anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como pintar desenhos no Photoshop – parte 02

CAPA PINTURA NO PHOTOSHOP parte 02

Semana passada, a rede de escolas Microcamp SP promoveu sua Anime Fan Fest, a primeira do gênero na escola. E em algumas unidades os alunos tiveram a chance de participar de uma Oficina de Desenho de Mangás e Animes, com o intuito de auxiliá-los a dar os seus primeiros passos na produção de seus próprios desenhos. Pensando nisso, o Blog do Web Design mostrou para seus leitores na semana passada o processo de pintura de desenhos com o Adobe Photoshop. Hoje, mostraremos a segunda parte do post, com os passos finais para terminar o trabalho e ajudá-lo a criar um acabamento que fará com que seus desenhos fiquem com um aspecto realmente profissional!

Se você ainda não leu a primeira parte, pode clicar aqui e começar seu trabalho antes de ler o tutorial a seguir.

Salvando o resultado até agora em PNG

Como nosso documento está com muitas camadas e ainda iremos criar muitas outras, é recomendável que a partir desse ponto você salve seu trabalho como um arquivo com extensão PNG. Assim, poderemos criar um desenho com fundo transparente que servirá de base para o que virá a seguir. Para isso, clique na opção “Arquivo” no Menu principal e escolha “Salvar Como”. Nas opções da janela que abrirá, salve seu trabalho com a extensão .PNG

Salvar como

Após salva-lo, abra-o em seguida (Arquivo > Abrir). Veja que agora nosso documento só tem uma Camada com o nome de “Camada 0”.

arquivo salvo no formato PNG

Vamos renomear nossa Camada clicando diretamente sobre o nome dela. Eu utilizei como novo nome “Pintura base”, para lembrar que essa camada é a base de tudo o que se seguirá (mas você pode colocar um nome mais de acordo com suas pretensões se desejar).

Renomeando camada no Photoshop

Criando brilhos e sombras no Photoshop

Começaremos agora as novas etapas de nossa pintura. É chegada a hora de incluir brilhos e sombras para dar mais “profundidade” ao nosso desenho. Para isso, iremos acrescentar várias outras camadas.  Vamos começar incluindo uma nova camada vazia (Shift + Control + N). Essa Camada eu chamarei de “Detalhes cabelo 01”, porque é nela que irei acrescentar alguns detalhes no cabelo do personagem, como verá a seguir.

Nova camada Detalhes do cabelo

Agora, iremos utilizar a ferramenta Caneta para criar as formas que darão mais profundidade ao cabelo. Esse passo é muito importante e convém observar aqui que é necessário que você possua alguma habilidade ou tenha algum outro desenho como referência na hora de desenhar e pintar o seu próprio. Se você tem experiência em desenho e é criativo, pode criar seus detalhes da maneira que desejar.

Como mencionado acima, vamos desenhar algumas formas com a ferramenta Caneta como as que se vê na imagem a seguir:

Desenhando detalhes coma  caneta

Use as opções da Caneta para ajuda-lo a editar suas formas. Com a opção “Adicionar Ponto de Ancoragem”, “Excluir Ponto de Ancoragem” e principalmente, com a opção de “Converter Pontos”, você pode editar suas formas mais perfeitamente e chegar em um resultado mais de acordo com o que necessita.

Editar ponto Ancoragem

No começo, pode ser que você sofra um pouco, mas com o tempo, vai se acostumar às propriedades da Caneta e fazer formas cada vez mais facilmente. Tenha calma e tenha paciência. Lembre-se: ter capricho é a alma do negócio. Você pode desenhar quantas formas quiser:

Formas do cabelo

Em seguida, vamos clicar com o botão direito do Mouse sobre o desenho e transformar essas formas em seleções, escolhendo a opção “Criar Seleção” na janela que abrirá:

Criando seleção no Photoshop

Com a seleção feita, vamos preencher com uma cor utilizando para isso a ferramenta Pincel (B). Eu escolhi um tom de 35% Cinza na Janela de Amostras de Cor, que você vê no canto superior direito do Photoshop:

Preenchendo com cor

Lembre-se que tudo isso está sendo feito na Camada “Detalhes cabelo 1”. Não se esqueça de sempre conferir se está na Camada certa!

