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Como proteger seus documentos do Microsoft Office 2010 – Parte 1

Excel

1. Clique na guia “arquivo” depois em “informações” depois em “proteger pasta de arquivos”.

Neste item veremos algumas opções:

A. Marcar como final: Faz com que o documento seja apenas visualizado, nenhuma alteração poderá ser feita.

–  Clique na opção “Marcar como final” e aperte “Ok” na próxima caixa que aparecer.

B. Criptografar com senha: Restringe a abertura do documento com senha . Se você esquecê-la, não poderá recuperar. Perderá o acesso ao seu documento.

–   Na caixa Senha, digite uma senha e clique em “OK”.

C. Proteger Planilha Atual: Esta opção protege apenas a planilha atual e todas as suas células de edições. Se desejar que o usuário daquela planilha não mude a cor, ou as fórmulas inseridas nela, por exemplo. Opção também disponível na guia “Revisão”, “proteger planilha”.

Se desejar desbloquear, clique na aba “arquivo”, “informações” e “desbloquear” e insira a sua senha ou ainda guia “revisão”“desproteger planilha”

–  Clique na opção “Proteger planilha atual” e na próxima caixa, clique nos elementos que poderão ser modificados.

D. Proteger Estrutura da Pasta de Trabalho: Similar ao item anterior, esta opção impede alterações em toda a pasta de trabalho, ou seja, nas demais planilhas do documento.

–  Clique na opção “Proteger Estrutura da Pasta de Trabalho” e na próxima caixa, deixe marcado a opção “estrutura” e se marcar o item “Janelas”, quem abrir o arquivo não poderá nem movimentar a janela da planilha, dentro do programa.

E. *Restringir Permissão Pessoal: Esta opção permite que você limite o acesso ao documento apenas a usuários que você marcar como confiáveis através de suas contas do Windows Live ID.

F. *Adicionar uma Assinatura Digital: Cria uma marca no seu documento que assegura sua autoria, como carimbo da empresa e assinatura do responsável. Normalmente usado em empresas que necessitam de uma validez em algum documento oficial.

*Veremos como usar essas opções nas próximas postagens.

Word

Neste item veremos algumas opções:

A. Marcar como final: Faz com que o documento não poderá ser feito nenhuma alteração apenas visualizado.

–  Clique na opção “Marcar como final” e aperte “Ok” na próxima caixa que aparecer.

B. Criptografar com senha: Restringe com senha a abertura do documento. Se você esquecê-la não poderá recuperar perdendo o acesso ao seu documento.

–   Na caixa Senha, digite uma senha e clique em “OK”.

C. *Restringir edição: Controla os tipos de alterações que podem ser feitas no documento

D. *Restringir permissão de pessoas: Com uma Conta da Microsoft você pode restringir quem poderá acessar o conteudo de seus documentos.

E. *Adicionar uma assinatura digital: Cria uma marca no seu documento que assegura sua autoria, como carimbo da empresa e assinatura do responsável. Normalmente usado em empresas que necessitam de uma validez em algum documento oficial.

*Veremos como usar essas opções nas próximas postagens.

Power Point

Neste item veremos algumas opções:

A. Marcar como final: Faz com que o documento seja apenas visualizado, nenhuma alteração poderá ser feita.

–  Clique na opção “Marcar como final” e aperte “Ok” na próxima caixa que aparecer.

B. Criptografar com senha: Restringe a abertura do documento, com senha. Se você esquecê-la, não poderá recuperar seu documento. Perderá o acesso definitivamente.

–   Na caixa Senha, digite uma senha e clique em “OK”.

D. *Restringir permissão de pessoas: Com uma Conta da Microsoft você pode restringir quem poderá acessar o conteúdo de seus documentos.

E. *Adicionar uma assinatura digital: Cria uma marca no seu documento que assegura sua autoria, como carimbo da empresa e assinatura do responsável. Normalmente usado em empresas que necessitam de uma validez em algum documento oficial.

* Veremos como usar essas opções nas próximas postagens.

Aguardem as próximas postagens, aprenderemos como restringir a edição e criar uma assinatura digital para seus documentos.
Deixem seus recados,críticas e sugestões para nossos blogs! Até a próxima!

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