anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar um QR-Code – Parte 1

Já ouviu falar em QR-Code? Não, então acesse o blog e saiba mais sobre o que é e como utilizá-lo. Esse post foi dedicado a quem deseja inovar e utilizar a nova tecnologia do QR-Code que veio com tudo para se tornar o sucessor do código de barras.

CAPA2

Neste post será apresentado de forma prática e simples as maneiras de se criar um QR-Code e onde ele poderá ser utilizado.

Tipos de QR-Code para criação

Existem vários tipos de QR-Code, porém vou abordar os dois que julgo mais importantes:

QR-Code Estático: É o código QR-Code que ao ser criado, não pode ser trocada a sua informação, dependendo da ocasião isso pode trazer alguns transtornos. Esse é o mais utilizado, uma vez que possui sites gratuitos para a realização do serviço sem limites de criação.

Exemplo: Ao criar um QR-Code que redirecione para um site e distribuir esse QR-Code para os clientes, caso o site mude de endereço não será possível mudar o redirecionamento do QR-Code criado.

QR-Code Dinâmico: É o código QR-Code que ao ser criado, permite a qualquer momento que seja alterado o seu redirecionamento. Porém esse tipo de QR-Code geralmente é feito por sites pagos, afinal ele apresenta um diferencial em sua composição.

Podemos criar de maneira simples e rápida um QR-Code do tipo estático, para isso siga as orientações abaixo:

Começamos acessando o site do Google que possui um serviço para encurtar a URL da página na internet. Acesse ao site CLICANDO AQUI. Essa opção para encurtar a URL é muito interessante pois com ela é possível acompanhar quantas pessoas visualizaram o seu site e o melhor gera automaticamente o QR-Code.

Copie a URL do seu site ou endereço desejado e cole na caixa de texto, em seguida clique sobre o botão: Encurtar URL. Observe a figura 1.FIGURA01

O próximo passo é digitar uma imagem e alguns dígitos para que o Google confirme que de fato você é um ser humano.

Digite tudo sem espaço e clique no botão verificar. Observe a figura 2.FIGURA02

Aparecerá logo ao lado, as informações da página, o link encurtado e a opção de ver mais detalhes, clique nessa opção. Observe a figura 3.FIGURA03

Em seguida aparecerão as estatísticas de quantas pessoas visualizaram a sua página da internet, essa estatística pode ser filtrada por horas, dias, semanas, meses, ou por todo tempo e logo acima dessas possibilidades de filtro é possível visualizar o QR-Code da URL gerada, para salvá-lo basta clicar sobre ele e salvar.

FIGURA04

Ao clicar na imagem do QR-Code será redirecionado para uma nova página, então basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolher a opção salvar imagem como, e salvar. Assim quando necessitar poderá utilizar o arquivo aonde desejar.

Lembrando que o tipo de QR-Code gerando nesse Post é o estático, se precisar modificar a URL, será necessário gerar um novo QR-Code, entretando, esse tipo de QR-Code pode ser gerado de forma simples e prática, sem limites de criação e sem custo algum.

No próximo post veremos como criar um QR-Code dinâmico, para quando desejar trocar a URL e continuar com a mesma imagem.

Espero que tenham gostado e fiquem atentos para a parte 2 desse post.

Curtam e compartilhem com seus amigos e aproveitem essa nova tecnologia para apresentar um diferencial aos seus trabalhos.

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Postagem Relacionada

Criando QR Codes dinâmicos
Aprenda a utilizar todos os recursos que a informática proporcionar, aprenda como criar um QR