anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar uma boa apresentação no Power Point?

Post elaborado pelo professor Leandro de Informática e Web Design da unidade de Santos

Para trabalhos escolares, de faculdade e também no mundo empresarial, em qualquer área que seja, quando é preciso dar uma palestra cria-se uma apresentação de slides com o auxílio do Power Point. Para que este auxílio seja eficiente, devemos tomar alguns cuidados:

1) Tamanho da fonte – Nem muito grande, nem muito pequena:

fonte

2) Contraste – Cuidado com o contraste entre a cor do fundo e a cor da fonte para não prejudicar  a visualização. Sempre aplique cor de fundo clara quando a cor da fonte for escura e cor de fundo escura quando a cor da fonte for clara:

contraste

3) Manter um padrão na aparência – Não faça um slide diferente do outro, procure seguir a mesma formatação das letras e utilizar o mesmo fundo em todos os slides, exceto o primeiro, que pode ser considerado o slide de apresentação (capa). Uma maneira rápida de aplicar isto é utilizando algum dos temas do Power Point, disponibilizados na guia “Design”:

padrão

4) Não fazer da apresentação um “carnaval” – Não misture cores demais pois gera um certo desconforto a quem está assistindo os slides, a menos que o tema da apresentação seja favorável à esta mistura, como desenhos animados por exemplo.

carnaval

5) Equilíbrio – Não exagere na quantidade de textos, aplique apenas os tópicos do assunto com imagens ilustrativas e explique os tópicos ao público. Isto faz quem está assistindo se interessar pela apresentação e evita o cansaço causado quando há muito texto. Não aplique animações em tudo, pois torna a apresentação muito cansativa e demorada, uma animação por slide já está de bom tamanho.

equilíbrio

6) Tempo – Evite aplicar tempo nas transições de slides. Atrapalha muito quando você está explicando um slide e automaticamente passa para o próximo. Além de perder a sua linha de raciocínio, é incômodo para quem está assistindo. Na guia “Transições”, grupo “Intervalo”, mantenha a caixa “após” desmarcada com valor 00:00,00.

tempo

7) Revisão Ortográfica – Para não prejudicar sua apresentação, é muito importante que no final você verifique os erros de ortografia e gramática. Procure não deixar escapar nenhum erro para não comprometer a credibilidade da apresentação. Você pode utilizar o recurso de “Verificar Ortografia” que se encontra na guia “Revisão”.

ortografia

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Vacation or Vacations? – Em qual situação usar?
Aposto que todos já estão pensando no VACATION, não é? Você sabe a diferença entre