anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar um Vídeo Player no Flash

capa

Você quer inserir um player de vídeo com controles personalizados em suas páginas da web?  Com este tutorial, você poderá criar um no programa Adobe Flash, utilizando um dos recursos que ele possui de melhor: importar vídeos com a extensão FLV, oferecendo excelentes recursos que permitem juntar os vídeos com os controles de som de uma maneira prática e interativa.

– Nota do moderador: o post de hoje foi escrito pelo instrutor Elson Lorena, da Microcamp Praia Grande. Você pode conhecer melhor o Elson e entrar em contato com ele no seu perfil do Facebook ou deixando um recado para ele diretamente nos comentários do Blog. Boa leitura! 

Para criar o player você precisará primeiramente de um vídeo no formato FLV.  Se você não possui um, uma boa dica é fazer o download pelo site KeepVid. Nele, você insere a URL do vídeo do Youtube que deseja baixar e  escolhe em seguida qual o formato desejado (inclusive a que utilizaremos neste tutorial, a FLV).

KeepVid

Outra dica é baixar um programa como o VDownloader, que realiza a mesma função, isto é, baixar vídeos da internet (se baixar do Youtube, escolha aopção “no Conversion”).

tela Vdownloader

No tutorial eu utilizarei um vídeo da banda Evanescence, que eu curto muito 🙂 . Você precisará também de uma imagem para colocarmos no fundo do nosso projeto, como a que utilizei a seguir:

01

Vamos começar?

Abra o programa Adobe Flash e crie um novo documento em ActionScript  2.0.

02

Importe a imagem clicando no menu Arquivo e escolha a opção Importar para o palco. Você poderá ajustar o tamanho da imagem se houver necessidade. Aplique o nome da camada de Fundo.

04

05

Agora crie uma nova camada aplique o nome do vídeo. Essa camada deverá ficar em cima da camada fundo.

06

Nela, iremos importar o vídeo que baixamos. Para isso clique no Menu Arquivo > Importar > Importar Vídeo.

07

Clique em Procurar e selecione o vídeo a ser importado. Marque também a opção  incorporar FLV no SWF reproduzir na linha do tempo.

08

Ao clicar em avançar surgirá uma janela chamada Incorporação. No campo Tipo de símbolo deixe a opção Vídeo Incorporado. Marque também as opções expandir linha de tempo.

09

Agora clique em Avançar e conclua a operação. O vídeo será importado.

Precisamos agora aplicar um nome de ocorrência para o vídeo. Selecione o vídeo e nas Propriedades encontraremos um campo chamado Vídeo Incorporado. Digite a palavra “vídeo”. Se pressionar Ctrl+Enter você assistirá o vídeo finalizado.

11

Inserindo botões no player

Para colocar botões de controle para o vídeo, o Flash possui uma biblioteca específica para isso, com muitas opções.  Clique  no menu Janela, depois Bibliotecas comuns e logo em seguida em Botões. Abra a pasta playback rounded e arraste para a tela botões de Play, Stop, Pause.

12

a

c

b
Posicione os botões abaixo do vídeo, como se vê na figura a seguir:

13

Agora precisamos especificar para o Flash qual os comportamentos dos botões para esse vídeo que foi importado. Para isso clique no menu Janela e escolha a opção comportamentos.

14

Selecione o botão de Play que está no documento e logo em seguida, no painel comportamento, clique no sinal de + e escolha a opção Vídeo incorporado. Observe que aparecerão comandos de Parar, Pausar, Reproduzir. Nessa hora aparecerá uma janela onde perguntará o nome da ocorrência.

15

Selecione a opção vídeo que é a ocorrência que criamos quando importamos o arquivo. Faça o mesmo para os outros botões obedecendo os seus comportamentos.

16

Pronto! Agora temos um player completo no Flash. Dê CONTROL + ENTER para visualizar o resultado na janela do programa:

17

Gostaram? Não esqueçam de postar os seus comentários e contar se conseguiram realizar o tutorial. Escreva para nós sugerindo temas e dando sugestões. Não esqueçam também de curtir e compartilhar com os amigos… o Blog do Web Design agradece!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Faça um menu para DVD
Faça um menu para DVD usando o ConvertXToDVD Para você que está precisando criar um DVD com seus