anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como Destravar /var/lib/dpkg/lock no Ubuntu

Fala Pessoal, tudo bom? Para quem usa ou começou a usar o Ubuntu e faz bastante uso do terminal deve ter notado que em algum momento a mensagem de erro “Não foi possível obter acesso exclusivo ao diretório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo” apareceu. Esse erro pode ser comum e certamente é bem fácil de resolver reiniciando o sistema ou as vezes até encerrando a sessão, porém usuários Linux gostam mesmo é entender um problema e claro, saber resolvê-los. Então vamos lá.

Primeiro: Porque esse erro ocorre?

Simples. Muito provavelmente dois gerenciadores de pacotes estão tentando realizar a instalação ao mesmo tempo, por exemplo, você abre a central de programas, ou o Synaptic para instalar um pacote qualquer e por algum motivo você encerra-o sem que a instalação tenha sido completada e então abre o terminal e tenta realizar a instalação por lá e bummm! Recebe a mensagem de erro.

O Linux, assim como outros sistemas realiza a instalação de um pacote por vez para evitar problemas com as bibliotecas que são compartilhadas com outros pacotes e para garantir isso ele cria um arquivo lock enquanto uma instalação está sendo realizada e o exclui quando a mesma termina liberando então a instalação para outro pacote. Se o arquivo não for excluído logo o sistema entenderá que há uma instalação em andamento (mesmo que não tenha) e por tanto não deixará você executar outra.

Você deve estar pensando: Então vamos excluir o tal arquivo lock manualmente que resolve, certo?! CERTO. É exatamente iso que vamos fazer.

O arquivo pode estar localizado em dois diretórios: /var/lib/apt/lists e /var/lib/dpkg/

Para conferir, execute o comando: ls /var/lib/apt/lists/lock     /var/lib/dpkg/lock

1

Ok. Agora que sabemos onde o arquivo se encontra, basta removê-los: sudo rm /var/lib/apt/lists/lock    /var/lib/dpkg/lock

2

Confira executando o primeiro comando se os arquivos foram apagados.

3

Bem fácil não é mesmo?

Não esqueça de compartilhar, ok?

Abraço!

 

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Linux Samba – INSTALAÇÃO
  Olá! Hoje vou ensinar a instalar o Samba no Linux. O Samba pode ser
  • Nilson Rodrigues

    Depois de apagar os arquivos olha o que acontece

    E: O dpkg foi interrompido, para corrigir o problema tem de correr manualmente ‘sudo dpkg –configure -a’

    • Edipo Santos

      Ola Nilson Rodrigues, Tudo bem? Conseguiu resolver seu problema?

      Primeiro, qual versão do Ubuntu você está usando?

      Você conferiu se os arquivos foi apagado?

      Neste caso eu recomendaria, de inicio reiniciar o sistema pra ver se funcionou…

      Bom, fico no aguardo, e qualquer coisa, veremos um solução melhor.

      Abraço.