anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como fazer a função condicional “SE COMPOSTA” do Excel – Parte 2

Além da função “SE” simples, que já vimos no post anterior do Blog de Informática também há a função “SE COMPOSTA” que é um pouco mais complexa por possuir alguns passos a mais.

Acompanhe o exemplo a seguir e siga as instruções:

 

Para descobrir qual a classificação de cada pessoa utilizaremos a função “SE”, em que o resultado a ser retornado será: Jovem, Adulto ou 3ª Idade.

Quando for solicitado o cálculo através da função condicional, haverá as coordenadas a serem inseridas. Neste exemplo as coordenadas são:

 

1º passo:

  Como em qualquer função, deve-se inserir o sinal de igual (=) no início, seguido da função (SE) e a abertura do parêntese.

Ex.: =SE(.

2º passo:

 Após a abertura do parêntese, deverá ser inserido o primeiro argumento fornecido, que neste caso é: Se a pessoa tiver menos que 19 anos.

Ex.: =SE(B3<19.

3º passo:

Após o primeiro argumento, deverá ser inserido o sinal de ponto e vírgula (;) seguido do segundo argumento, que é a confirmação do primeiro argumento. O segundo argumento é: a resposta é “JOVEM”.

Ex.: =SE(B3<19; ”JOVEM”.

4º passo:

Após o segundo argumento deverá ser inserido o sinal de ponto e vírgula (;) seguido da função “SE” e abertura de mais um parêntese, pois será inserida uma nova condição. Após abertura do segundo parêntese, deverá ser inserido o terceiro argumento, que é: Se a pessoa tiver mais que 61 anos.

Ex.: =SE(B3<19; ”MENOR DE IDADE”; SE(B3>61.

 5º passo:

Após o terceiro argumento deverá ser inserido o sinal de ponto e vírgula (;) seguido do quarto argumento, que é a confirmação do terceiro argumento. O quarto argumento é: a resposta é “3ª Idade”.

Ex.: =SE(B3<19; ”JOVEM”;SE(B3>61; ”3ª IDADE”.

 6º passo – Final:

A última etapa é inserir o último argumento, que representa o valor que não foi atingido em nenhuma das condições inseridas anteriormente. No caso deste exemplo, nem menor que 19, nem maior que 61. Ou seja, caso o valor seja entre 19 e 61, deverá ser retornado o último argumento: a resposta é “ADULTO”.

Ex.: =SE(B3<19; ”JOVEM”;SE(B3>61;”3ª IDADE”;”ADULTO”)).

CONCLUSÃO:

Depois de digitar a função toda, tecle “Enter” para confirmação. Surgirá o resultado correspondente ao valor descrito no campo “IDADE”, dizendo se o indivíduo é: “JOVEM”, “3ª IDADE” ou “ADULTO”. No exemplo citado, o Pedro(A3) possui 31(B3) anos de idade, portanto sua classificação será: “ADULTO”(C3).

Próximo

Postado por