anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como Jornada nas Estrelas influenciou a tecnologia

startrekserie

Star Trek: Jornada nas Estrelas

A famosa frase “a vida imita a arte” pode muito bem ser aplicada à série de ficção científica Jornada nas Estrelas. Assim como os livros do escritor francês Júlio Verne previram o desenvolvimento de invenções como o avião, o submarino e as viagens espaciais, o famoso seriado de TV dos anos 60 previu e influenciou várias tecnologias usadas no nosso dia a dia. Vamos ver alguns exemplos:

 

Celular

A Motorola se inspirou no design do comunicador utilizado pelo Capitão James T. Kirk para criar o StarTAC, primeiro celular flip da história.

ComunicadorStartac

 

Computador pessoal

Nas mesas dos personagens da série, sempre existia um pequeno computador, algo impossível para a época, quando só havia computares de grande porte (mainframes). Ed Roberts, criador do primeiro PC, batizou seu invento como Altair 8800, em homenagem a um episódio do seriado.

PC Star Trek
PC

 

Assistentes virtuais

Em Jornada nas Estrelas os tripulantes da nave Enterprise conversavam com os computadores de bordo, semelhante ao que temos hoje com o Cortana da Microsoft e o Siri da Apple. A voz do computador da nave era a da atriz Maji Rodenberry, esposa do criador do seriado, Gene Rodenberry. Em sua homenagem, Maji também é o nome do sistema de busca por voz do Google.

 Star Trek computer

Cortana

Realidade virtual

No seriado de ficção científica existia uma sala de simulação de realidade chamada Holodeck, usada para treinamento e lazer da tripulação. O Hololens, computador holográfico da Microsoft, teve seu nome inspirado nessa máquina.

 holodeck

hololens

Tablets

Além de computadores pessoais, os tripulantes da Enterprise também usavam computadores portáteis sensíveis ao toque, muito semelhantes aos atuais tablets com tela touchscreen.

Star Trek tablet

 

Tablet

Bluetooth

Na série, a oficial de comunicações Uhura tocava em um dispositivo preso ao seu ouvido para escutar mensagens, exatamente como faríamos hoje com um fone com tecnologia Bluetooth.

uhura

Bluetooth

 

Além dessas invenções, podemos citar também

  • Impressoras 3D
  • Tasers
  • Videoconferências
  • Tradutores universais

Esses e muitas outras tecnologias foram previstas pelos roteiristas do seriado. Se você se interessou, procure pelos episódios da série clássica na internet ou nos canais de TV e confira como Star Trek estava muito à frente de seu tempo!


Instrutor Alexandre José leciona Informática, Web Design, Hardware e Administração de Empresas há mais de 15 anos. É Técnico de Informática formado pela ETEC e bacharel em Administração de Empresas pelo UNIFIEO.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

familia assistindo TV
4 Séries para fãs de tecnologia
Você curte tecnologia? Hoje eu selecionei séries ótimas com a temática, vejam só:   Mr.Robot