anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como Fazer Backup do seu Perfil do Orkut

capa

Olá pessoal tudo bem?

Como foi anunciado pela Google algum tempo atrás a rede social Orkut deixará de prestar serviços no dia 30 de setembro deste ano, bloqueando o acesso de todos os usuários a rede. Isso se dá pelo fato da Google ter desenvolvido o Google+ e também por boa parte dos usuários terem migrado para o famoso Facebook.

E o que irá acontecer com nossas informações de perfil, recados, álbuns de fotografia? Bom a Google permitiu que os usuários possam fazer um “backup” do seu perfil ou seja criar um arquivo com todas as informações do seu perfil ou exportar as fotos do Orkut para o Google+

O que podemos salvar?

Você pode criar um arquivo com as informações do seu perfil, álbuns de fotografia, recados(scrap), lista de amigos e muito mais. Tudo isso é armazenado em um arquivo compactado e que você pode acessar a qualquer momento para matar a saudade.

Acessando o Orkut:

Acesse o seu Orkut através do link www.orkut.com.br será exibido uma tela de login dos serviços do Google, onde você deve fornecer o seu e-mail e senha que era utilizado para acessar o Orkut e em seguida clique em fazer login, assim como a imagem abaixo:

Figura 1 - Acessando o Orkut

Foto 1 – Acessando o Orkut

Após isso você será redirecionado para a página inicial do seu perfil no Orkut, note que logo acima da página tem uma mensagem que diz assim “O Orkut não estará mais disponível depois de 30 de setembro de 2014” e logo abaixo um botão “Saiba Mais”, clique no botão saiba mais.

Figura 2 - Página Inicial

Figura 2 – Botão Saiba Mais

Criando o Arquivo de Backup

Depois de clicar no botão saiba mais, você será redirecionado para uma página do Google com o título “Hora de se despedir do Orkut”. Falando sobre a data em que a rede social será retirada do ar e o que pode ser feito até lá.

Nessa lista de tarefas que podem ser feitas terá dois links, o primeiro está escrito “Exportar seus álbuns para o Google+” o que permite você exportar suas fotos para rede social Google+ caso você seja usuário. O segundo link está escrito “Salvar, em seu computador, seu perfil do Orkut, scraps, depoimentos e postagens em comunidades via Google Takeout”.  Nós vamos acessar o segundo link assim como mostra a imagem:

Figura 3 - Hora de se despedir

Figura 3 – Hora de se despedir

Depois de ter clicado no link, você será redirecionado para uma página com algumas explicações sobre como efetuar o backup das suas informações.

Desça um pouco a página você terá uma lista de passos para seguir no primeiro passo você tem um link Google Takeout, clique nesse link.

Figura 4 - Link Google Takeout

Figura 4 – Link Google Takeout

Ao clicar no link Google Takeout você será redirecionado para a página do serviço Google Takeout que vai permitir com que você efetue o download das informações do seu Orkut, nessa página note que você tem o item Orkut já selecionado e um botão vermelho com o texto Criar Arquivo, clique nesse botão.

Figura 5 - Criar Arquivo

Figura 5 – Criar Arquivo

Agora só aguardar enquanto o Google Takeout gera o arquivo para você efetuar o download, se você não tiver muita informação ele não irá demorar muito e em seguida ele irá liberar o download deste arquivo para você.

Figura 6 - Aguardando Arquivo

Figura 6 – Aguardando Arquivo

Assim que terminar o processo de criação do arquivo pelo Google Takeout, irá aparecer um link que irá permitir você fazer o download deste arquivo para o seu computador.

Clique em fazer download assim como mostra a imagem abaixo

Figura 7 - Fazer Download do Arquivo

Figura 7 – Fazer Download do Arquivo

O Google vai pedir que informe sua senha novamente de login no Orkut, basta coloca-la e clicar no botão fazer login.

foto8

Figura 8 – Login do Orkut

Agora ele vai pedir para que informe o local do seu computador onde deseja salvar o arquivo, selecione o local e clique em salvar assim como a imagem abaixo.

Figura 9 - Salvar Arquivo

Figura 9 – Salvar Arquivo

O Google Takeout irá gerar um arquivo no formato .zip que é um arquivo compactado o próprio Windows é capaz de reconhecer esse tipo de arquivo, mas para visualizar corretamente as informações vá até a pasta onde você salvou o arquivo clique com o botão direito em cima dele e selecione a opção Extrair Tudo…

Figura 10 - Descompactando arquivo

Figura 10 – Descompactando arquivo

Em seguida irá aparecer uma janela clique no botão Extrair na parte inferior.

Figura 11 - Extrair arquivo para pasta

Figura 11 – Extrair arquivo para pasta

Assim os arquivos ficam mais fáceis de serem acessados e você pode visualiza-los sem ter a necessidade de estar conectado na internet.

Dicas

Algumas dicas que vocês devem levar em consideração na hora de fazer o download de suas informações:

  • Não realizar o Download das informações em computadores públicos (Lan Houses, Escolas e Faculdades).
  • Mantê-lo salvo em um local seguro onde apenas você tenha acesso a essas informações

Isso deve pelo fato de todas suas informações pessoais de perfil estarem neste arquivo, e se isso cair em mãos erradas não será nada legal né?!

Conclusão

Bom agora que você tem em suas mãos todas suas atividades, fotos, recados entre outros do Orkut, poderá fazer uma sessão nostalgia relembrando o bom e velho tempo da época dessa incrível rede social que foi o Orkut. Lembrando também que esse backup ele poderá ser feito até setembro de 2016 porém o acesso a rede social Orkut será encerrado em setembro deste ano, o backup pode ser realizado quantas vezes forem necessárias não existe limite para isso.

Bom pessoal espero que tenham gostado do post, se você ainda lembra seu login do Orkut vai lá e faça backup de suas informações. Não esqueça de comentar no final do post e curtir. Obrigado e até o próximo post!

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

A História do Android
Olá pessoal! Meu nome é Lucas Silva e junto com o instrutor Victor Rodrigues fizemos uma pesquisa