anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como trabalhar com PHP no servidor IIS da Microsoft

capa do post php no iis

Se você tem alguma experiência na criação de páginas para internet,  já deve saber que os servidores desempenham um papel especial em aplicações web, em especial as linguagens PHP e ASP. E já deve estar ciente que para testar suas programações ou criar aplicações dinâmicas nestas linguagens, necessita de um servidor web, como o próprio PHP, é claro e o Apache. Você pode instalá-los individualmente, em separado ou usar pacotes pré-configurados, como WAMP, XAMPP ou EASY PHP, de forma simples e com apenas alguns cliques. Já no caso do ASP, o concorrente do PHP, você deve utilizar o servidor IIS, especialmente designado para Active Server Pages. Uma das vantagens do IIS, como mencionado, é o fato dele já vir pré instalado no seu computador (se você estiver utilizando sistema operacional Windows, é claro). Mas e quanto as pessoas que desejam armazenar suas páginas em PHP no IIS? Diferentemente do que muita gente imagina, é totalmente possível testar aplicações PHP em servidores IIS. Quer aprender como? Siga o tutorial a seguir!

O que é IIS?

IIS  significa Internet Information Service (Serviço de Informações da Internet em português) e é um servidor web criado pela Microsoft. Inicialmente desenvolvido para plataformas de sistemas operacionais para servidores, o IIS agora pode ser ativado no Windows 7 e 8.

Como instalar o IIS?

Para iniciar a instalação do recurso, o procedimento é bem simples. Abra o Painel de Controle do Windows e clique na opção Programas.

Imagem 01 – Opção Programas no Painel de Controle.

Imagem 01 – Opção Programas no Painel de Controle.

Após clicar em Programas uma nova janela será aberta. Agora clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows” e na janela que aparecerá a seguir  marque a opção “Internet Information Service” para versões em Inglês do Windows ou “Serviços de Informações da Internet” em português:

Imagem 02 – Habilitando o IIS

Imagem 02 – Habilitando o IIS

Ao clicar em OK, aguarde a conclusão da instalação. Pode ser necessário reiniciar o computador.

Imagem 03 – Instalação Concluída

Imagem 03 – Instalação Concluída

Neste ponto, já teríamos um servidor pronto para testar páginas que utilizam programação em ASP.  Para poder utiliza-lo também para documentos em PHP, é necessário apenas baixar um arquivo no site da Microsoft no link a seguir:  http://www.microsoft.com/web/platform/phponwindows.aspx

Após clicar nesse link, uma página do site da Microsoft será aberta. Clique na opção Install 5.3.5.

Imagem 04 – Instalando o PHP 5.3.5

Imagem 04 – Instalando o PHP 5.3.5

 Na próxima etapa, clique em Install Now (instalar agora).

Imagem 05 – Instalando a plataforma Web PHP.

Imagem 05 – Instalando a plataforma Web PHP.

O processo de instalação é bem simples: basta clicar em Executar e aguardar o processo se completar.

Imagem 06 – Instalando o PHP

Imagem 06 – Instalando o PHP

Após a execução nenhum arquivo será exibido, mas você poderá localizar o recurso instalado no Menu Iniciar > Programas, com o nome de Web Plataform Installer. Clique neste item e em seguida em Install.

Imagem 07 – Instalando a plataforma Web.

Imagem 07 – Instalando a plataforma Web.

Agora, prossiga com a instalação do software. Lembre-se de aceitar os Termos de Licença de Uso do software para seguir com a instalação.

Imagem 08 – Instalando o PHP para IIS

Imagem 08 – Instalando o PHP para IIS

A pasta contendo os arquivos padrão do servidor estarão localizadas em C:inetpubwwwroot

Imagem 09 – Pasta dos arquivos do servidor.

Imagem 09 – Pasta dos arquivos do servidor.

Dentro da pasta você encontrará dois arquivos: um é o arquivo em html que mostra a imagem que também está na pasta. Para testarmos o PHP no IIS e ver se tudo está funcionando, devemos criar um arquivo padrão bem simples. No exemplo a seguir, criaremos um documento utilizando o bloco de notas mesmo, mas se desejar pode utilizar o Dreamweaver, Notepad++ ou um editor de sua preferência.

Em seu editor de códigos, digite os seguintes comandos:

<?php
phpinfo();
?>
Imagem 10 – Não esqueça de salvar o arquivo com a extensão .php

Imagem 10 – Não esqueça de salvar o arquivo com a extensão .php

Após salvar o arquivo acima, abra seu navegador favorito e digite o endereço http://localhost ou http://127.0.0.1 que representa seu endereço de host local. Você verá a página com as configurações do PHP. Isso significa que todo o seu trabalho deu certo, o PHP está funcionando e pronto para usar!

Imagem 11 – Abrindo o site local

Imagem 11 – Abrindo o site local

Agora você já pode praticar PHP sem a necessidade de instalar um programa que faça o papel de servidor como Wamp Server ou Xampp! Simples, não é mesmo?

Espero que tenha gostado do post… Não esqueça de comentar no final da página dizendo o que achou e se conseguiu realizar o tutorial.  Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Manipulando cookies em ASP
Este tutorial mostrará como criar uma página em ASP que utilize Cookies de navegador para