anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Certificações de TI – Como ter uma de forma simples e custo baixo

Oi pessoal!
Meu nome é Eduardo Florence, trabalho na escola Microcamp de Praia Grande e neste post irei comentar sobre certificações de TI, sua importância nos dias atuais, e dar alguma dicas sobre como podemos nos preparar sem ter muito gastos.

 FIGURA01

Hoje em dia, o mundo da tecnologia está muito competitivo, e precisamos nos destacar de alguma forma. As grandes empresas estão exigindo algo a mais. Antigamente, bastava apenas uma faculdade e inglês intermediário para ter um bom emprego, mas essa história esta mudando. Hoje para conseguirmos um emprego de destaque temos que ter algo a mais e para isso podemos buscar uma certificação.

FIGURA02

O QUE É UMA CERTIFICAÇÃO?

 FIGURA03

É um atestado que garante que aquele profissional tem conhecimento sobre uma determinada área. Hoje em dia existem muitos especialistas no mercado e para uma empresa filtrar um determinado profissional com conhecimento sobre uma tecnologia, elas buscam profissionais que tenham certificado na área determinada. Ao contrário do que muitos pensam a certificação não substitui um curso superior, apenas agrega o algo a mais que um profissional necessita para se destacar entre os demais

COMO CONSEGUIR?

FIGURA07

Grandes empresas como: Oracle, Microsoft, Novell, Cisco, RedHat, SAP, SUN e Microsiga possuem certificações profissionais em suas áreas, que são bastante requisitadas no mercado. Para que o profissional se prepare para a prova da certificação, existem centros educacionais ou escolas especializadas em TI para que ministrem cursos sobre suas tecnologias. No entanto, o aluno deverá desembolsar uma “graninha”, ele deverá frequentar aulas em uma escola que tenha o curso de certificação e depois pagar para fazer a prova que custa em torno de 150 até 350 dólares, isso mesmo, dólares, o custo da prova é em dólar, e ainda, caso você não consiga passar será necessário pagar novamente a prova.

CERTIFICAÇÕES MAIS IMPORTANTES NA ATUALIDADE

FIGURA05

Atualmente as certificações que as empresas mais procuram em um profissional de TI são:

1 º   MCITP.

A certificação MCITP significa Microsoft Certified IT Professional, serve para comprovar seu alto nível de conhecimento no Windows Server 2008. O profissional tem conhecimento em Active Directory, configuração de rede e aplicação de infra-estruturas, ambientes empresariais, etc.

Mas a Certificação MCITP é um conjunto de certificações que o profissional deverá conseguir. Para que você possa ter um titulo de MCITP é necessário conseguir as seguintes certificações:

  • Windows Client;
  • Windows Server;
  • Microsoft SQL Server;
  • Microsoft Exchange Server;
  • Microsoft SharePoint;
  • Microsoft Lync.

2 º   MCTS.

Trata-se da base da Certificação Microsoft. São projetadas para validar suas habilidades no uso dos recursos e das funcionalidades de tecnologias importantes. Você pode mostrar o quanto sabe a respeito de uma tecnologia específica, ganhar múltiplas certificações MCTS para mostrar que tem conhecimento sobre diversos produtos ou continuar se preparando a partir da MCTS para ganhar uma credencial Microsoft Certified IT Professional (MCITP).

3 º   VCP.

Conhecida como VMware Certified Professional que abrange soluções de virtualização no aspecto de datacenters. O programa de certificação VMWare foi projetado para diversas posições, como: administradores de sistemas, administradores de rede, arquiteto de infraestrutura, operadores de datacenters e coordenadores ou gerentes que desejam assim expandir seus conhecimentos sobre o assunto.

4 º   CCNA.

Trata-se da primeira certificação das várias outras que a Cisco possui. Sua sigla CCNA significa Cisco Certified Network Associate, sendo a base para a carreira de certificações da Cisco.

É necessário o aluno ter muito tempo de estudo e dedicação, por causa do seu nível de dificuldade, dizem que a Certificação CCNA é mais difícil que as certificações de outras empresas como a Microsoft.

5 º   CSSA.

Trata-se de uma certificação da empresa SonicWALLs, que significa CertifiedSonicWALL Security Administrator, que  serve para o profissional trabalhar na área de segurança da Informação.O profissional irá dominar fundamentos de segurança de rede, acesso remoto seguro ou a administração sem fio segura.

6 º   PMP.

É um rigoroso Programa de Certificação Profissional desenvolvido e mantido pelo PMI – Project Management Institute, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos. A Certificação Project Management Professional (PMP) do PMI é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que se diz respeito a Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.

