anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Colocar molduras em fotos com Power Clip

Olá, meu nome é Renata dos Santos, sou professora de Informática da escola Microcamp unidade de Praia Grande, hoje resolvi mostrar um recurso do programa Corel Draw, muito utilizado nas aulas de Desenho digital. Vamos aprender a colocar uma foto em uma moldura, utilizando a ferramenta Power Clip e a ferramenta Bézier. Primeiramente vamos entender como funciona esse programa.

FIGURA1

Entendendo o Corel Draw

O Corel Draw é um programa destinado a criar imagens do tipo vetor, geralmente estamos acostumados a criar imagens do tipo bitmap, que é o caso de fotos, no Corel se trabalha com formas geométricas, onde de um ponto a outro é gerada uma reta ou curva, possível de ser calculada matematicamente. A grande diferença de Bitmap para uma imagem vetorizada é que no caso do Bitmap a imagem é construída por diversos pontos quadrados chamados de pixels, milhares desses pontos juntos formam a imagem que estamos acostumados a ver, já o vetor são equações matemáticas que forma uma figura geométrica.

A grande vantagem de se utilizar uma imagem vetorizada é que essa imagem poderá ser ampliada infinitamente e a imagem não perderá a resolução, isso geralmente não acontece em imagens do tipo Bitmap, pois quando se aumenta a imagem também se aumenta os pixels criando a distorção que costumados presenciar.

Ferramenta Power Clip

Essa ferramenta permite que um objeto seja colocado dentro de outro objeto, criando efeitos bem interessantes, pode ser realizado com fotos e formas ou somente com formas geométricas. Vamos como é possível realizar essa ação, para isso busque uma imagem atraente, no nosso caso utilizaremos a moldura da personagem Sininho do Peter Pan, mais o gosto é seu e nada impede que você escolha uma montagem do Iron Maiden por exemplo.

Ferramenta Bézier

Essa ferramenta proporciona vetorizar uma imagem, de forma prática e eficaz, com ela é possível vetorizar qualquer imagem e transformar em uma forma, em um vetor. Essa ferramenta é o carro chefe do Corel Draw.

Para começarmos procure uma moldura bem legal para sua foto, caso queira a mesma moldura utilizada no tutorial basta clicar aqui. Faça download da imagem para podermos iniciar nosso aprendizado. Feito o Download abra o Corel Draw e importe a foto da moldura.

Mãos a obra!

Importe a imagem para dentro do Corel Draw, através do menu Arquivo, opção Importar, como mostra a figura 1 ou através do atalho Ctrl+I.

FIGURA2

Escolha a imagem desejada clique sobre ela e clique no botão importar. Como mostra a figura 2.

FIGURA3

Assim que clicar no botão importar o cursor do mouse mudará e ficará esperando você escolher a posição que irá colocar a imagem, basta clicar que a imagem ficará no local desejado. Observe como o curso do mouse irá ficar através da figura 3. Observe também que na escrita informa orientações para a formatação da foto.

FIGURA4

Assim que inserir a figura redimensione através das alças de redimensionamento, deixando a imagem em um tamanho satisfatório e em seguida iremos bloquear a imagem para que possamos vetorizar a parte do coração, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da figura e escolher a opção bloquear objeto como mostra a figura 4. O objeto deve estar bloqueado para quando estivermos vetorizando a imagem não mudar de posição, para evitar possíveis transtornos.

FIGURA5

Depois que o objeto estiver bloqueado, vamos pegar a ferramenta bézier, na caixa de ferramentas posicionada ao lado esquerdo, caso essa barra não esteja ativada basta ativá-la no menu janela, opção barra de ferramentas, opção caixa de ferramentas.

A ferramenta bézier fica na quarta opção de cima para baixo, para ativá-la basta clicar sobre a seta preta e escolher a opção Bézier, como mostra a figura 5.

FIGURA6

Vamos vetorizar!

Estando com a ferramenta em mãos, vamos vetorizar o coração da moldura escolhida, para vetorizar será preciso enxergar onde é uma curva e criar pontos retos, por que depois transformaremos essas retas em curva, no início não é uma tarefa fácil, mais com a prática conseguirá identificar esses pontos rapidamente.

Para criar os pontos basta clicar e soltar, essa ferramenta não precisa arrastar, basta clicar e soltar para criar um ponto, e assim sucessivamente, como demonstra a figura 6. Se for necessário aplique o Zoom na imagem utilizando o botão scroll do mouse.

Após percorrer toda a imagem, feche o último clique no NÓ da imagem, isso é muito importante para que a montagem dê certo.

FIGURA7

Após vetorizar todo o coração, selecione a ferramenta forma, segunda ferramenta de cima para baixo na caixa de ferramentas ou aperte a tecla de atalho F10, e selecione todos os pontos do vetor, clicando e arrastando como indica a linha pontilhada vermelha da figura 7. Arraste na diagonal como indica a seta vermelha, lembrando que deverá estar com a ferramenta forma.

FIGURA8

Agora com todos os pontos selecionados basta converter em curvas e trabalhar em cima da imagem, tentando transformar cada reta em uma curva que forme posteriormente um coração, clique na barra de ferramentas no botão converter em curva como demonstra a figura 8.

FIGURA9

Posicione o curso do mouse próximo à linha e repare que o mouse apresentará um desenho de uma curva, bastando clicar e arrastar, isso deverá ser repetido por todo o coração.

FIGURA10

Após converter em curvas, para que o coração fique perfeito deve-se trabalhar com as setas, manipulando elas e posicionando da melhor forma, assim que tiver bem posicionado podemos remover alguns pontos, e a curva será perfeita. Observe as setas que devem ser manipuladas na figura 10.

FIGURA11

Aplicando Power Clip

Após posicionar as setas e ter sua figura na forma ideal, importe a imagem que deseja colocar dentro da figura, conforme vimos anteriormente. Agora selecione a imagem, vá até o menu Efeitos, escolha a opção Power Clip e  depois escolha a opção Colocar em recipiente.  Conforme mostra a figura 11.

FIGURA12

Assim que essa ação for feita aparecerá uma seta preta, que servirá para indicar onde a foto deverá ser colocada. Clique sobre a forma do coração e escolha a opção Power Clip dentro. A foto será enviada para dentro da forma. Agora teremos que posicioná-la para isso com a tecla CTRL pressionada clique dentro da forma e posicione a foto dentro do coração como mostra a figura 12.

FIGURA13

Após posicionar a foto basta clicar em concluir edição e pronto sua foto está pronta! Como mostra a figura 13.

FIGURA14

Caso queira salvar sua foto basta clicar no menu Arquivo, em seguida clicar na opção Exportar, como demonstra a figura 14.

FIGURA15

Escolha o formato que deseja salvar, o mais indicado é o JPG que é do tipo foto, digite o nome do arquivo e clique no botão salvar. Agora pode publicar nas redes sociais ou imprimir sua foto com moldura.

Espero que tenha gostado, utilize a sua criatividades em conjunto com as ferramentas aprendidas aqui e crie coisas novas.

Não esqueça de curtir e compartilhar, ao final do blog poderá colocar sua opinião, dúvidas e sugestões para os próximos posts.

Até a próxima!

Próximo

Postado por

Professor de Informática da Escola Microcamp de Praia Grande, desde 2009. Formado em Técnico em Informática na Escola Técnica Adolpho Berezin e Bacharelado em Sistemas de Informações na Faculdade do Litoral sul Paulista. Lecionar é o que me motiva todos os dias e tenho muito orgulho de fazer parte da família Microcamp. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina