anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como usar o efeito Powerclip no Corel Draw


capa

Você já ouviu falar da ferramenta Powerclip do Corel Draw? Ela é o equivalente ao efeito de máscara nos programas da Adobe, isto é, um efeito que permite inserir um objeto dentro de outro. Se você pensa que é um recurso difícil de obter, engana-se: vamos mostrar para você esse ótimo efeito em poucos passos!

Olá, amigo leitor. Se você acompanha futebol e as notícias em jornais brasileiros, sabe que a Copa do Mundo de Futebol de 2014 será no Brasil. Mesmo que ainda falte um ano para o início desse que é maior evento do futebol mundial, teremos um outro evento que servirá como ensaio para 2014: a Copa das Confederações, que começa mais precisamente nesse próximo sábado. Pensando nisso, que tal criarmos um texto com efeito de preenchimento usando a bandeira da sua seleção do coração? Para isso usaremos o Programa CorelDraw e a ferramenta  conhecida como Powerclip.

Como mencionei na introdução acima, a ferramenta Powerclip insere uma imagem, seja bitmap ou vetor, dentro de outra (mas atenção: é necessário que o objeto que será o container seja um vetor, ok?).

Para o nosso tutorial, iremos criar a palavra “Brasil” com a imagem da bandeira brasileira inserida dentro dela. Vamos ao passo-a-passo:

1) Primeiramente, você vai precisar da imagem da bandeira do Brasil que deseja utilizar. Caso queira utilizar outra imagem, fique a vontade para experimentar. Você pode procurar uma imagem no Google ou mesmo usar uma salva em seu computador. Mas para que o resultado fique satisfatório, escolha uma imagem com tamanho grande, com boa qualidade, certo?

 Imagem bandeira

2) Inicie o programa e abra um arquivo Novo. Na tela de abertura, selecione “Novo documento em Branco” ou use o atalho Control+N para isso.

Novo documento

3) Em seguida, aparecerá uma janela, onde utilizaremos as configurações padrão do programa (tamanho A4, CMYK, resolução de 300 dpi, modo de visualização aprimorado) e clique em Ok.

Configurações

4) Com o novo documento aberto, clicaremos na opção Paisagem para deixar a nossa folha de desenho mais adequada ao trabalho que iremos realizar.

Modo Paisagem

5) Logo após ajeitar a posição da folha, clique no menu Arquivo, escolha a opção Importar (ou use o atalho Control+i), para inserir a imagem da bandeira na área de trabalho. Selecione a imagem que escolheu e na sequência, arraste o cursor do mouse na área de trabalho no tamanho desejado (é interessante deixa-la com um bom tamanho, ocupando boa parte da folha).

Importar

Importar 2

Importar 3

6) Com a imagem devidamente importada diretamente para a área de trabalho, clique na ferramenta Texto, localizada na Barra de Ferramentas Lateral do programa, como vê na imagem a seguir:

Ferramenta texto

7) Você vai precisar modificar o tipo de fonte e seu tamanho. As opções aparecerão na barra de ferramentas flutuante do programa, assim que selecionar a ferramenta texto. Para esse tutorial, utilizei a fonte Blackoak Std, no tamanho aproximadamente 115 (mas o tamanho também depende da palavra que irá escrever, certo?).

Texto Brasil

8) Clique em cima da imagem da bandeira e digite a palavra que deseja (atenção: CLIQUE, e NÃO ARRASTE a ferramenta Texto. Se arrastar irá criar uma Caixa de Texto e terá dificuldades com os próximos passos, certo?). Eu utilizei a palavra Brasil, por motivos óbvios.

9) Deste modo, o texto pode não ter ficado totalmente preenchido, então clicaremos em cima da palavra apenas uma vez. Dessa maneira aparecerão pequenos quadrados ao redor do texto, indicando que ele está selecionado. Clicando nas caixas de seleção, você pode aumentar a altura ou a largura para o tamanho desejado.

Texto Brasil esticado

10) Agora, muita atenção: clique na Imagem de fundo (a imagem da bandeira), deixando-a selecionada. Depois, clique no Menu Efeitos, na opção Powerclip e escolha “Colocar em Recipiente”. Você vai observar que o cursor do Mouse se transformará em uma seta.

Power clip recipiente

11) Utilize a seta para clicar diretamente no texto que escreveu em cima da bandeira, e ela receberá automaticamente a imagem de fundo selecionada. Perceba que a palavra recebeu o preenchimento da imagem da bandeira, criando um efeito de texto personalizado.

Power clip final

Você pode realizar este efeito com outros tipos de imagens e texturas também, de acordo com sua criatividade, para desenvolver textos personalizados e desenhos complexos no CorelDraw. A imaginação é o limite!

Espero que tenham gostado! Não se esqueçam de deixar seu comentário sobre o tutorial, dê o seu curtir e compartilhe com os amigos nas redes sociais e… até o próximo post!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Criando uma Maçã no CorelDRAW
Já se imaginou criando uma maçã no computador? Não? Então hoje, você irá aprender nesse tutorial