anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como particionar o HD sem formata-lo

Neste post irei falar sobre uma ferramenta chamada de MMC (Microsoft Management Console) é um console que dentro dela se encontra ferramentas administrativas. E em particular uma que se chama de Gerenciador de Discos.

O Gerenciador de Discos serve para gerenciar seu disco rígido, ou seja, com esse aplicativo é possível inicializar discos, criar volumes, formatar volumes com sistemas de arquivos FAT, FAT32 ou NTFS.

Irei mostrar como particionar seu HD sem precisar formata-lo, interessante para quem precisa instalar outro sistema operacional sem perder suas informações. Para isso vamos seguir os passos abaixo.

1.Vamos abrir o programa. Para isso, clique no botão iniciar e na parte de pesquisa digite MMC e clique na tecla ENTER. Como mostra na figura 1.

FOTO01

2. Após fazer o passo 1 irá aparecer a seguinte tela, como mostra a figura 2.

FOTO02

3. Agora clique em Arquivo e a opção Adicionar/remover Snap Ins. Como mostra na figura 3.

FOTO03

4. Na próxima tela procure a opção de Gerenciador de Discos. E o botão Adicionar, como mostra a figura 4.

FOTO04

5. Depois na próxima tela clique em Concluir, como mostra na imagem 5.

FOTO05

6. Voltará para a janela anterior clique em OK. Como mostra a imagem 6.

FOTO06

7.  Agora que adicionamos o Gerenciador de Discos. Clique 2 vezes  para podermos particiona-lo. Irá aparecer a seguinte tela, como mostra a figura 7.

FOTO07

8. Clique com o botão direto do mouse em seu HD ou na partição que você queira particionar. E escolha a opção Diminuir Volume, como mostra na figura 8. Essa opção mostra ao usuário o valor máximo que poderá diminuir a partição para criar uma nova, como mostra na figura 9. O usuário poderá clicar em Diminuir direto caso queira diminuir o máximo do disco. No nosso exemplo, podemos criar uma partição de 64 GB, como mostra a figura 9, mas iremos criar uma com 50 GB. Então no local Digite o espaço de diminuição disponível em MB, iremos colocar o valor de 50000, ou seja, em torno de 50 GB a partição e depois o Botão Diminuir, como mostra a figura 10.

FOTO08

 

FOTO09

 

FOTO10

 

9. Como mostra a figura 11, o gerenciador de disco criou uma nova partição, mas não parou por aí, temos que criar um novo volume, para isso clique com o botão direito e a opção Novo Volume Simples, como mostra na figura 12.

FOTO11

FOTO12

10. Irá aparecer um assistente como mostra a figura 13. Clique em Avançar.

FOTO13

11. Avance novamente, como mostra a imagem 14.

FOTO14

12. Clique em avançar, como mostra a figura 15.

FOTO15

 

13. Clique em avançar novamente como mostra a figura 16.

 

FOTO16

 

14. E para finalizar clique em Concluir. Como mostra a figura 17.

FOTO17

15. Pronto, a partição está criada, como a figura 18, e você poderá utilizá-la para instalar um sistema operacional ou para guardar seus arquivos.

FOTO18

Espero que tenham gostado. O MMC do Windows tem ferramentas poderosas e de muita utilidade, espero que essa ferramenta que mostrei seja de muita utilidade para vocês. No meu caso ajudou muito, estava precisando instalar o novo Windows 8  em meu notebook e não queria perder meus arquivos. Utilizei essa ferramenta para particionar o HD e instalar o Windows 8. Falando nisso não percam a Oficina sobre o Windows 8 nas escolas Microcamp de Praia Grande e Santos no dia 26/04/2013. Participem, todos estão convidados.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Configurar IP, DNS e Gateway no Windows
Olá galera, tudo certo? Estão praticando com os tutoriais do Blog dos Cursos? Se tiverem