anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como deixar seu computador seguro?

Para navegar sem problemas pela internet, hoje em dia, é necessário que nosso computador esteja praticamente blindado contra todas as ameaças que circulam no mundo virtual. Um vírus pode contaminar seus arquivos, corromper todo o sistema do seu computador ou até danificar centrífugas de enriquecimento de urânio de o programa nuclear iraniano. O assunto é bem sério, mas não é motivo para desinstalar o MSN, encerrar a conta no Facebook, parar de receber notícias por RSS e nunca mais entrar na internet. Basta tomar algumas precauções. Aí vão algumas dicas:

SI

 

 

Formas de Deixar seu Sistema Operacional mais Seguro

Primeiramente você precisa, e muito, ter um anti-virus instalado em seu computador. Basicamente um anti-virus “abre” cada arquivo em seu computador em busca de comandos maliciosos e que possam trazer risco ao seu PC. O vírus que eu acredito que seja o mais perigoso atualmente é o Trojan, nenhum específico, porque ele pode ser facilmente criado por qualquer pessoa que entenda o mínimo de computador. O Trojan não é o mais assustador dos vírus, mas é o mais utilizado na internet hoje em dia. Faça o teste você mesmo procure no Google ou no youtube “Como invadir computadores” ou algo parecido, 99 de cada 100 vídeos mostrarão a você como invadir com trojans, como por exemplo, Turkojan, Prorat, Netbus, Spyone, e mais umas pragas dessas ai. Se duvidar em algum vídeo do youtube terá uma criança de 7 anos de idade ensinando como invadir um computador pelo Spyone e ainda deixá-lo indetectável pelo Themida (Quem não conhece essa técnica?).

A segunda regra é manter seu antivírus atualizado. Isto para o anti-virus atualizar a sua lista de vírus e deixá-lo protegido dos vírus daquele dia ou daquela semana. Alguns Anti-Virus atualizam-se automaticamente ao inicializar com o sistema operacional, porém isto deixará a inicialização de seu sistema operacional mais lenta, sem contar que fazer manualmente é mais seguro, pois você vê o que o anti-virus está fazendo naquele momento.

proteja-o-seu-computador-protegido-antivirus-pc-seguro-seguranca-informatica-internet-excel-planilha-1328903988503_300x300

 

Qual Anti-Virus escolher?

Anti-virus é que nem sistema operacional não existe melhor ou pior, alguns são especializados em worms, outros em exploits, outros em arquivos encriptados.

virus_0

 

Firewall

A terceira regra é ter um firewall. Um firewall serve para que quando um serviço tentar abrir uma porta do seu computador seja mostrada uma mensagem com o ip que está tentando abrir a porta, o número da porta que este ip está tentando abrir e o processo que está tentando abrir determinada porta, exemplo: Telnet.exe 189.53.0.123:80 (o ip 189.53.0.123 está tentando abrir a porta 80, ou executar algum comando na porta 80), a partir dessa mensagem você pode aceitar ou recusar este procedimento de abrir tal porta. Um firewall é muito importante para evitar trojans ou keyloggers, pois um servidor dessas pragas abre uma porta do seu computador, seja para enviar uma mensagem com as suas senhas por um protocolo SMTP ou para dar inicio a uma invasão não autorizada.

Qual Firewall Escolher?

Atualmente não existe nenhum firewall realmente ruim, qualquer um é bom, desde que seja bem configurado. Isto vai depender de seus conhecimentos e se você deseja um firewall fácil de usar ou um mais complexo com mais funções. Lembre-se : Um firewall também pode ser burlado, como por exemplo ao criar um arquivo de lote (.bat) com uma função de matar processos do sistema, seja com autorização de administração ou autorização simples.

350px-Firewall

 

Atualizar o Sistema Operacional

 

A quarta regra é atualizar o seu sistema operacional, uma das coisas mais importantes para se fazer. Após ser descoberta uma nova falha em um Sistema Operacional, seus criados trabalham em um “patch” para essa falha, ou seja, uma atualização para evitar que seu sistema operacional esteja vulnerável a essa falha. Após ser criada essa atualização instale-a, no caso do Windows existe o Windows Update que procura automaticamente por atualizações na data-base do site do Sistema Operacional. Essas falhas quando descobertas podem ser exploradas por exploits, uma falha muito utilizada hoje em dia é a falha buffer overflow, que consiste em sobrecarregar o sistema do alvo, dando ao invasor acesso total a Shell do Sistema Operacional. A Shell é onde são executadas todas as operações do Sistema Operacional, é o arquivo mais importante contido no Sistema Operacional, quem trabalha com Linux ou Unix já está “amigável” com a Shell, pois o Linux é muito usado em modo texto (Shell).

security-300x224

 

Habilite HTTPS e melhore a segurança onde quer que você esteja

Se você está navegando sem uma conexão criptografada, você está suscetível a, no mínimo, uma brincadeira dos seus amigos, pois suas senhas podem ser interceptadas; e na pior das hipóteses, uma brecha na segurança dos seus perfis em redes sociais, conta de email e tantas outras contas, que podem levar a prejuízos.

A maioria dos sites que você usa agora oferece a opção de navegação criptografada chamada “HTTPS” ou “SSL”. Se a página não tem esta opção e está guardando informações pessoais, reflita se você realmente quer utilizar aquele servidor.

Listamos servidores onde você definitivamente deveria capacitar à opção HTTPS de segurança:

Gmail: conexões seguras é geralmente um padrão no Gmail, mas certifique-se: clique em configurações procure “conexões do browser” e tenha certeza que a opção “sempre usar HTTPS” está selecionada.

Facebook: esta é uma opção recente para a rede e não é padrão. Para poder utilizar, clique em “Conta”, depois em “Configurações da Conta” e, por último, em “Segurança da Conta”, clique no botão para mudar e escolha a opção “Abra o Facebook em uma conexão segura (HTTP) sempre que possível”. Agora é só salvar.

Yahoo: o Yahoo tem diferentes e boas opções para personalizar a segurança. Quando já estiver em sua página, clique em seu nome e selecione “Informações sobre a conta”. Você terá que digitar sua senha mais uma vez e, então, poderá configurar senhas, criar código de verificação, oferecer e-mail alternativo para recuperar informações da conta e muitos outros serviços grátis e fáceis de usar.

Hotmail: Fácil. Quando você digitar o endereço do Hotmail só adicionar o “S” depois de HTTPS na barra de endereços. Provavelmente, aparecerá uma tela perguntando se você quer que esta opção seja utilizada sempre. Recomenda-se que você diga SIM

seguranca-da-informacao

 

Finja que você sempre está navegando em um computador público

Quando você está numa lanhou-se ou utilizando uma rede sem fio compartilhada em lugar público, sempre faz questão de tomar mais cuidado, certo? Pois faça a mesma coisa em casa! Desabilite compartilhamentos, habilite seu firewall e, principalmente, siga as dicas deste texto.

computador-seguranca-seguro

 

Próximo

Postado por