Como criar um QR-Code – Parte 1
Já ouviu falar em QR-Code? Não, então acesse o blog e saiba mais sobre o que é e como utilizá-lo. Esse post foi dedicado a quem deseja inovar e utilizar a nova tecnologia do QR-Code que veio com tudo para se tornar o sucessor do código de barras.
Neste post será apresentado de forma prática e simples as maneiras de se criar um QR-Code e onde ele poderá ser utilizado.
Tipos de QR-Code para criação
Existem vários tipos de QR-Code, porém vou abordar os dois que julgo mais importantes:
QR-Code Estático: É o código QR-Code que ao ser criado, não pode ser trocada a sua informação, dependendo da ocasião isso pode trazer alguns transtornos. Esse é o mais utilizado, uma vez que possui sites gratuitos para a realização do serviço sem limites de criação.
Exemplo: Ao criar um QR-Code que redirecione para um site e distribuir esse QR-Code para os clientes, caso o site mude de endereço não será possível mudar o redirecionamento do QR-Code criado.
QR-Code Dinâmico: É o código QR-Code que ao ser criado, permite a qualquer momento que seja alterado o seu redirecionamento. Porém esse tipo de QR-Code geralmente é feito por sites pagos, afinal ele apresenta um diferencial em sua composição.
Podemos criar de maneira simples e rápida um QR-Code do tipo estático, para isso siga as orientações abaixo:
Começamos acessando o site do Google que possui um serviço para encurtar a URL da página na internet. Acesse ao site CLICANDO AQUI. Essa opção para encurtar a URL é muito interessante pois com ela é possível acompanhar quantas pessoas visualizaram o seu site e o melhor gera automaticamente o QR-Code.
Copie a URL do seu site ou endereço desejado e cole na caixa de texto, em seguida clique sobre o botão: Encurtar URL. Observe a figura 1.
O próximo passo é digitar uma imagem e alguns dígitos para que o Google confirme que de fato você é um ser humano.
Digite tudo sem espaço e clique no botão verificar. Observe a figura 2.
Aparecerá logo ao lado, as informações da página, o link encurtado e a opção de ver mais detalhes, clique nessa opção. Observe a figura 3.
Em seguida aparecerão as estatísticas de quantas pessoas visualizaram a sua página da internet, essa estatística pode ser filtrada por horas, dias, semanas, meses, ou por todo tempo e logo acima dessas possibilidades de filtro é possível visualizar o QR-Code da URL gerada, para salvá-lo basta clicar sobre ele e salvar.
Ao clicar na imagem do QR-Code será redirecionado para uma nova página, então basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolher a opção salvar imagem como, e salvar. Assim quando necessitar poderá utilizar o arquivo aonde desejar.
Lembrando que o tipo de QR-Code gerando nesse Post é o estático, se precisar modificar a URL, será necessário gerar um novo QR-Code, entretando, esse tipo de QR-Code pode ser gerado de forma simples e prática, sem limites de criação e sem custo algum.
No próximo post veremos como criar um QR-Code dinâmico, para quando desejar trocar a URL e continuar com a mesma imagem.
Espero que tenham gostado e fiquem atentos para a parte 2 desse post.
Curtam e compartilhem com seus amigos e aproveitem essa nova tecnologia para apresentar um diferencial aos seus trabalhos.