anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como os dispositivos móveis estão mudando o Web Design

capa

Atualmente, poucas profissões são tão requisitadas como a de Web Designer. Com o crescimento constante do número de pessoas com acesso à web, cada vez mais surgem novas necessidades para construção de páginas para a internet. Em contrapartida, temos o surgimento de novas tecnologias e ferramentas para auxiliar e desenvolver web sites.

Com os lançamentos dos (ainda) recentes HTML 5 e CSS3 e o crescimento da internet em aparelhos portáteis, eu sempre fico imaginando como será o futuro para daqui a alguns anos. Neste post irei analisar algumas tendências atuais e promover uma reflexão para o futuro da web, o que poderá lhe ajudar a definir mais claramente sobre o que estudar, ou que caminho tomar na hora de se decidir por utilizar uma tecnologia existente ou uma nova.

O aumento do uso da Web em aparelhos portáteis

2

Nesses últimos dois anos o uso da internet em aparelhos portáteis cresceu vertiginosamente e muitas pessoas (e companhias) começam a acreditar que em breve o número de acesso por dispositivos móveis irá rivalizar (e superar) com o de computadores. Este está sendo um dos assuntos do momento e até já existe uma rede social chamada Dribbble onde podemos encontrar uma variedade de designers que costumam divulgar seus projetos (mais informações neste link). E o mais interessante é que os designers dessa rede social estão desenvolvendo uma variedade de projetos para aplicativos e interfaces para serem utilizadas em celulares. Muitos desenvolvem até mesmo gadgets móveis!

3

Podemos perceber que a maioria das empresas a se importarem com isso foram as grandes corporações, centros de tecnologia e websites como Digg, Google, e Amazon.com.

O que significa isso? Bem, Se a maioria das grandes empresas está se importando com os dispositivos móveis, então não vai demorar muito até que as pequenas e médias empresas passem a perceber essa necessidade.

Na prática, o que isso quer dizer? Que para nós, web designers, esse será um grande mercado em expansão e em uma fase inicial de desenvolvimento, com muito para ser explorado ainda. Ótima opção para se especializar nessa área.

Aumento de especialistas em determinadas áreas

4

Hoje em dia muitos web designers recebem diariamente muito mais informações e aprendem coisas diferentes muito mais do que em tempos passados. Antes o que era apenas HTML e CSS hoje foi ampliado para soluções que também servissem para dispositivos portáteis, aplicativos e muito mais.

Estamos hoje sendo forçados a criar layouts que funcionem em grandes resoluções e ao mesmo tempo em resoluções menores, como por exemplo, os smartphones!

07

Assim como em determinadas áreas existem muitas sub-áreas, e com o tempo teremos uma grande variedade de áreas também para o ramo de web design. Como por exemplo, o desenvolvimento de aplicativos para web que incluam seu funcionamento em diferentes plataformas, formatos e sistemas, como o sistema Android, por exemplo. Isso nos dá uma grande segurança para continuar nesse ramo.

Websites mais simples

5

Hoje em dia muitos websites estão abandonando layouts exagerados, e estão produzindo layouts mais simples destacando mais a tipografia e a interação com o usuário.

Resultado? Páginas simples resultam em páginas rápidas, principalmente para os dispositivos móveis e as conexões de internet lentas. Então, a boa e velha regrinha do “menos é mais” vai ganhar cada vez mais força nesse cenário.

Webdesign x Design Gráfico

6

Ferramentas de marketing impressas estão sendo substituídas por ferramentas online. Isso é um fato. Muitos empresários estão hoje em dia querendo deixar a imagem de sua empresa de maneira sofisticada na internet. O que antes eram cartas, panfletos e papéis timbrados, hoje são newsletters feitos em HTML ou e-mail marketing.

Resumidamente falando, as impressões estão perdendo para os sistemas online. E isso não é de hoje, você sabe. Os dispositivos móveis também tem uma influência nisso, afinal, hoje você envia e recebe arquivos e mensagens de qualquer lugar, em qualquer ponto do planeta. Ordens são expedidas com um simples toque de botão, relatórios são enviados e exibidos em tela, dispensando impressões em papel e agilizando o tempo e a tomada de decisões!

E você? O que gostaria de ver mudar nessa profissão? Compartilhe suas ideias com a gente deixando os seus comentários. Até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

GIT: versionamento e produtividade sem medo
Fala galera, tudo bem? Espero que sim, no post de hoje iremos entender de uma