anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como criar etiquetas no Corel DRAW


Criar etiquetas no corel

Você precisa criar uma identificação para os seus documentos e pastas e quer criar etiquetas de maneira fácil e descomplicada? O programa Corel Draw X5 tem alguns recursos para ajudá-lo nessa tarefa, e nós do blog Web Design da Microcamp iremos demonstrar o passo a passo para que você mesmo possa criar suas etiquetas personalizadas.

Hoje, vamos fugir um pouco da área do Web Design e vamos falar de uma ferramenta que pode ser muito útil no seu dia a dia. Muitas pessoas utilizam o Corel Draw e a grande maioria não sabe que o programa oferece a opção para criar etiquetas. Esse recurso ajuda muito quando há a necessidade de manter tudo identificado com as informações essenciais para manter um ambiente organizado.

Por isso, vamos demonstrar de forma rápida e prática como utilizar o programa para fazer qualquer tipo ou tamanho de etiquetas.

Nesse tutorial, optei por utilizar a versão X5.

abertura

O Corel Draw possui mais de 800 formatos de etiquetas de 38 fabricantes diferentes em sua biblioteca interna. Para começarmos o nosso trabalho, abra o programa e crie um documento novo (Arquivo > Novo ou com o atalho Control + N). Para iniciarmos nosso trabalho e escolher o modelo da etiqueta que deseja utilizar, clique no menu Layout e logo em seguida na opção Configurar Página.

img3

A janela de opções será aberta em sua tela. Nessa janela você deverá clicar na opção Etiquetas na barra de navegação lateral.  Note que aparecerão vários modelos de diferentes fabricantes, como já mencionamos. Vamos selecionar a primeira etiqueta e confirmar a ação clicando no botão OK.

img4

img5

Note que a área de trabalho foi modificada com as opções de tamanho da etiqueta que escolheu. Você não precisa se preocupar em ter que desenhar várias em uma mesma folha.  Utilizaremos apenas uma como base para a impressão de todas as outras etiquetas que faremos. Por enquanto, não é necessário se preocupar com esse detalhe.

Caso não encontre uma etiqueta do tamanho que se deseja, ou seja, do tamanho da etiqueta que adquiriu, você também poderá clicar na opção de Personalizar etiqueta e configurar manualmente as medidas. Para isso, se assim desejar, retorne ao menu Layout e na opção Configurar Página, escolhendo em seguida Personalizar Etiqueta.

img6

Aqui poderão ser configuradas as seguintes opções:

Em Layout você pode definir a quantidade de fileiras e colunas que cada página terá.

Em Tamanho da etiqueta você pode definir a largura e altura de cada etiqueta.

Em Margens determina o espaçamento entre as etiquetas e as margens.

O Espaço entre colunas estabelece o espaçamento entre colunas horizontais e verticais.

Observação importante: Escolha um tipo de documento compatível com o tamanho da página, ok?

Ainda na janela Configurar Página você possui a possibilidade de aplicarmos um fundo no nosso documento. Para isso é só clicar na opção Fundo. Nessa janela você pode ativar o botão Bitmap e clicar em Procurar para escolher uma imagem em seu computador para ser aplicada como fundo. Ou poderá escolher a opção Sólido para aplicar uma cor única.

img7

As opções que se encontram na seção Origem, servem para escolher se o bitmap será vinculado ou incorporado. Caso a sua escolha seja o de vinculado, sua imagem original sofrerá alterações. Já na opção incorporado, isso não ocorrerá.

Em Tamanho do Bitmap podemos manter seu tamanho original ou alterar as proporções Horizontais e Verticais.

Ativando a opção Imprimir e exportar fundo, o fundo será impresso ou exportado junto com o layout. Se essa opção estiver desativada, isso não será possível.

Agora vamos usar um modelo de uma etiqueta sem informações. Você pode colocar as informações que desejar:

img8

Na sequência, vamos conferir como acontece a impressão do documento. Para isso você deverá clicar no menu Arquivo e logo em seguida na opção Visualização de Impressão.

img9

Note que automaticamente sua etiqueta será dividida em todo o documento.

img10

No canto esquerdo da Janela temos uma ferramenta interessante chamada Layout de Imposição.

img11

Ela permite imprimir mais de uma página de um documento em cada folha de papel. Note a visualização do seu documento:

img12

Depois de escolher as configurações desejadas, clique no menu Arquivo e logo em seguida Imprimir esta Folha agora.

img13

Agora é só esperar a Impressora fazer a sua parte e conferir se o seu trabalho está da maneira como desejou.

Gostou? Você quer outras dicas ou tutoriais sobre Corel Draw? Você pode postar os seus comentários e deixar a sua contribuição. Não esqueçam também de curtir e compartilhar com os amigos… O Blog do Web Design agradece. Até o próximo post!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

DeviantART Space
Uma viagem as ilustrações do DeviantART!
  Bem-vindos ao DeviantART! Com a intenção de promover a arte, nasce em Hollywood, Estados