anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Da areia ao chip – Como é produzido o processador

Do que são feitos os componentes de um computador?

Olá pessoal, tudo bom? Hoje falarei um pouco sobre o material que compõe o cérebro do computador: o processador.

 

Composição do processador

O processador é composto essencialmente por transistores que têm a função de amplificar e interromper a energia elétrica conforme é transmitida dentro do componente, o que permite aos transistores a execução de tarefas de um simples editor de texto a um game de última geração. Para vocês terem uma ideia, um processador Intel 486 da década de 80 possuía cerca de 1.180.000 transistores. Hoje, essa quantidade é bem maior: um IntelXeon Nehalem-EX, de 2010, possui cerca de 2.300.000.000!

O silício, elemento essencial dos chips, é encontrado na areia. Vocês com certeza já ouviram falar do “Vale do Silício”. Esse elemento é derretido e transformado, cortado, reduzido, fusionado, moldado até chegar à forma do processador como conhecemos. A Intel produziu um filme muito interessante que simula todo o processo:

 

 

Esse produto é tão complexo, mas essencial em nosso cotidiano, não acham? A abordagem da Intel para vendas tem uma sacada genial para desmistificar toda essa cadeia de processos de tecnologia de ponta. Achei essa coletânea de comerciais da Intel, entendam porque ela é uma das maiores fabricantes de componentes do mundo!

Esses componentes, que depois de montados, tanto nos permite entrar no mundo da imaginação de uma criança, adolescente e por que não do adulto? Pensando em programas de banco de dados, planilhas, agenda eletrônica, jogos e outros, podemos dizer que essa característica generosa do hardware de buscar sempre o melhor desempenho nos permite levar o melhor caminho para fusão das informações e ainda a ganhar a melhor imagem gerada pelos seus canais de comunicação.

 

Placa Mãe e Processador

 

Sobre o Autor

Instrutor Lailson Farias, dá aulas de Informática em São Caetano do Sul.

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Máquina Gamer: você está pagando um preço justo por ela?
Olá pessoal, tudo bom? Hoje falaremos sobre máquinas gamer e vou estender esse assunto por