anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Como colorir fotos em preto-e-branco no Photoshop

capa

Você sempre teve vontade de colorir uma foto em preto-e-branco deixando-a com uma aparência natural?  Neste post iremos demonstrar como conseguir esse ótimo efeito no Adobe Photoshop CS5 em poucos passos! Com o tutorial a seguir você também poderá alterar ajustes nas tonalidades da cor dos olhos, cabelos e da pele de uma pessoa em uma foto.

Nota do Moderador: O tutorial que você lerá a seguir foi escrito pelo instrutor Ivan Lima, da Microcamp Praia Grande. Para entrar em contato como Ivan, você pode visitar a página pessoal dele no Facebook ou ir diretamente na sessão de comentários do site. Boa leitura!

Para iniciarmos, você irá necessitar de uma imagem em tons de cinza, é claro (não esqueça de conferir se ela está em modo RGB, indo em Menu Principal > Imagem >Modo > cores RGB. Se não estiver, marque esta opção!).

No nosso exemplo usaremos uma imagem da atriz Angelina Jolie. Deixaremos a atriz morena, mudando não só o tom da pele como também as sobrancelhas e os fios do cabelo para um tom mais escuro. Observe as imagens a seguir em uma comparação com a imagem original (em cinza) com as outras que  apresentam tonalidades modificadas com as ferramentas que veremos aqui.

pro blog

Em primeiro lugar, abriremos o arquivo a ser modificado através do menu Arquivo, clicando depois em Abrir  (ou usando o atalho Control+O). Em seguida, localizem a foto que desejam modificar, no meu caso, por exemplo, usarei a foto da atriz na tonalidade de cinza (você pode clicar diretamente na imagem abaixo para salva-la em seu computador e usá-la também se quiser).

Angelina Jolie em cinza

Em seguida desbloqueie a camada através do atalho CtrL+J , depois selecione o rosto através da ferramenta Varinha Mágica, presente na Barra de Ferramentas lateral. (Obs: aumente a tolerância para uma seleção mais precisa, deixando-a com o valor de 35 conforme ilustrado abaixo):

seleção

Em seguida clique em Imagens>Ajustes>Balanço de cores ou através do atalho Ctrl+B . Uma janela será aberta e nela iremos inserir os seguintes valores, para deixar a cor de pele colorida : Cyan +57, Magenta -12 e Amarelo -51, tudo isso com a opção Preservar Luminosidade marcada, conforme a imagem a seguir:

colorindo

Repare que no nosso exemplo ficaram partes do rosto ainda sem preenchimentos de cor, já que não foi selecionada inteiramente pela ferramenta Varinha Mágica. Então, repita o procedimento até que seja aplicada a cor de pele que criamos em todas as partes que contenham a pele. DICA: para algumas partes será necessário alterar a tolerância da Varinha Mágica novamente, para mais ou para menos dependendo da necessidade.

Outras dicas importantes: caso queira selecionar mais de uma área para agilizar o processo, mantenha pressionada a tecla Shift. Desta forma, você conseguirá selecionar mais de uma parte do  rosto ao mesmo tempo para aplicar a cor. Caso selecione uma parte por engano e queira desfazer essa última seleção, mantenha pressionada a tecla Alt e clique na parte que deseja retirar. Desta forma, será possível desfazer uma das seleções. Você ainda pode desfazer toda a seleção de uma única vez através do atalho Ctrl+D.

Próximo passo: após ter colorido todo o rosto, o resultado será parecido com o da imagem abaixo:

primeira

Uma vez que tenha chegado a este ponto, em seguida vamos iniciara segunda parte do tutorial, que é colorir a boca. Para isto usaremos a ferramenta Caneta (ou outra ferramenta de seleção de sua escolha) e com esta ferramenta selecionaremos toda a boca da pessoa. Após feita a seleção, clicaremos na opção Demarcadores, e com a tecla CONTROL pressionada, clique na parte selecionada conforme vê na imagem abaixo:

boca

O procedimento será basicamente o mesmo que utilizamos no rosto, mudando somente as cores. Clique em Imagens>Ajustes>Balanço de cores ou através do atalho Ctrl+B e escolha uma cor de sua preferência, neste exemplo usei as seguintes cores: Cyan +72, Magenta -49 e Amarelo +40. Deixe novamentea opção Preservar Luminosidade selecionada.

cor da boca

Como pôde perceber, deixamos a cor do cabelo em um tom escuro. Você pode criar variações de tons da maneira que desejar, os valores do Equilíbrio de Cores são somente uma sugestão.

Chegamos agora à última parte do tutorial. Nela, iremos alterar a cor dos olhos na imagem.

Clique na ferramenta Letreiro Elíptico na barra de ferramentas lateral e com ela faça uma seleção em cima do olho (use a tecla Shift para selecionar o outro olho também). Na sequência, clique no Menu Principal, escolha a opção Imagens> Ajustes> Variações e selecione um tom de sua preferência conforme mostrado abaixo:

olhos

Após escolher o tom de variação, dê OK e olhe para sua foto: você conseguiu um excelente efeito de colorização em poucos passos! O resultado final deverá ficar semelhante à imagem ao da imagem a seguir:

Angelina Jolie em nova

Espero que tenham gostado do tutorial e escrevam pedindo mais colaborações, sugestões e até alguma orientação caso necessitem. Não deixem de praticar e mostrar o blog do Web Design para os amigos compartilhando nas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima postagem!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Photoshop: laranja ou maçã?
Fotomontagem no Photoshop Hoje preparei um tutorial de fotomontagem bem interessante: é de uma maçã