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Procurando emprego? Como ter um bom currículo?

Todos nós sabemos, que a procura de um emprego (principalmente quando é o PRIMEIRO) é muito difícil. Pense bem, você entregaria o seu mais precioso bem ao um desconhecido? Provavelmente a resposta foi NÃO. Então para ajudar a todos que buscam essa oportunidade aqui vão algumas dicas para estruturar o seu currículo, este que é a porta de entrada para uma empresa. Será utilizado no exemplo a seguir o MS Word 2010.

1º PASSO: o cabeçalho.      
Deve conter informações pessoais, como o nome (no topo da página e mais VISÍVEL), sexo, estado civil, endereço e formas de contato (telefone, celular e-mail);

cabeçalho_informações

 

CONFIGURAÇÃO

Todas as nossas configurações serão feitas na guia PÁGINA INICIAL, subgrupo FONTE e PARÁGRAFO.

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CONFIGURAÇÃO:

NOME: fonte (Times New Roman), tamanho (24) e efeitos (negrito e itálico)
INFORMAÇÕES: fonte (Times New Roman), tamanho (12) e espaçamento (1,0). Efeitos (negrito e itálico) apenas nos destaques como: Nº, Cidade, Cep, etc.

RESULTADO:

3

 

2º PASSO: o Objetivo.
Deve ser escrito com clareza, tanto a ÁREA desejada como a VAGA/CARGO em questão. Você também pode colocar um objetivo futuro (cargos almejados).

CONFIGURAÇÃO:
OBJETIVO: fonte(Times New Roman), tamanho (12), efeitos (negrito e itálico) e Alinhado à Esquerda.
TEXTO: fonte(Times New Roman), tamanho (12) e Alinhado à Esquerda.

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3º PASSO: a Formação Acadêmica.

Coloque o nome da instituição de ensino, o nome do curso realizado, a duração. Se ainda estiver cursando, coloque a data prevista do termino e “cursando”  ao final. Observação: coloque no máximo duas ou três instituições de ensino).

CONFIGURAÇÃO:
FORMAÇÃO ACADÊMICA: fonte(Times New Roman), tamanho (12), efeitos (negrito e itálico) e Alinhado à Esquerda.
TEXTO: fonte(Times New Roman), tamanho (12), Espaçamento (1,0)  e Alinhado à Esquerda (com recuo).

Para configurar o RECUO arraste o recuo à esquerda 1 cm para a direita, como mostra a imagem:

recuo_tabulação

Depois em toda configuração que estiver RECUO é só selecionar o texto e fazer o mesmo procedimento.

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4º PASSO: os Cursos (experiências no exterior)
Você deve informar o idioma conhecido e o nível, bem como a ESCOLA, a DURAÇÃO e o ANO de conclusão. Observação: é necessário a sinceridade nesse momento, pois você pode ser surpreendido na entrevista.

CONFIGURAÇÃO:
CURSOS: fonte(Times New Roman), tamanho (12), efeitos (negrito e itálico) e Alinhado à Esquerda.
TEXTO: fonte(Times New Roman), tamanho (12), Espaçamento (1,5)  e Alinhado à Esquerda (com recuo).

Já para configurar o ESPAÇAMENTO, você deve selecionar os parágrafos desejados, no exemplo abaixo serão três parágrafos:

6

Ir na guia PÁGINA INICIAL, subgrupo PARÁGRAFO na opção: Espaçamento de Linha e Parágrafo e selecione a opção:

espaçamento

 

5º PASSO: a Experiência Profissional
Descrever as experiências passadas, nome da empresa, função(ões) desempenhada(s) e ano de entrada e saída. Observação: o motivo da saída é algo que deve ser dito na entrevista e as se perguntado pelo entrevistador. Coloque no máximo os 3 últimos empregos, ou os 3 referentes aquela vaga almejada.

CONFIGURAÇÃO:
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: fonte (Times New Roman), tamanho (12), efeitos (negrito e itálico) e Alinhado à Esquerda.
TEXTO: fonte (Times New Roman), tamanho (12), Espaçamento (1,0)  e Alinhado à Esquerda (com recuo).

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6º PASSO: as Informações Adicionais
Descrever as tecnologias conhecidas como também as habilidades, se possui alguma menção honrosa dada pela instituição de ensino, ou por grandes projetos em empresas trabalhadas. E também a disponibilidade de mudança de endereço e viagens.

CONFIGURAÇÃO:
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: fonte(Times New Roman), tamanho (12), efeitos (negrito e itálico) e Alinhado à Esquerda.
TEXTO: fonte (Times New Roman), tamanho (12), Espaçamento (1,5)  e Alinhado à Esquerda (com recuo).

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RESULTADO FINAL

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DICAS PARA O SEU CURRÍCULO:

  • Ter no máximo duas folhas.
  • Não deve conter informações falsas (Exemplo: Inglês Fluente, Cursos não existentes, etc.).
  • Não ter informações desnecessárias (Exemplo: se você colocou o Ensino Superior, é claro que você possui o Ensino Fundamental).
  • Não utilizar fontes ilegíveis, nem cores extravagantes.
  • Não coloque os seus documentos pessoais. (Exemplo: RG, CPF).

 

Boa Sorte nessa sua procura!

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