anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Carreiras de Sucesso em TI – Parte II

Administrador de Banco de Dados

Database_Administrator

O Administrador de Banco de Dados precisa ter curso Superior em Engenharia da Computação ou áreas correlatas.

Nos dias de hoje praticamente todas as aplicações possuem um banco de dados e é fundamental que estes dados estejam se relacionando de forma coesa e suas informações em segurança, um exemplo disso são as redes sociais como o Facebook que armazena seus dados em um banco de dados totalmente dinâmico e relacional e o papel do DBA (Database Administrator) como é conhecido é garantir a integridade dos dados.

Ele também é responsável pela manutenção e refinamento dos dados.

Principais Atividades:

4_Whitepaper-ModelagemdeBancosdeDadosMultidimensionais_19

Coordena, controla e administra um banco de dados, cuidando do projeto desde a instalação, configuração e manutenção de banco de dados, visando a agilidade nos processos de desenvolvimento de sistemas, e auxiliando no esclarecimento de dúvidas de administração dos dados, garantindo a instalação  e aplicação dos padrões de qualidade e dos prazos estipulados.

Outra atividade importante são alterações na estrutura de bancos de dados existentes para permitirem sua expansão ou apresentar um projeto para migração de uma base de dados para outra mais atual e eficaz.

Atividades Extras:

information

Pesquisar e estudar recursos de desempenho e portabilidade, migração de plataformas, análise de desempenho de sistemas, tratamento da informação para a tomada de decisão, gerenciar projetos, trabalhar em conjunto ao desenvolvimento da aplicação para garantir que o Banco de dados atenda todas as necessidades de seus clientes.

Pré-requisitos:

Requisitos b_sicos

  • Software para Backup;
  • Software para modelagem de dados;
  • Software para gerenciamento de informações;
  • Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SQL, MySQL, Btrieve, Oracle, Firebird).

Certificações recomendadas:

FIGURA034

Assim como em outras áreas de T.I, o DBA também tem algumas certificações que podem fazer a diferença na hora de arrumar um bom emprego, e vale lembrar também que o DBA está entre as profissões com melhor remuneração na área de T.I.

Certificações Microsoft – MCTS, MCP, MCDBA.

Certificações Oracle – Oracle 8, 8i DBA, Oracle developer, Oracle DBO.

 

Espero que tenha gostado do POST e até a próxima carreira de sucesso onde vamos conhecer a profissão do Analista de Sistemas.

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!