anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Colorindo as pastas no Ubuntu

Oi pessoal, como vocês estão? Bem, se você é um leitor assíduo dos blogs da MicrocampSP, em especial o de hardware, já sabe que sou um “viciado” em personalizar o ambiente de trabalho, seja no Linux ou Windows, portanto, vamos para mais uma dica pra não deixar a monotonia do desktop do dia a dia bater. É um recurso bem simples mas que particularmente gosto, que é a possibilidade de trocar a cor das pastas no linux (esse recurso é nativo no MAC OS da Apple).

Vamos lá!

Primeiro é necessário adicionar o repositório ppa:costales/folder-color. Podemos fazer de duas formas, pelo terminal ou interface gráfica. Para fins didáticos vou mostrar dos dois ok?!

Adicionando PPA pelo modo gráfico:

Abra a central de programas

0

Agora clique no menu editar (basta passar o mouse na parte de cima da janela – na barra de titulo) e depois escolha Canais de Software.

1

Na janela que abrir vá até a aba Outros Programas e clique em Adicionar, mais abaixo:

2

Em linha do APT digite o PPA seguido justamente da sigla PPA. Neste caso esse aqui: ppa:costales/folder-color depois basta clicar em Adicionar Fonte (será solicitado senha do usuário com privilégios, digite sua senha).

3

Agora ao fechar a janela provavelmente o sistema irá atualizar a lista de repositórios automaticamente ou irá solicitar isso a você. Se a segunda acontecer, basta clicar em OK. (Isso equivale ao comando apt-get update).

4

Adicionando PPA via terminal.

Esse processo certamente já foi mostrado em outros post, mas vamos lá. Para adicionar uma PPA via terminal basta digitar o comando: sudo add-apt-repository seguido da PPA desejada. Nosso comando completo ficaria: sudo add-apt-repository ppa:costales/folder-color

5

Basta digitar sua senha e pronto. PPA adicionado. Agora para atualizar a lista do cache use o update (sudo apt-get update).

6

Para instalar use o comando apt-get install (sudo apt-get install folder-color).

7

Será necessário reiniciar o explorador de arquivos do ubuntu (nautilus), para isso abra o terminal e digite: sudo nautilus -q

Pronto bem simples certo?

Alterando a cor das pastas.

Agora que temos o folder-color instalado para alterar a cor das pastas é muito simples pois essa opção (Color Folderestará disponível ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma pasta qualquer.

8

Caso deseje voltar a cor padrão, clique novamente com o botão direito do mouse sobre a pasta e escolha Restore to Default.

É isso pessoal. Foi uma dica bem rápida, mas espero que tenham gostado.

Abraço!

Próximo

Postado por

Tem 26 anos. É formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIMONTE, atualmente leciona Hardware e TI na Microcamp de Santos. É apaixonado pelo mundo Linux. Também faz trabalhos como web design e design gráfico. Se considera um músico de bom gosto e adepto a um bom livro de ficção.

Postagem Relacionada

Saiba como virtualizar o Ubuntu em tela cheia
Olá galera, tudo bom com vocês? Neste post, vamos aprender a virtualizar o Sistema Operacional