anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Coloque botões do Facebook, Twitter e Google+ no seu site

Capa do post

Promover as páginas do seu site nas redes sociais é uma excelente alternativa nos dias atuais. Além de ser uma verdadeira febre entre as pessoas das mais variadas idades graças a seu poder agregador e facilitador na comunicação no dia-a-dia, elas podem servir perfeitamente como um efeito multiplicador na divulgação de seus trabalhos!

Veremos a seguir algumas maneiras práticas de inserir os botões de algumas das principais redes sociais em seu site, como o botão Curtir do Facebook, o botão Twittar do Twitter e o botão G+1 do Google Plus.

Importante: não esqueça de que são muitas as vantagens de divulgar seu site nas redes sociais, mas elas devem ser escolhidas de acordo com o perfil do seu público-alvo e com o objetivo de cada negócio. Não esqueça também de que o carregamento desses Widgets deverá atrasar o carregamento de sua página, portanto, use-os com moderação e sempre pense em sua real utilidade na página antes de inseri-los.

O Botão Curtir

Botão curtir

O botão Curtir, da rede social Facebook, é uma forma simples de um utilizador mostrar o seu apoio por determinada coisa. Quando o leitor clica em “Curtir” é adicionada uma atualização no seu mural. Além de promover a interação com os leitores da sua página, ele ajudar a ganhar visitas. E, como deve imaginar, quanto mais popular for o conteúdo nas redes sociais, mais relevância a sua página terá nas ferramentas de busca, como o Google, Bing, etc.

O próprio Facebook coloca à sua disposição todas as ferramentas necessárias para criar um botão “Curtir” com relativa facilidade, além de outros botões como o de Compartilhar, Comentar, entre outros. Para criar o seu botão, basta visitar a página de desenvolvedor do Facebook em http://developers.facebook.com/docs/plugins. Escolha a opção de botão “Like button” como vê na figura a seguir. É importante que neste momento, você já deva estar  devidamente ‘logado’ em sua própria conta no Facebook.

pagina desenvolvedor

Na página do botão, insira  a URL (no caso, o endereço da sua página), o Layout Style (o estilo de layout), o Width (largura) do botão, o Show faces (que é uma opção que mostra a face, isto é, o rosto ou avatar das pessoas que curtiram), a Font (tipo de letra a ser utilizada), o Color Scheme (esquema de cores) e o Verb to Display (qual o tipo de verbo a ser mostrado, se é Curtir ou Recomendar).

opções botões curtir

Feitas as alterações, clique na opção Get Code e uma janela será aberta mostrando o código gerado pelo aplicativo. Basta copiar e colar na área desejada no seu site e pronto, ele funcionará perfeitamente!

Código Curtir

Se quiser outros tipos de botões dessa rede social, repita os mesmos passos nas opções de botão que escolher.

O botão Twittar

botão tweetar

Disponibilizar um botão para twittar as postagens é uma das  melhores formas para a divulgação de um site no Twitter. A rede social que se utiliza de micro postagens em até 140 caracteres é umas das mais queridas dos usuários no Brasil e no mundo e seus Trending Topics (assuntos mais comentados) costumam impulsionar velozmente a divulgação de um determinado assunto. Portanto, nada mais justo que aprendermos a inserir um botão de twittar/retwittar! O procedimento é bem simples e parecido com o do Facebook; assim como no caso anterior, o twitter possui uma página para gerar e personalizar os seus recursos. Você pode visita-la em http://twitter.com/about/resources/buttons.

Nessa página, você pode escolher várias opções de botão, como Compartilhar um Link, Seguir, Marcador e Menção. Escolha qual o tipo de botão você deseja inserir em sua página e em seguida, você poderá ver as opções avançadas de personalização do Widget:

Opções botão tweet

Use a URL da página em questão que deseja direcionar o link. Escolhas as opções para exibir uma contagem de tweets, preeencha o nome do usuário ou algum marcador, escolha a opção de tamanho (botão grande, se desejar) e o Idioma. Após estas etapas, copie o código que será fornecido na própria página.

Para mais opções de personalização, consulte  a documentação para os Botões do Twitter. Após copiar o código, cole-o na parte que desejar em seu site e ele estará pronto e funcional!

O Botão G+1

Botão G+

Para inserir o botão Google +1, da rede social Google+ no seu site/blog, permitindo que os os leitores recomendem e partilhem o seu conteúdo e aumentando o número de visitas das suas páginas, utilize o código fornecido pelo próprio Google. Para isso, basta visitar a página do desenvolvedor: https://developers.google.com/+/web/+1button e use a ferramenta configurador do botão +1 para gerar o código de botão personalizado.

Opções botão G+

Você pode adicionar e personalizar o botão +1 para atender as necessidades do seu site, como modificar o Width (tamanho) do botão e o idioma. Ao adicionar o botão +1 para o seu site, você permite que seus usuários possam recomendar o seu conteúdo para os seus círculos e direcionar o tráfego para seu site. O botão +1 também pode melhorar o tempo gasto em seu site, fornecendo recomendações para leitura posterior.

Código Google+

Com a expansão do número de usuários da internet no Brasil, as redes sociais são, sem dúvida, ferramentas indispensáveis ao profissional de web. É preciso estar atento para esta nova ferramenta. As empresas já começaram a trabalhar suas campanhas de marketing por meio deste canal e de olho nos bons resultados, pois de acordo com dados obtidos com uma recente pesquisa, o Brasil possui mais de 60 milhões de internautas, e mais de 18 milhões de consumidores estão utilizando essa ferramenta. Portanto, não deixe de utilizar o poder de comunicação e divulgação das redes para impulsionar o seu site!

Como não poderia deixar de ser, nós também estamos no Facebook, Twitter e outras redes sociais. Ajude-nos a divulgar esta postagem e contribua com sugestões de novos posts utilizando o espaço de comentários do blog.

Até a próxima semana!

Próximo

Postado por

Web designer, Ilustrador e produtor visual gráfico, santista de nascimento e de coração, amo o que faço e estou muito feliz em fazer parte da equipe Microcamp.

Postagem Relacionada

Fan page – Crie a sua!
Muitas pessoas criam perfis para promover uma marca ou divulgar sua empresa, porém a melhor