anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Carreiras em Banco de Dados

tÍTILLO

 

DBA – DATA  BASE ADMINISTRATOR

(ADMINISTRADOR DE  BANCO DE DADOS)

 DBA – Administrador de Banco de Dados é o profissional que controla diversas partes  como definição e modificação de informações, regras de segurança e controle dos dados. Além disso, tem o domínio dos procedimentos execução de  backups e recuperação de falhas de meio de armazenamento, assim como monitoração de desempenho de acesso de dados e tomada de decisões para melhorias no Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados.

A função do DBA é essencial embora para muitos, parece  bem simples manipular  informações e fazer o backup, mas, na verdade, precisa de planejamento, a tomada  de decisão certa e ações eficazes. Profissional responsável pela  saúde  do Banco de dados e tem que desenvolver conhecimento em Hardware e Software, visão sistêmica, o banco de  dados como o todo e sua  infraestrutura, conhecimentos  em redes, sistemas  operacionais e servidores, ferramentas úteis para  manter os dados  em boas  condições para  gerar  informações e  resultados em diversas áreas de uma empresa.

Você tem um teste como um DBA!

É responsável  pelo controle  das informações da empresa e precisa  fazer um  backup, porém  pode optar pelo completo, que armazena todos os registros do banco de dados, várias vezes ao dia, prejudicando a performance do sistema, ou fazer backups incrementais, que só armazenam a lista dos registros que foram alterados e que complicam uma eventual restauração? Fácil a decisão? Agora entende a essencialidade deste profissional para  uma empresa e suas tomadas de  decisão?!

 

AD – ADMINISTRADOR DE DADOS

hacker2

É o profissional responsável pelos dados armazenados, especializado em Projeto de Banco de Dados, o desenvolvimento de relatórios gerenciais e a distribuição da informação dentro da empresa. Responsável pela interação com os usuários da aplicação a ser desenvolvida, com o objetivo de definir os requisitos de dados e especificar o projeto do banco de dados. Deve ser um especialista em desenvolvimento de sistemas.

Tem uma relação muito direta com Business Inteligence (BI), e por ser  responsável pela  distribuição das  informações, torna-se  imprescindível Conhecer bem  o software do banco, monitorar os dados a serem manipulados e controle de  emissão de relatórios, decisivos dentro de  uma empresa.

DESENVOLVEDOR DE BANCO DE DADOS OU DATABASE DEVELOPER

trabalho

É o profissional responsável pelo desenvolvimento de programas de aplicação dentro do banco de dados. Esses programas interagem com o SGBD por meio de comandos de manipulação de dados embutidos no seu código. São desenvolvidos usando a linguagem padrão do banco de dados, como Oracle PL-SQL, Microsoft T-SQL, Transact SQL da Sybase, entre outros, e podem Esses programas podem ser rotinas que rodam por trás ou em conjunto com outras aplicações, em automatização de  funções de acordo com a linguagem padrão;

Ex. desenvolvimento de  um portal ou sistema, o developer cria uma interligação trabalhando  em conjunto, de  forma  que  facilite o manuseio das  informações.

PROGRAMADOR

3283294_orig

Outro profissional que desenvolve aplicações utilizando ferramentas compatíveis com o SGBD. Essas ferramentas podem ser compiladores de linguagens de programação tradicionais que permitem a integração de comandos no seu código, programas que usam alguma linguagem de programação (C#, PHP, VB.NET, DELPHI, JAVA etc.), programação de sistemas e aplicativos de manipulação de dados, utiliza SQL indiretamente para interagir com o banco de dados e também pode chamar procedimentos desenvolvidos pelos DA de  forma  a integrar as  o banco com suas linguagens  e aplicações necessárias..

 

Portanto, dentro da área  uma infinidade de  funções  e profissionais podem se desenvolver, criando assim a necessidade   nos interessados  sobre  o assunto o conhecimento sobre  a especialização  de  acordo a função a ser desempenhada. Seja o profissional que  desenvolverá  a  parte do banco de  dados, ou  aquele que  cuidará da  saúde  do Banco de Dados, uma  atuação  não exclui a outra, você pode ser tudo,  só depende de  você!!

 

CERTIFICAÇÕES

Certificação é o meio pelo qual o conhecimento de um profissional em determinada tecnologia é avaliado e atestado. Os grandes fornecedores do banco de dados possuem  suas certificações.

Essas certificações são criadas e mantidas pelos fornecedores das soluções de tecnologia e as provas aplicadas e gerenciadas por parceiros globais. A seguir, veremos as certificações mais importantes dentro da área de banco de dados.

Certificação Microsoft

•  MCTS – Microsoft Certified Technology Specialist (primeiro nível)

•  MCITP – Microsoft Certified IT Professional (segundo nível)

MCM – Microsoft Certified Master (top)

•  Divide-se em três caminhos:

–  Database Administrator

–  Database Developer

– BI Developer

Leia Mais: www.microsoft.com/learning

 

Certificação Oracle

•  Oracle Certified Associate (primeiro nível)

•  Oracle Certified Professional (segundo nível)

•  Oracle Certified Master (terceiro nível)

– Duas provas por nível

– Necessidade de cursos presenciais

 

Leia Mais: www.education.oracle.com

 

Importante Saber:

Apesar de as provas serem mantidas pelas empresas fornecedoras da tecnologia, existe uma agência externa que as aplica. Trata-se da Prometric, no site www.prometric.com, você encontra informações sobre certificações,  por exemplo, o preço de cada prova.

Aqui no Brasil, algumas  empresas trabalham em parceria  com a Prometric e são licenciadas a dar  treinamento e aplicar a prova  relacionada  a certificação desejada. No site  da  Impacta e  Tecnoponta vocês  podem saber mais sobre essas certificações, fazer orçamento e cronograma do assunto:

www.tecnoponta.com.br

www.impacta.com.br

 

Lembre-se: “Profissionais competitivos são profissionais bem informados.”

Próximo

Postado por