anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Carreiras de Sucesso em TI – Parte I

Administrador de Redes

O Administrador de Redes necessita ter um curso técnico ou superior na área de redes, ciências da computação e/ou áreas correlatas e o principal ter bastante experiência na área.

Principais atividades:

administrador-de-rede

O Administrador de Redes tem como função gerenciar redes locais e seus dispositivos diretos ou indiretos, como configuração e manutenção dos equipamentos de tecnologia e gestão de toda a infraestrutura tecnológica.

O profissional deve ser dinâmico e ter pulso firme para tomada de decisões de sua equipe, não se incomodar em buscar novas alternativas para atender a demanda de mercado ou resolução de diversos problemas, este profissional deve estar em constante atualização já que a área de informática exige uma atualização constante.

Atividades Extras:

novas

Pesquisar novas tecnologias existentes no mercado, prestar suporte aos desenvolvedores de aplicações, prestar suporte a equipes de apoio aos usuários finais, configurar e manter a integridade dos dados da rede, implantar e ampliar redes locais, estas são algumas atribuições que um Administrador de Redes deve ter.

Mas não para por aí, o Administrador de Redes deve acompanhar o setor de manutenção de equipamentos, orientar administradores de sub-redes, implantar política de atualização de software e hardware quando necessário, apresentar relatórios gerenciais do andamento administrativo da rede, frisando desempenho e confiabilidade da mesma, se houve ou não perda de dados e auditoria da rede.

Pré-requisitos:

 

prerequisito

  • Conhecimento em Sistemas Operacionais para servidores (Windows Server, Linux, Novell, etc.);
  • Conhecimento em Sistemas Clientes (Estações de Trabalho);
  • Software para análise de protocolo TCP/IP;
  • Software de Backup;
  • Software Anti-virus;
  • Ferramenta para inventário de rede e equipamentos.

Certificações recomendadas:

academico-certificado-diploma-400x400

Na área de Administração de Redes, temos diversas certificações tanto Microsoft, Linux e Cisco, são elas:

Certificações Microsoft;

MCP, MCSA, MCSE;

Certificações Linux;

LPI-1, LPI-2, LPI-3;

Certificações Cisco;

CCNA, vista por muitos profissionais como requisito obrigatório, já que é a maior empresa de equipamentos para rede do mundo.

Espero que gostem, no próximo POST vamos falar do Administrador de Banco de Dados “DBA” como é conhecido, até a próxima!

Próximo

Postado por

Meu nome é André Santos, ministro aulas de Informática, Web e Hardware na Microcamp de Praia Grande, atuo na área há diversos anos e continuo meus estudos incessantes todos os dias afinal de contas a informática está sempre mudando e temos uma novidade a todo instante. “Trabalhar enriquece a mente”!