7 º   CISSP.

Certified Information Systems Security Professional é um certificado profissional emitido e mantido pelo consórcio ISC2, fundado com o objetivo de estabelecer critérios para avaliar profissionais que trabalham com segurança da informação.

A certificação é fundada sob um conjunto de melhores práticas estabelecidas pelo consórcio que foram agregadas na forma de 10 domínios.

  • Sistemas de controle de acesso;
  • Segurança de telecomunicações e redes;
  • Governança de Segurança da Informação e Gerenciamento de riscos;
  • Desenvolvimento seguro de software;
  • Criptografia;
  • Arquitetura de segurança e design;
  • Segurança de operações;
  • Plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres;
  • Leis, regulamentos, investigação e conformidade;
  • Segurança física.

Para se certificar, o profissional de segurança da informação deve passar em um exame de conhecimento específico, aceitar o Código de Ética do ISC2, comprovar um tempo mínimo de experiência na área e ser “apadrinhado” por outro profissional.

8 º   ACSP.

A certificação Apple Certified Support Professional. São certificações de profissionais de TI para Apple Inc. produtos. Eles são projetados para criar um alto nível de proficiência técnica entre Macintosh técnicos de manutenção, help desk, suporte a técnicos, administradores de sistemas e usuários profissionais.

DICAS DE COMO ECONOMIZAR EM SUA PREPARAÇÃO

 FIGURA06

Então, irei dar algumas dicas de como você poderá economizar em sua preparação. Sabemos que existem escolas especializadas para dar suporte às provas de certificação, mas para alguns profissionais o custo é um pouco alto. Segue abaixo algumas dicas:

Procure conversar na empresa onde trabalha:

Se você já trabalha em uma empresa de TI, existe uma possibilidade muito grande de sua empresa arcar com os treinamentos e materiais de estudo, mas a grande maioria das empresas entra em um acordo com o funcionário, metade a empresa e a outra o funcionário, ou então a empresa paga todo o valor e o funcionário deverá ficar obrigatoriamente um período na empresa.

Informe-se em seu local de estudo:

Algumas instituições oferecem algum tipo de material ou até mesmo curso preparatório, pesquise junto a sua escola, ou então, verifique se sua escola não tem algum tipo de parcerias com grandes empresas com a Microsoft, você pode conseguir licenças de softwares para estudo ou até descontos.

Busca na internet:

Pesquise na internet por material pronto ou software que possa lhe ajudar. Uma dica existe um site chamado de Safari Books Online, mas é em inglês. Safari é uma biblioteca virtual que oferece um acervo de mais de 20.000 livros e vídeos. Você poderá utilizar por 10 dias gratuitamente, para continuar é preciso pagar uma taxa de $20 dólares mensal.

Programas do governo:

Procure saber se existe alguma organização governamental que esteja oferecendo. O programa do governo Brasil Mais TI oferece periodicamente cursos gratuitos para profissionais de TI. Dos 500 milhões de reais do governo federal destinados ao TI Maior, uma parcela de 1,4 milhão de reais foi direcionada para capacitação de jovens talentos. Esses novos profissionais receberão treinamento à distância pelo portal do programa.

Verifique o acervo da biblioteca pública de sua cidade:

Procure na biblioteca da sua cidade. Você poderá não encontrar livros atualizados para todas as certificações de TI, mas não custa nada verificar. Pergunte na biblioteca se existem parceiros que possam oferecer uma seleção maior.

Verifique se os fornecedores de TI oferecem recursos para certificação:

As grandes empresas de certificação fornecem alguns recursos livres básicos no site que você pode usar quando estiver estudando. No site dessas empresas você poderá encontrar muitos materiais, artigos, blogs ou vídeos que possa lhe ajudar.

Por exemplo, a Cisco oferece o Cisco Learning Network, a Microsoft oferece o TechNet e o Microsoft Developer Network, a CompTIA o IT Pro Community e o CWNP provê acesso a recursos de aprendizagem sobre Wi-Fi.

Seguindo essas dicas você já está pronto para a sua jornada, basta muita dedicação e foco, claro uma dose extra de persistência não pode faltar. Não vale desistir na primeira tentativa, o sucesso só será possível através de muitas tentativas. Espero que tenha se animado e escolhido qual dessas certificações usará para se destacar no mercado competitivo de trabalho.

Espero que tenham gostado, não deixe de curtir e compartilhar, coloque suas sugestões e experiências no final do post.

Até o próximo post!

Obrigado!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Criando Servidor FTP no Packet Tracer
Segundo o site wikipedia, um servidor FTP  fornece, através de uma rede de computadores, um serviço de