Como Destravar /var/lib/dpkg/lock no Ubuntu
Fala Pessoal, tudo bom? Para quem usa ou começou a usar o Ubuntu e faz bastante uso do terminal deve ter notado que em algum momento a mensagem de erro “Não foi possível obter acesso exclusivo ao diretório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo” apareceu. Esse erro pode ser comum e certamente é bem fácil de resolver reiniciando o sistema ou as vezes até encerrando a sessão, porém usuários Linux gostam mesmo é entender um problema e claro, saber resolvê-los. Então vamos lá.
Primeiro: Porque esse erro ocorre?
Simples. Muito provavelmente dois gerenciadores de pacotes estão tentando realizar a instalação ao mesmo tempo, por exemplo, você abre a central de programas, ou o Synaptic para instalar um pacote qualquer e por algum motivo você encerra-o sem que a instalação tenha sido completada e então abre o terminal e tenta realizar a instalação por lá e bummm! Recebe a mensagem de erro.
O Linux, assim como outros sistemas realiza a instalação de um pacote por vez para evitar problemas com as bibliotecas que são compartilhadas com outros pacotes e para garantir isso ele cria um arquivo lock enquanto uma instalação está sendo realizada e o exclui quando a mesma termina liberando então a instalação para outro pacote. Se o arquivo não for excluído logo o sistema entenderá que há uma instalação em andamento (mesmo que não tenha) e por tanto não deixará você executar outra.
Você deve estar pensando: Então vamos excluir o tal arquivo lock manualmente que resolve, certo?! CERTO. É exatamente iso que vamos fazer.
O arquivo pode estar localizado em dois diretórios: /var/lib/apt/lists e /var/lib/dpkg/
Para conferir, execute o comando: ls /var/lib/apt/lists/lock /var/lib/dpkg/lock
Ok. Agora que sabemos onde o arquivo se encontra, basta removê-los: sudo rm /var/lib/apt/lists/lock /var/lib/dpkg/lock
Confira executando o primeiro comando se os arquivos foram apagados.
Bem fácil não é mesmo?
Não esqueça de compartilhar, ok?
Abraço!