anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Mude a cor dos cabelos no Adobe Photoshop

123

 

Manipulação de fotos: Cabelos

Você já se imaginou com o cabelo de outra cor? Como será que ficaria seu cabelo se fosse loiro, ruivo, azul ou roxo? Neste post você aprenderá como mudar a cor de cabelos com o Adobe Photoshop! Com esse passo-a-passo, mesmo os iniciantes do Photoshop todos poderão criar este efeito super criativo e fácil de fazer.

 

Requisitos

1 – Computador com Adobe Photoshop instalado. Neste tutorial utilizamos a versão CS5, porém caso use outra versão as ferramentas podem estar um pouco diferentes, mas também dará certo.

2 – Foto com um modelo de rosto e com os cabelos a serem coloridos, pode ser uma foto sua ou imagem da internet, o importante é que a imagem esteja com uma boa resolução. Nesse tutorial utilizamos uma imagem obtida no Google Imagens com a pesquisa “Cabelo Liso”. Você também pode clicar diretamente no link da busca que realizei.

 

Então mãos à obra!

1 – Após iniciar o Adobe Photoshop, clique no Menu Arquivo e em seguida na opção Abrir.

 

2

 

2 – Procure no seu computador a imagem na qual aplicaremos o efeito. Clique em Abrir.

 

3

 

3 – Após abrir a imagem clique com o botão direito do mouse sobre o nome da camada que foi criada automaticamente.

 

4

 

4 – Na lista que aparecer, clique na opção Duplicar Camada.

 

5

 

5 – Em seguida renomeie a nova camada e clique em OK.

 

6

 

6 – Agora vamos ocultar a camada “Plano de Fundo”, pois ela serve como cópia de segurança. Para isso clique sobre o botão de visibilidade da camada, com o símbolo de um olho.

 

7

 

7 – Agora vamos selecionar a ferramenta Pincel. Certifique-se que a cor preta está selecionada.

 

8

 

8 – Com o Pincel selecionado e na cor preta, antes de pintar, vamos ativar um recurso chamado Máscara rápida.

 

9

 

9 – Agora devemos pintar o cabelo com muito cuidado para não borrar, nem pintando o fundo e muito menos a pele. Não se assuste, é o certo ficar vermelho! Esta não é a cor definitiva, somente a cor de delimitação da seleção da máscara rápida.

 

10

 

10 – Ajuste o tamanho do pincel de acordo com as suas necessidades: no meio use pincel grande e nas bordas use pincel pequeno. Podemos apagar os borrados com a ferramenta Borracha.

 

11

 

11 – Após pintarmos toda a área do cabelo e nos certificarmos que não há borrões, podemos desativar a Máscara Rápida.

 

12

 

12 – Agora perceba que temos o fundo e todo o resto selecionado, menos o cabelo, para que o cabelo fique selecionado devemos inverter a seleção. Clique no Menu Selecionar, depois em Inverter.

 

13

 

13 – Agora que somente o cabelo está selecionado, criaremos uma nova camada com o ajuste Matiz/Saturação, que permitirá a alteração da cor do cabelo. Para isso clique no menu Camada, opção Nova Camada de Ajuste e em seguida em Matiz/Saturação.

 

14

 

14 – Na janela que aparecer devemos apenas mudar o Modo, então clique no botão de seta para baixo, ao lado da palavra Normal.

 

15

 

15 – Na lista que aparecer devemos selecionar a opção Luz Indireta e então clicar no botão OK.

 

16

 

16 – Muito bem! Agora o efeito está quase pronto, falta darmos os ajustes finais no Painel Matiz/Saturação que apareceu à direita da nossa tela.

17 – Primeiro vamos trabalhar com a Luminosidade, na barra de baixo, com ela podemos deixar o cabelo claro ou escuro.

 

17

 

18 – Agora vamos trabalhar com a Saturação, que é a barra do meio que permite configurar a “Força” da cor: quanto mais para direita colocarmos mais viva fica a cor, e quanto mais para a esquerda mais discreta ela fica.

 

18

 

19 – Para finalizar a edição vamos trabalhar com a primeira barra, a colorida, que permite configurar a Matiz. Basta mover o cursor até selecionar uma cor que lhe agrade.

 

19

 

20 – Após personalizar as barras do Painel Matiz/Saturação até encontrar a cor desejada, basta salvar nossa arte. Para isto, clique no Menu Arquivo e na Opção Salvar Como.

 

20

 

21 – No campo Nome preencha com o nome que deseja dar para a imagem e em seguida altere o Formato.

 

21

 

22 – Para alterar o Formato, basta clicar na seta para baixo em frente ao campo formato, devemos escolher um formato de imagem, por exemplo JPEG(*.JPG;*.JPEG;*.JPE) e clicar no botão Salvar. Ao salvar seu arquivo em JPEG, você perde os ajustes de camada como Matiz, saturação e todos os dados da seleção que acabamos de realizar. Caso deixemos o formato com Photoshop(*.PSD;*.PDD), ele salvará o arquivo editável, o que permite continuar a edição posteriormente, armazenando os dados sobre camadas e seleções efetuadas.

 

22

 

23 – Aparecerá uma janela para que possamos escolher a Qualidade/Tamanho do arquivo, vamos selecionar 12, que é a máxima, e clicar no botão OK.

 

23

 

Muito bem agora vamos ver se deu diferença… o que acharam?

24

É isso aí galera! Este foi o efeito de colorir cabelo no Photoshop. É claro que podemos utilizar esta mesma técnica para colorir diversas coisas. Solte sua criatividade e seu talento e crie suas próprias artes! Espero que tenham gostado deste tutorial, deixem suas dúvidas e opiniões nos comentários. Tchau galerinha, até a próxima!


 

diego

Fala galera! Meu nome é Diego, sou instrutor de informática desde 2011 e atualmente leciono em Cotia. Sou técnico em informática formado pela ETEC São Roque e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC Sorocaba. Gosto de ouvir Rock’n Roll para relaxar, curto assistir séries e animes, adoro cinema e pratico Wing Chun (uma arte marcial que admiro muito).

 

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

abertura-lentes-triangulo-exposicao
Como tirar uma boa foto: entenda os megapixels, ISO e muito mais
E aí galera, BELEZINHA? Hoje nós vamos falar de um tema que gera muito interesse por
  • Maycon Batista

    Muito bom tutorial encontrei olhando uns fundos para Corel no Google imagens, Também sou técnico em Manutenção e Informática. achei interessante seu tutorial, embora eu tenha aprendido de outra forma (selecionando o cabelo primeiro) mas essa pareceu boa tb, vou estuda la. Abraços.