Certificação em TI: uma estratégia de competitividade
A experiência é insubstituível, mas como o mercado está cada vez mais exigente, um certificado pode ser decisivo na escolha de um talento. Talento, por exemplo, para liderar projetos grandes, com restrições de tempo e orçamento, em ambientes altamente críticos. (Bruno Gomes Pessanha, 2006)
Quando surgir “aquela” oportunidade de emprego para trabalhar com Linux como você vai provar para o profissional de recursos humanos que está te entrevistando (e não conhece nada sobre sua área) tudo o que você sabe sobre aquela função a ser exercida?
Você acha que ele contrataria para dirigir o carro do Gestor um excelente motorista sem carteira de habilitação?
A certificação é algo muito comum entre os profissionais de Tecnologia da Informação. É uma das maneiras que os fabricantes de hardware e software encontraram para medir o quanto um profissional conhece de determinado assunto. A certificação profissional é muito usada pela área de recursos humanos das empresas na escolha de profissionais em processos seletivos, uma forma mais fácil para detectar aquele profissional que busca conhecer, especializar-se e está sempre atento a mudanças.
Fazendo uma analogia, ser certificado em uma tecnologia é o equivalente a obter uma carteira de motorista: você tem o conhecimento aprovado e comprovado por uma instituição que atesta que você tem as aptidões necessárias para dirigir. A certificação profissional é uma forma rápida e de custo acessível para um profissional se formar ou mesmo se reciclar e valorizar o seu currículo.
Ao certificar-se, o profissional tem condições de obter melhores salários e melhores oportunidades no mercado de trabalho. O mercado de Tecnologia cresce mais a cada ano e a demanda por profissionais aumenta e o que vemos é vagas sobrando pela falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, seja qual for a área de atuação de TI cresce em uma grande velocidade, assim o profissional que se especializa garante boas oportunidades e ótimos salários.
A certificação não é uma tarefa fácil, exige competências e habilidades é reconhecida mundialmente como garantia do conhecimento de um profissional habilitado especializado em determinado assunto.
Quer saber mais sobre o assunto acesse:
Certificação LPI (LINUX): http://www.lpibrasil.com.br/
Certificação Microsoft: http://www.microsoft.com/learning/pt/br/certification/cert-default.aspx
Certificação Furukawa : http://www.furukawa.com.br
Certificação Cisco: http://www.cisco.com/web/BR/educacao/training.html
Certificação ITIL: http://www.tiexames.com.br/ITIL3_esquema_certificacao.php
Certificação PMI: http://brasil.pmi.org/
Certificação ISO 27002: http://www.tiexames.com.br/curso_ISO_27002_Foundation.php
Agora faça sua parte, escolha a que mais combina com você, lembre-se profissionais competitivos, são profissionais bem informados!