Depois de pintar as formas que criamos, vamos aplicar um pequeno efeito de Degradé nelas, para dar um efeito mais realista. Clique na opção “Adicionar Máscara de Camada”, que fica na base do Painel de Camadas, como vê a seguir:

Máscara de Camadas no Photoshop

Você perceberá que um ícone de Máscara surgirá ao lado da Camada que criou. Para inserirmos o efeito que desejo mostrar, clique na ferramenta de Degradé, que se encontra na Barra de Ferramentas lateral:

Ferramenta Degrade

Clique em cima do Desenho e estique o traço em sentido Vertical: o Degradé será aplicado nas formas selecionadas, como pode perceber. Isso dará ao preenchimento um toque todo especial (não se esqueça que durante todo esse tempo ele deve estar selecionado!).

Como já pode imaginar, de agora o em diante o que faremos será uma repetição desses mesmos passos. Para acrescentar outros detalhes ao cabelo, criaremos uma segunda Camada. Coloque um nome para ela (como “Detalhes cabelo 02” ou algo do tipo). Utilize a ferramenta Caneta novamente para desenhar mais detalhes:

Cabelos 02

Repita os mesmo passos descritos anteriormente: clique com o botão direito do mouse para criar a seleção, escolha uma cor de preenchimento na janela de Amostras do Photoshop e pinte como o Pincel. Em seguida, clique na opção “Adicionar Máscara de Camada” para podermos aplicar um Degradé nessa camada.

Detalhes cabelo 02

Agora, vamos criar uma nova Camada para fazermos os detalhes do rosto. Eu iniciarei os trabalhos com os detalhes de luz branca. Crie formas com a ferramenta Caneta para representar esse brilho:

Formas do Brilho

Em seguida, como já sabe, clique com o botão direito do mouse para criar a seleção, escolha a cor Branca para o preenchimento e pinte as formas como o Pincel. Não acho necessário aplicar uma Máscara e um Degradé nessa Camada, apenas preenchê-la com a cor.

Preenchimento banco

Como pode perceber pela imagem acima, o olho do personagem foi obstruído pela nova cor branca da Camada. Para corrigir esse defeito, clique novamente na camada de Pintura base, use a ferramenta Varinha Mágica (W) na Barra Lateral para selecionar o olho que foi “tampado” e volte para a Camada dos Detalhes em Branco apertando “Delete” no seu teclado em seguida para limpar a cor de cima do olho:

Olho desobstruído

Na sequência, abrirei outra Camada para inserir mais detalhes no rosto, como Sombras. Repita os passos mostrados até aqui:

Sombras do rosto

Escolha um tom de cor de pele mais escuro para o preenchimento:

Preenchimento de cor da sombra

Rosto com sombra

Acrescente quantas Camadas e detalhes quiser no Photoshop. Quanto mais detalhes inserir, mais “rica” ficará a nossa pintura. Só cuidado para não poluir o desenho demais…

Se quiser um resultado realmente satisfatório, deve se entregar de corpo e alma à tarefa. E lembre-se: quanto mais paciente e caprichoso você for, melhor o resultado. Não vou me estender demais aqui, acredito que já entendeu como proceder para alcançar o resultado que deseja. Na imagem a seguir, você pode ver algumas sugestões de sombras e brilhos que podem ser  acrescentados na roupa, nas mãos e outros detalhes:

Detalhes roupa

Acrescente um fundo à imagem

Ao final do processo, você pode Mesclar as Camadas para “achatá-las” e voltar a formar uma única Camada novamente. O comando para fazer isso é Control+E. Mas lembre-se: ao mesclar as Camadas perderá também suas propriedades individuais, não sendo mais possível editá-las individualmente.

Após esse passo, você também poderá acrescentar uma nova Camada ABAIXO do seu desenho e criar um fundo para a imagem, ou mesmo pegar um pronto na web. O resultado é muito satisfatório:

Fundo da imagem

Resultado final (completo):

pintura finalizada no Photoshop

Tenho certeza de que achou tudo muito trabalhoso, mas quanto mais praticar, mais facilmente e rapidamente conseguirá pintar seus desenhos. É fundamental que continue praticando! Abra sua mente para outros efeitos, cores e detalhes e solte sua imaginação: quanto mais praticar, mais rapidamente poderá desenvolver suas próprias técnicas e estilos.

Espero que tenham gostado. Esta é apenas uma das formas de se pintar um desenho digitalmente. Existem outras que serão abordadas aqui no futuro e no momento certo, para que escolha qual técnica lhe agrada mais. Um grande abraço e até o próximo post!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã