anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar Objetos 3D no Photoshop

capa

Se você ainda não conhece os incríveis recursos 3D do Photoshop, neste tutorial eu irei mostrar como criar um ícone de um planeta, com o auxílio de várias imagens que servirão como texturas para torna-lo mais real. Você irá descobrir como utilizar os recursos das camadas 3D e também como inserir e editar suas texturas.

Passo 1

Crie um novo documento que de 1.000 pixels de largura por 500 pixels de altura e com uma resolução de 300 pixels por polegada. Coloque o nome que desejar no documento.

1 - tela bertura

Passo 2

Como base para o preenchimento do nosso planeta, nós iremos usar uma textura de um mapa. Clique no link a seguir, planetpixelemporium.com e baixe a imagem do “Color map” (mapa colorido) que está no site. Depois, de volta ao Photoshop, vá em Arquivo > Inserir, insira-o e ele aparecerá como uma nova camada em seu documento. Renomeie esta camada como “Terra“.

Mapa

2 - Inserindo camada

Passo 3

Agora vá até 3D> Nova Forma da Camada> Sphere. O Photoshop vai criar uma esfera 3D e vai “embrulhar” o mapa ao redor desta esfera em um efeito surpreendente. Esta vai ser a camada de base do nosso planeta.

3 - Forma de camada Esfera

4 - Esfera criada

Passo 4

A camada “terra” é agora uma camada 3D, e um ícone de um cubo é exibido na paleta de Camadas. Ao clicar nesse ícone você irá abrir um painel com os recursos 3D do programa. Com esse painel, você pode interagir com os modelos 3D no Photoshop, como girar e mover o modelo ou mudar a posição da câmera no espaço 3D, sempre  utilizando as ferramentas 3D na caixa de ferramentas.

Pegue a ferramenta Rotação 3D, clique no globo, segure e arraste para girar a esfera e ajustá-la como quiser. Dica: segurar as teclas Alt ou Shift irá restringir o eixo de rotação enquanto faz isso.

5 - Rotação da Esfera criada

Passo 5

As bordas da esfera parecem um pouco serrilhadas no momento, certo? Iremos corrigir esse defeito indo até a Paleta 3D. Certifique-se que a opção “Cena” está selecionada na lista superior e defina a qualidade para “Raio rastreado”. Isto irá corrigir o problema com as bordas.

6 - Bordas suavizadas

Passo 6

Agora, clique na caixa de Cor Ambiente Global e definir a cor para R: 100, G: 100, B: 100 e clique em OK. Isto irá criar uma iluminação para o ambiente com uma cor mais brilhante.

7 - Cor Global

O resultado será esse:

8 - Cor Global aplicada

Passo 7

Chegou o momento de adicionar mais um mapa em nosso planeta. Baixe o “Bum Map” (Mapa de relevo) do mesmo site onde baixou o anterior, planetpixelemporium.com e salve a imagem no seu desktop. Depois, retorne ao Photoshop e na paleta 3D, escolha a opção Sphere Material e clique no botão Relevo, dentro do painel. Esse ícone fica ao lado da Pasta Relevo e depois escolha a opção Carregar Textura. Selecione o arquivo que você acabou de baixar. O arquivo “earthbump1k.jpg” é um arquivo em tons de cinza e as áreas mais claras nesta imagem serão inseridas proporcionalmente em nossa esfera 3D, em um interessante efeito. Para que o relevo apareça mais destacado, defina a Cintilância para 100%.

earthbump1k

9 - Nova textura

Passo 8

Na Paleta 3D, você verá que existe uma opção chamada “3D {Luzes}”. Estas são as luzes de cena padrão do Photoshop. Agora vamos alterar seus tipos, cores e posições. Primeiro selecione a opção “Luz Infinita 1” e mude sua cor para R: 220, G: 220 e B: 220. Em seguida, selecione também a opção “Luz Infinita 2” e defina seu tipo para Spot e cor para R: 180, G: 180 e B: 180.

10 - Cores RGB 01

10A - Cores RGB 02

Outra opção interessante é rotacionar o ponto de iluminação para a extremidade que desejar do globo. Você pode fazer isso na opção “Ferramenta deslocamento de luz 3D”, que fica nas opções laterais do Painel 3D. Arraste o ponto de luz para onde preferir.

11 - Deslocamento de luz

12 - Luz deslocada

Passo 9

Iniciando a parte final de nosso tutorial, vamos dar um toque final inserindo as nuvens ao redor do planeta. Na guia de Camadas, duplique a camada do planeta e nomeie-a como “Nuvens”.

13 - Duplicando camada

Na camada que criou, nós iremos remover as texturas que inserimos anteriormente. Clique no ícone de textura ao lado da caixa de Difusão para remover o Mapa. Ao fazer isso, o globo assumirá um aspecto acinzentado,  isso é normal, pois retiramos a imagem do mapa.

14 - Removendo texturas

15 - Textura 01 removida

Em seguida, iremos remover também a textura de Relevo. Repita o procedimento anterior para remover a textura que está na caixa de Relevo. O aspecto do globo ao remover as texturas será esse:

16 - Texturas removidas

Passo 10

Nosso próximo passo é o de inserir novas texturas para criar as camadas de nuvens do globo. Você pode baixar a imagem “earthcloudsmap” (mapa de nuvens da terra) na página planetpixelemporium.com . Clique no ícone ao lado da caixa de Difusão e escolha “Carregar Textura”. Carregue a textura que você acabou de baixar.

earthcloudmap

17 - Inserindo nova textura

Agora vamos inserir uma outra textura na opção de Opacidade do Painel. Baixe a imagem “Clouds Transparency” (“transparência de nuvens”) novamente na página planetpixelemporium.com . Só que antes de inserir essa imagem como textura, vamos abri-la (control+O) e inverter as cores com o comando Control+i. Após a inversão das cores preta e branca, salve a imagem (control+S) e feche-a. Voltando ao nosso globo 3D, clique no ícone ao lado da caixa de Opacidade e escolha “Carregar Textura”. Carregue a textura Clouds Transparency.

18 - Inserindo textura nuvens

Se desejar, clique no painel lateral e mova as nuvens para uma posição diferente no globo.  Isso pode ser feita na opção ferramenta Giro de malha 3D.

18a - Giro de malha 3D

Passo 11

O tempo parece estar muito nublado em nosso globo, certo? Portanto, iremos corrigir esse problema clicando na opção Cena > Editar e acessando o painel de Configurações de acabamento 3D. Desmarque a opção fazer “Remover faces posteriores” e dê OK, isso fará com que as nuvens fiquem um pouco mais brancas.

19 - Desligando faces posteriores

Outra coisa que irá ajudar nesse processo será voltar na aba Sphere_Material e definir as cores Ambiente e Specular para branco (R,G e B para 255).

Pronto. Agora, é só acrescentar os efeitos que desejar, inserir um fundo de sua escolha e o resultado final será uma bela imagem esférica e cheia de detalhes, graças aos incríveis recursos 3D do Photoshop!

20 - Globo pronto

Final

Gostou? Compartilhe e curta, indique o blog aos amigos e divulgue nossos trabalhos. O Blog do Web Design agradece!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Vídeo para Holograma Básico
Vamos fazer um Holograma? Tudo que você vai precisar é o Paint e o Movie