anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como tirar uma boa foto: entenda os megapixels, ISO e muito mais

E aí galera, BELEZINHA? Hoje nós vamos falar de um tema que gera muito interesse por amantes de fotografia.

 

Afinal, qual é a influência dos MEGAPIXELS numa foto?

Ele é o principal fator para fazer de uma foto A MELHOR FOTO?

Ou será que temos outros elementos que são fundamentais quando vamos tirar aquela foto?

Enfim, vamos descobrir, juntos…

O que são pixels?

Antes de começar, precisamos saber primeiramente o que os pixels.

Pixels são a menor parte de uma imagem, ou seja, são bem pequenas.

pixel

Pixels!

 

37878

Pixels de novo!

Na imagem acima, nós temos um exemplo bem claro do que são os pixels, isso também acontece quando nós esticamos uma foto, fazendo com que os pixels sejam revelados na foto.

 

Ok, sabemos o que é pixel, mas o que são os MEGAPIXELS?

Megapixels é a quantidade de pixels que um produto consegue captar, ou seja, quantos minúsculos pontos uma câmera ou smartphone consegue captar.

O megapixel é um fator importante para a resolução da foto, afinal, pois é ele quem determina a quantidade de pixels numa imagem. Porém ele não é o principal… falaremos sobre isto mais à frente!

 

Tabela de Resolução

Para saber a quantidade de pixels que haverá na foto, basta multiplicar os dois números.

 

QVGA (0.07mp): 320 x 240 4mp: 2304 x 1728
CIF(0.1mp): 352 x 288 5mp: 2592 x 1944
VGA (0.3mp): 640 x 480 6mp: 2816 x 2112
SVGA (0.5mp): 800 x 600 7mp: 3072 x 2304
1mp: 1152 x 864 8mp: 3264 x 2448
1.2mp: 1280 x 960 10mp: 3648 x 2736
1.3mp: 1280 x 1024 12mp: 4000 x 3000
2mp: 1600 x 1200 13mp: 4208 x 3120
3mp: 2048 x 1536 (e por aí vai…)

Por exemplo: quando a sua câmera é de 2mp, quer dizer que na imagem a qual você capturar, terá mais de 2 milhões de pixels. Mas isso não interfere diretamente na qualidade, pois quanto maior o número de pixels, maior será a foto e maior a capacidade de ampliação sem perda de definição, ou seja, a influência será maior na resolução, e não na qualidade propriamente dita.

Ok! E o que interfere diretamente na qualidade da foto?

Temos diversos fatores que interferem diretamente na qualidade da foto, mas hoje vamos falar somente sobre três fatores: ISO, Velocidade do obturador e Abertura de lente.

abertura-lentes-triangulo-exposicao

ISO

O ISO (ou velocidade ISO) é a sensibilidade que a câmera tem de capturar a luz, sendo assim, o ISO é um dos 3 pilares da fotografia. Quando menor o ISO, menor a sensibilidade a luz. Os valores de ISO (ou ISO SPEED) são dobrados a cada aumento, seguindo esta escala: 100, 200, 400, 800, 1600…  Podendo chegar até 102400!

Granulação-ISO

Porém devemos lembrar-nos que quanto maior o valor da ISO, maior quantidade de ruído teremos na foto. Então, não abuse do uso da ISO, somente quando necessário ou quando o ambiente estiver muito escuro, porém temos outros elementos que ajudarão neste quesito.

Velocidade do obturador

Então, nos deparamos com o Obturador. Este elemento serve para controlar o tempo de entrada de luz, ou seja, funciona como uma cortina na câmera. Os valores podem variar de 1/3200 segundos até 30 segundos, ou seja, quanto mais rápida for tirada a foto, menor será a quantidade de luz e mais fixa será a imagem.

1200px-Shutter_speed_in_Greenwich

Velocidade do obturador ligado diretamente com a luz.

escola-focus-variação-velocidade

Velocidade do Obturador ligado diretamente à estabilidade da imagem.

Podemos ver claramente que a velocidade do Obturador pelo influenciar tanto na questão da estabilização de imagem como na questão da luz, sendo assim, um elemento demasiadamente importante na hora de capturar uma foto. Então faça uma boa escolha.

Abertura de lente (ou diafragma)

Aí chegamos nela, a Abertura. Este elemento nada mais, nada menos, é um dos elementos mais importantes (senão O elemento mais importante) na hora de captar uma imagem. Ele é o outro elemento de define a entrada de luz (além do Obturador) e também é quem define a profundidade de campo, ou seja, lembramos do FOCO! Ele é quem define a questão de foco, seja num objeto próximo ou objeto de 3º plano. Os valores vão de f/1 até f/64, ou seja, quanto menor o número, maior a abertura da lente, maior a entrada de luz e menor a profundidade de campo (o foco será num objeto próximo).

158_f_03

158_f_10

Abertura da lente (diafragma) ligado diretamente com a luz.

 

158_f_02

f/16 Vemos que o foco está no primeiro plano, porém já há uma relação com o terceiro plano.

 

158_f_01

f/5,6 Vemos que o foco nesta imagem fica tão somente no primeiro plano e o terceiro plano já não aparece com tanta influência na imagem.

 

diafragma

Breve resumo sobre abertura!

Conclusão

Os megapixels NÃO são fatores determinantes para que tenhamos uma ótima qualidade numa foto, porém tem sua influência indiretamente falando. Os megapixels tão somente irão definir o tamanho de sua imagem e o quanto você poderá ampliá-la na impressão sem que haja quaisquer distorções. O que vai interferir diretamente são os 3 elementos principais: ISO, Velocidade do Obturador e Abertura da Lente.

 

ISO, Velocidade do Obturador e Abertura da Lente: não se esqueça destas 3 palavras, hein?

 

Então, quando for comprar uma câmera ou até mesmo um smartphone, fique de olho em outros atributos, e não somente na quantidade de megapixels que a mesma pode te oferecer. Assim, você não terá frustrações quanto ao que comprou.


Texto elaborado pela Coordenação de Taboão da Serra.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

1
Tatuagem no Photoshop
Quem nunca quis uma tatuagem? Seja ela tribal, daquelas que riscam o corpo inteiro, ou mais