anterior
Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Email this to someoneShare on Facebook
QR CODE

Carreira Y em TI: Como alcançar o Topo!!

Se você já está pensando na sua vida profissional, com certeza já se  deparou com aquela dúvida cruel “Em que segmento devo atuar?”.

Técnico, analista, gerente, administrador… Talvez só estagiário, mesmo?
Nós, da área de  Tecnologia  da Informação, temos incontáveis opções, mas isso não é tão fácil quanto parece. Com inúmeros modelos a serem seguidos, muitos casos de sucesso, tantas escolhas a serem feitas… A única certeza, no início, é que você vai ter dúvidas, muitas dúvidas!

Tudo causado pela própria Tecnologia: ela nos permite uma dimensão tão infinita, análises e dados sobre o mercado de trabalho ao alcance de alguns cliques.
Quais são as tendências, qual o profissional do futuro, carreiras específicas, cursos, profissões novas surgindo a todo momento…. Quanta informação, hein?!
Vamos começar pelo primeiro degrau da escada, um passo por vez: o que  é  essa tal “Carreira Y”?

Trata-se de  uma evolução decorrente de sérios estudos sobre  o comportamento das pessoas.

Já se comparou com seu pai? O seu avô? Então, estamos vivendo a era da geração Y: todos que nasceram na geração da  internet.

Porquê você precisa saber disso?
Além de conhecimento nunca ter feito mal a ninguém e  nunca parecer além da conta, você precisa  se  decidir, afinal. Vivemos nesta geração e o futuro te espera, é preciso pensar em quais caminhos você seguirá na área profissional.

Pesquisando mais a respeito da Carreira Y – sob indicação do nosso parceiro Édipo Santos (Professor de TI/Hardware, que também tem posts ótimos nos Blogs MicrocampSP), quis deixar  uma explicação clara a respeito da evolução profissional.
É como um jogo de vídeo game: a cada  nova  fase, você precisa de  novas  forças, ferramentas, tecnologia e muita visão estratégica.

Então,  confira um guia – anônimo, se encontrarem o autor, me digam pra postar os créditos – de como ser promovido na carreira Y, como passar as  fases do jogo!

Nível 1

O indivíduo começa como Analista 1 e pode chegar a ser Analista 8. Os Analistas 1 são comumente conhecidos como Analistas baby, ou seja, um pouco mais que estagiários. Condições necessárias para vocês virar Analistas 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8:

Nível 2 e 3

Faça o seu dever, cumpra seus prazos, fique algumas vezes depois do horário, faça cursos de perfeiçoamento, seja sociável e trabalhe em equipe. É necessário destruir plantações de pepinos, abacaxis ou seja lá a hortifruti que você vai chamar de problema.
Obrigatório: Noções de Inglês Técnico
Exemplo: Humanos normais.

Nível 4

Idem ao anterior + matar um leão por dia (leão = um grande problema), com uma carga horária de 12 horas diárias. Ser responsável por 30% da administração de uma rede pequena de 700 usuários.
Obrigatório: inglês, espanhol e Java + 1 linguagem desejável.
Exemplo: Super-Heróis.

Nível 5

Idem ao anterior + um dragão por semana (dragão = um problema enorme), com uma carga horária diária de 16 horas, sem feriados. Ser responsável por 40% da administração de uma rede do tipo 1.000 usuários.
Obrigatório: inglês, francês, japonês, espanhol, Java e .Net.
Exemplo: Mister M, David Coperfield, Padre Quevedo.

Nível 6

Idem aos anteriores, só que, mata-se 1 leão por hora, um dragão por dia, um alien por semana (alien = um problema do outro mundo) e mais uma área equivalente a meio globo terrestre em plantações de pepino. Carga horária diária de 20 horas. Ser responsável por 75% da administração de uma rede de 2.500 usuários e 30% de todos os projetos internos de tecnologia.
Obrigatório: inglês, francês, alemão, japonês, espanhol, aramaico, latim, mandarim, vietnamita, Java, .Net, Ruby on Rails, PHP e Python.
Exemplo: criaturas mitológicas, gnomos, ninjas com o poder dos 9 cortes.
Obs.: assim como os ninjas, somente um Analista 6 pode matar um Analista 6.

Nível 7

Idem aos anteriores, só que, os leões e dragões fogem de você. Você terá que caçá-los em outras dimensões e planetas. Uma área equivalente a uma estrela classe 5 (Sol) em plantações de pepino e três aliens e um predador por dia (predador = um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa “m” viajar com velocidade acima da velocidade da luz). Carga horária diária de 25 horas. Ser responsável por 100% da administração de uma rede de 6.000 usuários e 60% de todos os projetos internos de tecnologia.
Obrigatório: inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, mandarim, vietnamita, BORG, Klingon, Pascal, Fortran, Java, .Net, ABAP, XML, EasyTrieve, IMS/DC, Telon e todas as 13500 línguas e dialetos que o C3PO fala no filme Star Wars.

Exemplo: Mago Merlin, JEDIs como Luck Skywalker e Obi-Wan Kenobi, Mestre Yoda (daí o nome de carreira em Y), Darth Maul, Spectroman.

Não desanime, conseguir você irá, um analista 7 você será. Grande poder tem o lado negro GERENCIAL da FORÇA. Você também terá que ser um Highlander, pois só com uma vida eterna você terá tempo para atingir este cargo, mas não se esqueça que só pode haver um e não deixe que nenhum outro analista 7, corte sua cabeça.

Nível 8 (Chegando ao Alto da  Montanha)

É o cargo máximo no UNIVERSO e você será considerado como o mestre dos elementos. Você terá o poder sobre a vida e a morte dos seres, logo você não precisa mais matá-los, você apenas deseja que os problemas se resolvam ou cria novas leis físicas no universo para que isso aconteça. E você irá perdoar a todos. Você será onisciente, onipresente e onipotente. Carga horária diária indefinida, para você o tempo e o espaço já não existem. Ser responsável por 100% dos projetos e 100% da área de tecnologia de uma empresa de 30.000 usuários, em 7 dias.
Exemplo: Deus, Buda, Alá, Zeus, Odim, A Força.

(Fiz algumas  adaptações no texto por conter palavras incompatíveis com o propósito do nosso Blog).

Brincadeiras à parte, a verdade é que você precisa estudar e se especializar. Mantenha-se atualizado, aprenda sempre mais e esteja sempre à frente. Pesquise sobre o mercado, sobre a profissão, leia de tudo.

APRENDA, PRATIQUE, PRODUZA !!! AGUARDEM MAIS UMA DE  NOSSAS POSTAGENS!

Próximo

Postado por

Postagem Relacionada

Smartphone dobrável???
Faz um tempo que estamos escutando rumores que a samsung estaria desenvolvendo um novo display