Ubuntu:

7

 

É isso ai pessoal. Fiquem ligados nas dicas que virão.

Abraço.

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Linux Samba – INSTALAÇÃO
  Olá! Hoje vou ensinar a instalar o Samba no Linux. O Samba pode ser