anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como selecionar cabelos no Photoshop

Seleção de cabelos no photoshop

São grandes as chances do trabalho não sair do jeito que deseja. Impossível? Não. Com este tutorial, vou mostrar para vocês o melhor método para fazer uma seleção perfeita dos cabelos em uma foto.

Laço magnético, Laço Poligonal, Varinha mágica, máscara rápida… São muitos os métodos de seleção que podemos usar no Photoshop. Todos bons, mas também imperfeitos, afinal o programa é só uma ferramenta, certo? Tudo sempre vai depender da sua habilidade na hora em que for manipular essas mesmas ferramentas. Com tantas opções, já me deparei ao longo desses anos com vários tutoriais sobre recorte de cabelos. Este que vou mostrar a seguir é o meu preferido, nele uso os Canais de cor para fazer uma seleção na imagem. De todos os métodos que já testei, este é ainda o que mais gosto, pois é o que tem o melhor resultado.

O que são os canais de Cor? E os canais Alfa?

Os canais de informação de cor são criados automaticamente quando uma imagem é aberta. O modo de cores da imagem é o que determina o número de canais de cores criados. Por exemplo, uma imagem RGB tem um canal para cada cor (vermelho, verde e azul) e um canal de composição usado para editar a imagem.

Canais de cor no Photoshop

Já os chamados Canais Alfa, armazenam seleções como imagens em tons de cinza. Podemos adicionar Canais Alfa para criar e armazenar máscaras, que permitem manipular e proteger partes de uma imagem.

A imagem que usaremos como base neste tutorial você pode baixar aqui. É uma imagem em tamanho grande, com boa resolução e razoavelmente simples de ser recortada pelo método de Canal Alfa, pois tem um contraste muito bom entre o cabelo e o fundo. Recomendo que utilize imagens com estes parâmetros até ficar “craque” no assunto.

Escolhendo o canal ideal

Abra a imagem no Photoshop (Arquivo > Abrir ou Control +O). Vamos duplicar a camada original (com o botão direito do mouse, opção “Duplicar camada” ou use o atalho Control + J) e iremos trabalhar na cópia que criamos para não danificar o original.  Renomeie a camada que copiou para “Recorte” e deixe-a selecionada (o nome é apenas uma sugestão, você pode  nomeá-la como desejar).

Duplicando camada

Agora vamos olhar com atenção o painel de Camadas. Caso você não o esteja visualizando como na imagem abaixo, é só pressionar a tecla F7 no teclado e ele será ativado.  Clique na aba ao lado das camadas, “Canais”, para visualizar os canais de cor da imagem.

A primeira coisa a fazer é analisar cada canal separadamente para verificarmos qual deles possui um melhor contraste para ser utilizado como canal de seleção. Desative a visualização de um por um para verificar qual canal é o melhor nesse quesito. Esse passo é importante pois precisaremos ter um bom contraste entre a foto e o fundo para a seleção que criaremos a seguir.

No caso desta imagem que escolhí, o melhor canal para isso é o BLUE, pois em minha opinião, o contraste entre o cabelo e o fundo está levemente melhor que nos outros canais, por isso ele foi a minha escolha. Lembre-se que caso esteja usando outra imagem como base, outro canal poderá ser o escolhido…

Criando a seleção

Agora que escolhemos o canal, vamos duplicá-lo com um clique direito do mouse sobre ele e vamos escolher  a opção “Duplicar Canal”. Ele ficará com o nome de BLUE cópia. Em seguida, desabilite a seleção e a visualização de todos os outros canais e deixe ativa somente a visualização do canal BLUE cópia.

Duplicando canal

Para criarmos a nossa seleção, vamos tentar escurecer ao máximo a imagem e clarear o fundo neste canal. Mas, atenção: temos que ficar de olho nos fios mais finos para que não “sumam” durante o processo. Faça tudo com bastante calma e atenção.

Inicialmente, vamos utilizar a opção Brilho / Contraste para destacar a imagem do fundo. Vá até a opção Imagem > Ajustes > Brilho / Contraste no Menu Principal e aumente o contraste ao máximo. Isso escurecerá a imagem.

Aplicando brilho e contraste

Repita o processo mais duas vezes . A imagem ficará parecida com o resultado abaixo:

Imagem escurecida

Agora, usaremos a ferramenta ‘CURVAS’ (Imagem > Ajustes > Curvas, ou Control + M) para tentar escurecer o resto. A intenção é a de transformar a imagem em uma silhueta, conforme verá a seguir. Use a Curva da maneira que desejar para isso (mas lembre-se de ficar de olho e preservar os fios de cabelo mais finos!).

Aplicando curvas

Se necessário, repita a operação. Quando chegar ao limite, usaremos a ferramenta Pincel, na barra de ferramentas (control + B) para terminar o processo, pintando as partes que não puderam ser escurecidas, como pode ver na figura a seguir:

Foto transformada em silhueta

Pronto! Nossa figura finalmente virou uma silhueta. Agora, nosso próximo passo é muito simples: segurando a tecla Control, clique na MINIATURA da camada. Isso criará uma seleção automática do conteúdo do canal. Com a imagem selecionada, desligue  a visualização do canal BLUE CÓPIA e ligue a de todos os outros. Nossa máscara feita no Canal alfa está pronta!

Imagem selecionada

Volte para a aba de camadas e desligue a visualização da camada original (background). Agora simplesmente aperte a tecla Delete em seu teclado. O fundo sumirá e o resultado será esse:

Imagem com o fundo deletado

Como vê, se você fez um bom trabalho na hora de criar a silhueta, tudo ficou perfeito. Repare como a seleção do cabelo foi feita fio por fio na imagem… note no detalhe de que até os fios mais finos foram mantidos:

Detalhe da seleção

Repita os passos deste tutorial com outras imagens até conseguir o efeito ideal. Veja na imagem abaixo que eu coloquei um novo fundo na imagem, agora que está recortada, pois agora posso utilizá-la de diferentes formas:

Imagem final com fundo

Espero que tenham gostado e não deixem de pesquisar outros métodos de recorte. Pode ser que prefira outros ou desenvolva seus próprios métodos. O importante é praticar sempre! Não se esqueça de dar aquele Curtir e Compartilhar para ajudar na divulgação dos Blogs.  Se tiver alguma sugestão ou crítica, utilize nosso espaço de comentários para registar sua opinião. Ela é importante para nós!

Um grande abraço e até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.